A Citroën confirma nesta semana no Brasil a retirada do mercado dos modelos C4 Picasso e Grand C4 Picasso. Oferecidas por aqui nesta geração desde o final de 2015, as minivans eram importadas da França e saem de cena sem previsão de retorno, principalmente por conta do encolhimento do segmento no nosso mercado.
Contatada por Motor1.com, a marca afirmou que "passará priorizar categorias que melhor atendam ao que o consumidor atual procura, como o segmento de utilitários esportivos". Na prática, o objetivo é concentrar atenções na comercialização do C4 Cactus, que já vendeu mais de 5 mil unidades só neste ano, e abrir espaço para o C5 Aircross, já confirmado para o Brasil e que deve chegar às concessionárias no final de 2019.
Apesar da já ter feito sucesso no início dos ano 2000, o mercado de minivans está praticamente falido no Brasil. Para efeito de comparação, C4 Picasso e Grand C4 Picasso juntas conseguiram emplacar apenas 298 unidades por aqui durante todo o ano de 2018. Neste ano, o acumulado é de ínfimos 36 exemplares. Na categoria, apenas a Chevrolet Spin consegue alcançar resultados animadores (em grande parte graças às vendas diretas). É uma mudança e tanto para um segmento que já contou com a participação de modelos consagrados como Chevrolet Zafira e Meriva, Renault Scénic, Nissan Livina, Fiat Idea, Citroën Xsara Picasso, entre outros.
Um detalhe curioso em relação ao C4 Picasso é que ele deixou de adotar esse nome na Europa desde o início do ano passado. A marca não confirmou o motivo da mudança, mas especulações apontam para problemas relacionados aos direitos de imagem do nome, dado ao modelo em homenagem ao famoso pintor, escultor e poeta espanhol Pablo Ruiz. Em todo o mercado europeu, a minivan agora se chama C4 SpaceTourer.
A declaração sobre concentrar ações no segmento de SUVs também prenuncia a estreia do C5 Aircross. O crossover foi confirmado pela fabricante no Salão de Paris (França) do ano passado e deve entrar na faixa de preço que era ocupada justamente pela dupla C4 Picasso/Grand Picasso, entre R$ 144.490 e 149.490.
Fotos: Divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Citroën C4 Picasso perde versão mais barata na linha 2019
Mercedes-Benz CLA elétrico bate recorde do Porsche Taycan
Citroën convoca C4 Picasso e Grand Picasso por falha no capô
Porsche bateu recorde em 2023, mas já não cresce como antes; por quê?
Citroën C4 Picasso e C4 Grand Picasso renovadas chegam ao Brasil
VW Taos Comfortline fica mais barato que T-Cross com desconto de R$ 21.000
Citroën inicia pré-venda do C4 Picasso no Brasil - veja preços