Volkswagen e Ford ainda têm dúvidas sobre parceria para picapes
Apesar do acordo já assinado, há questões-chave que não ficaram totalmente claras
Apesar da papelada já assinada e do desenvolvimento já iniciado, a parceria firmada entre Volkswagen e Ford para o segmento de picapes médias ainda está completamente consolidada. Em entrevista concedida recentemente, o vice-presidente de produto da VW na América do Norte, Hein Schafer, declarou que ainda há questões importantes que precisam ser definidas e que não há nada 100% certo até agora. “Ainda é um pouco nebuloso, para ser bem sincero. Nós provavelmente assinamos o que poderia ser classificado como uma espécie de acordo conjunto para dizer: 'Ei, vamos nos associar, vamos compartilhar idéias'", disse.
Galeria: Nova Volkswagen Amarok 2017
De acordo com Schafer, cada marca designou uma equipe especializada para tentar descobrir como aproveitar ao máximo o acordo, tendo em vista que o caminho a ser seguido ainda está carregado de complicações. A principal delas diz respeito à concorrência e preocupa sobremaneira os executivos da Ford. Com base no que foi definido, a gigante alemã construirá uma nova geração para a Amarok com base na plataforma da próxima Ranger, cujo acerto está sendo inteiramente tocado pela própria Ford. Acontece este compartilhamento poderá dificultar a vida da Ranger em vários mercados e acirrar a concorrência neste que já é um segmento pra lá de disputado.
“Você tem que pensar de forma realista: construir um veículo sobre uma plataforma Ford que seja totalmente diferente da Ford é um projeto complexo. E, obviamente, a Ford teria que permanecer competitiva no mercado. Eles não vão nos ajudar de qualquer jeito. É super competitivo esse segmento”, completou. Nesse sentido, vale lembrar que o mercado acumula exemplos de associações parecidas que não deram tão certo. No caso mais recente, a Daimler se uniu à Nissan para fazer a picape Mercedes-Benz Classe X com base na Frontier, mas pelo menos na América do Sul os planos não saíram conforme o planejado. Anos atrás, a Mitsubishi lançou nos Estados Unidos o modelo Raider, baseado na Dodge Dakota, mas a empreitada também não foi bem sucedida.
Mais informações sobre o projeto serão divulgadas em breve, mas desde já a VW se mostra bastante interessada em lançar uma picape na América do Norte. Tanto que já apresentou o conceito Atlas Tanoak e levou a sul-americana Tarok ao Salão de Nova York avaliar a receptividade do público local.
Fonte: Wards Auto
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Ford Everest é lançado na Argentina com motor de 300 cv do Mustang
Crédito pode salvar mercado de automóveis em 2025
Ford Fiesta lidera vendas de carros usados isentos de IPVA em 2025
Primeira Ferrari particular de Michael Schumacher vai a leilão
Mustang Mach-E vendeu mais o que Mustang a gasolina em 2024
Ram Rampage 2025 ganha ADAS mais completo e preços sobem até R$ 6.000
Os SUVs mais rápidos do mundo em 2025