O Salão de Xangai está logo aí e a Volkswagen já revela sua principal atração para o evento chinês, um SUV elétrico de grande porte. Para quem não sabe, a China é maior marcado do mundo para veículos de emissão zero.
Chamado de I.D. Roomzz, o novo SUV elétrico faz parte da crescente demanda global por modelos com três fileiras de assentos, motorização elétrica e uma série de tecnologias a bordo. Ele é construído sobre a nova matriz modular elétrica da VW (MEB) e é maior que o I.D. Crozz, mostrado no Salão de Los Angeles em 2017 e no Salão de São Paulo em 2018.
Uma das atrações do I.D. Roomzz é justamente sua configuração com três fileiras de bancos, que pode se tornar um lounge sobre rodas graças ao amplo espaço interno favorecido pela motorização elétrica. Na dianteira da cabine, o SUV ostenta um painel digital de vidro. O painel e o volante "flutuam"em frente ao condutor no display virtual. Em combinação ao Pilot Mode, o I.D. Roomzz pode ser conduzido em modo autônomo, sem necessidade de motorista.
O novo conceito da VW tem seu próprio sistema de tração 4Motion, com dois motores elétricos - um para cada eixo - e potência total de 302 cv. Isso permite ao SUV acelerar de 0 a 100 km/h em 6,6 segundos e chegar à velocidade máxima de 180 km/h. Mais importante é que a bateria de 82 kWh garante uma autonomia de 450 km, ou 475 km pelo método NEFZ da China.
A VW promete mostrar a versão de produção do I.D. Roomzz em 2020, junto com o hatch I.D. e o SUV I.D. Crozz. Já o sedã I.D. Vizzion e a van I.D. Buzz serão lançados em 2022.
Fotos: Volkswagen
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volkswagen ID.3 é 40% mais barato de produzir que o Golf elétrico
Após 12 anos, HB20 chega à Argentina com motor descartado no Brasil
Volkswagen ID.3 (hatch elétrico) começa a ser produzido na Alemanha
Ram tem até R$ 68 mil de bônus e taxa 0% para as picapes Rampage e 3500
Elétrico Volkswagen ID.3 pode ganhar versão esportiva
Yamaha colabora com anime futurista Tokyo Override da Netflix
Volkswagen ID.3 revela cabine tecnológica cheia de elementos digitais