Após ser revelada no Salão do Automóvel de São Paulo, em novembro passado, a Volkswagen Tarok começa sua turnê mundial. Desta vez o conceito da futura rival da Fiat Toro aparecerá no Salão de Nova York, para ver o que os norte-americanos acham da picape compacta e se há mercado para ela por lá. O protótipo é o mesmo mostrado aqui, inclusive com o motor 1.4 TSI de 150 cv. A fabricante diz que ela será produzida “em um futuro próximo” – a fábrica na Argentina pode iniciar a montagem em 2021.

Galeria: Volkswagen Tarok Concept

No geral, a Volkswagen Tarok que irá para Nova York será a mesma vista aqui, sem mudar nada em seu design ou equipamentos. O conceito utiliza o motor 1.4 TSI de 150 cv, transmissão automática de 6 marchas e tração integral 4Motion, com a opção de adotar o 2.0 TDI, também de 150 cv. A VW disse na apresentação feita em São Paulo que essas serão as motorizações quando a picape for produzida.

Será uma rival da Fiat Toro, posicionada entre a Saveiro e a Amarok. Terá uma caçamba que chega a 1,82 metros de comprimento, ao rebater os bancos traseiros e abrir o painel traseiro – quase o mesmo que uma picape média. Nossas fontes dizem que a VW quer adotar esse sistema na versão de produção, ao contrário da Toro, que considerou um sistema semelhante, mas descartou por custos.

Galeria: Volkswagen Tarok Concept - Salão de SP 2018

Com o mercado norte-americano cada vez mais de olho nas picapes, a Volkswagen Tarok começa a ficar interessante para lá. Ainda está em um tamanho incomum para eles, já que as picapes médias são as menores disponíveis nos Estados Unidos, mas isso pode mudar. Já no Brasil, a Fiat Toro está aí para provar que há interesse neste segmento. Porém, teremos que esperar mais um tempo, já que a produção está prevista somente para 2021.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com