Toyota muda estratégia e admite que terá elétrico na Europa em 2021

Marca até então se queixava da falta de lucratividade diante dos híbridos

2018 Toyota C-HR: First Drive 2018 Toyota C-HR: First Drive

A Toyota parece não ter resistido às fortes pressões do mercado e admitiu recentemente à agência de notícias Automotive News Europe que lançará dentro de poucos anos um veículo totalmente elétrico na Europa. Até então, a marca argumentava que o segmento gerava poucas margens de lucro na comparação com a forte linha de híbridos que já possui na região e que, em razão disso, preferia ficar de fora. Agora, a ideia é finalmente ofertar um modelo do tipo naquele mercado e marcar posição diante de concorrentes de peso que já exploram ou planejam explorar este nicho.

“O preço será alto, portanto, provavelmente será um SUV", disse Johan van Zyl, CEO da Toyota no continente. Segundo o executivo, pesquisas internas mostram que SUVs e vans são os segmentos mais receptivos à tecnologia de propulsão elétrica e que o objetivo é ter o modelo pronto em 2021. Detalhes sobre este carro ainda são desconhecidos, mas o fato de uma versão 100% elétrica do C-HR estar sendo pensada para a China levanta muitas possibilidades. Questionado sobre a chegada desta variante à Europa, onde o modelo já faz bastante sucesso, o próprio van Zyl afirmou: "algo que pode ser apreciado".

A Toyota quer ofertar pelo menos 10 EVs em nível global a partir de 2020, mas contraditoriamente não deposita todas as fichas na tecnologia. "Levará muitos anos até que o preço seja tão competitivo quanto os produtos convencionais, sem incentivos", disse Matt Harrison, diretor de vendas e marketing da Toyota Europe. "Nos próximos dois ou três anos haverá mais veículos elétricos em oferta entre nossos concorrentes do que a demanda poderá absorver", analisou. "O que nossos clientes querem e para o que estão dispostos a pagar determina a velocidade na qual precisamos implantar esse tipo de solução. É por isso que acreditamos que os híbridos são uma solução melhor no curto prazo para a maioria dos clientes", explicou.

Não por acaso, a empresa faz sucesso com a linha de híbridos que possui na Europa. Só neste ano, o segmento será responsável por metade das vendas da marca na região - proporção que subirá para 60% em 2021.

Fonte: Automotive News Europe

Envie seu flagra! flagra@motor1.com