Estamos em março, mas só agora os números de vendas de janeiro na Europa foram divulgados. As vendas de veículos novos na continente europeu começaram 2019 com retração. Embora os números de janeiro tenham representado o 2º melhor início de ano desde 2009 de acordo com a ACEA (associação europeia de fabricantes), as 1.226.446 unidades foram 4,6% inferiores ao desempenho de 2018.
Na disputa entre montadoras, todas as dez primeiras colocadas venderam menos do que há um ano, com a Audi (53.899) como dona da maior queda (-16,9%). Líder, a VW foi a única a superar a barreira das 100 mil unidades (141.503). Dacia (44.538) e Volvo (27.517), por sua vez, foram as únicas a crescerem na casa dos dois dígitos.
Entre os modelos, a VW mostrou toda a sua força e emplacou os dois campeões de vendas. Aproveitando-se da retração de mais de 20% do Golf (34.313), o Polo (25.550) encurtou para menos de 10 mil unidades uma diferença de mais de 20 mil há doze meses. Enquanto aguarda a chegada da nova geração às concessionárias, o Renault Clio (23.970) caiu para terceiro.
Numa briga definida por menos de 50 unidades pelo quarto lugar, o Skoda Octavia (20.385) venceu o Toyota Yaris (20.340), este último com o modelo híbrido mais vendido na Europa no mês passado. Da 6ª à 11ª posição, o mercado presenciou uma briga acirradíssima definida por menos de mil unidades.
Em alta em sua nova geração, o Ford Focus (18.985) levou a melhor, enquanto os franceses Peugeot 208 (18.281) e Citroën C3 (18.195) e o alemão VW Tiguan (18.188) perderam fôlego. Presente no top 10 de 2018, o Dacia Sandero (18.168) começou 2019 no mesmo ritmo, com crescimento acima de 10%.
Para o Fiesta (17.920), no entanto, o início do ano não trouxe boas notícias. Vendendo menos do que o Peugeot 3008 (17.928), o hatch da Ford foi quem mais perdeu espaço no período (-30,8%). VW T-Roc (17.836) em 14º e Toyota C-HR (13.501) em 21º conquistaram suas melhores colocações desde seus lançamentos. A Mercedes, por sua vez, emplacou dois modelos premium entre os vinte primeiros: Classe A (14.700), 18º, e Classe C (13.544), 20º.
POS. |
MODELO |
JAN.19 |
% MERCADO |
JAN.18 |
% VARIAÇÃO |
1 |
VW GOLF |
34.313 |
2,8% |
43.145 |
-20,5% |
2 |
VW POLO |
25.550 |
2,1% |
22.752 |
12,3% |
3 |
RENAULT CLIO |
23.970 |
2,0% |
24.820 |
-3,4% |
4 |
SKODA OCTAVIA |
20.385 |
1,7% |
21.588 |
-5,6% |
5 |
TOYOTA YARIS |
20.340 |
1,7% |
20.155 |
0,9% |
6 |
FORD FOCUS |
18.985 |
1,5% |
18.120 |
4,8% |
7 |
PEUGEOT 208 |
18.281 |
1,5% |
21.246 |
-14,0% |
8 |
CITROËN C3 |
18.195 |
1,5% |
18.721 |
-2,8% |
9 |
VW TIGUAN |
18.188 |
1,5% |
20.722 |
-12,2% |
10 |
DACIA SANDERO |
18.168 |
1,5% |
16.400 |
10,8% |
11 |
FIAT PANDA |
18.055 |
1,5% |
14.765 |
22,3% |
12 |
PEUGEOT 3008 SUV |
17.928 |
1,5% |
16.895 |
6,1% |
13 |
FORD FIESTA |
17.920 |
1,5% |
25.878 |
-30,8% |
14 |
VW T-ROC |
17.836 |
1,5% |
- |
- |
15 |
OPEL/VAUXHALL CORSA |
17.378 |
1,4% |
15.735 |
10,4% |
16 |
NISSAN QASHQAI |
17.148 |
1,4% |
20.643 |
-16,9% |
17 |
DACIA DUSTER |
16.920 |
1,4% |
15.024 |
12,6% |
18 |
MERCEDES CLASSE A |
14.700 |
1,2% |
- |
- |
19 |
RENAULT CAPTUR |
13.655 |
1,1% |
14.333 |
-4,7% |
20 |
MERCEDES CLASSE C |
13.544 |
1,1% |
- |
- |
21 |
TOYOTA C-HR |
13.501 |
1,1% |
- |
- |
22 |
PEUGEOT 2008 |
13.432 |
1,1% |
14.974 |
-10,3% |
23 |
PEUGEOT 308 |
12.805 |
1,0% |
12.981 |
-1,4% |
24 |
OPEL/VAUXHALL ASTRA |
12.803 |
1,0% |
14.004 |
-8,6% |
25 |
FIAT 500 |
11.655 |
1,0% |
14.503 |
-19,6% |
POS. |
MARCA |
JAN.19 |
% MERCADO |
JAN.18 |
% VARIAÇÃO |
1 |
VOLKSWAGEN |
141.503 |
11,5% |
146.695 |
-3,5% |
2 |
PEUGEOT |
81.739 |
6,7% |
83.583 |
-2,2% |
3 |
FORD |
78.485 |
6,4% |
84.043 |
-6,6% |
4 |
RENAULT |
72.050 |
5,9% |
78.554 |
-8,3% |
5 |
OPEL/VAUXHALL |
69.687 |
5,7% |
74.435 |
-6,4% |
6 |
MERCEDES-BENZ |
65.973 |
5,4% |
67.532 |
-2,3% |
7 |
TOYOTA |
61.542 |
5,0% |
65.766 |
-6,4% |
8 |
SKODA |
60.754 |
5,0% |
63.783 |
-4,7% |
9 |
BMW |
59.108 |
4,8% |
61.981 |
-4,6% |
10 |
AUDI |
53.899 |
4,4% |
64.839 |
-16,9% |
11 |
CITROËN |
51.738 |
4,2% |
50.347 |
2,8% |
12 |
FIAT |
48.238 |
3,9% |
59.992 |
-19,6% |
13 |
HYUNDAI |
44.627 |
3,6% |
45.010 |
-0,9% |
14 |
DACIA |
44.538 |
3,6% |
39.580 |
12,5% |
15 |
KIA |
38.040 |
3,1% |
37.230 |
2,2% |
16 |
SEAT |
36.640 |
3,0% |
34.408 |
6,5% |
17 |
NISSAN |
32.349 |
2,6% |
42.975 |
-24,7% |
18 |
VOLVO |
27.517 |
2,2% |
22.662 |
21,4% |
19 |
SUZUKI |
21.812 |
1,8% |
- |
- |
20 |
MAZDA |
18.945 |
1,5% |
20.049 |
-5,5% |
... |
... |
... |
... |
... |
|
|
TOTAL |
1.226.446 |
... |
1.286.098 |
-4,6% |
Observações:
- Números de marcas incluem vendas dos 27 países da União Europeia + Islândia, Noruega e Suíça; e
Fontes: JATO / ACEA / Best Selling Cars Blog
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Polo lidera e HB20 se destaca; veja os carros mais vendidos de outubro
Novo Mercedes CLA 2026 terá motor 2.0 turbo fabricado na China pela Geely
Outubro foi o melhor mês do ano para vendas de veículos novos
Volkswagen Tera: este é o nome do novo SUV rival de Pulse e Kardian
Disputa acirrada e Compass em alta: os mais vendidos no final de outubro
Chineses disputam para ter o híbrido mais econômico do mundo
Alemanha: VW Tiguan lidera vendas pela 1ª vez em sua terra natal