Ainda não foi desta vez que a nova Fiat Strada começou a se despir das pesadas camuflagens. Porém, o flagra feito pelo nosso colega Raimundo Couto, do jornal O Tempo, de Minas Gerais, mostra a futura picape tão de perto que fica evidente quanto ela é maior do que atual, com porte semelhante à da Renault Duster Oroch. Pelas imagens (gentilmente cedidas ao Motor1.com) também foi possível vislumbrar um pouco do interior, embora o painel estivesse coberto por panos.

De acordo com o que ouvimos de gente ligada à Fiat, a nova Strada terá cerca de 2,80 metros de entreeixos na inédita versão cabine dupla de quatro portas - justamente a que aparece no flagrante. Para efeito de comparação, a Oroch tem 2,829 m e a Toro, 2,990 m, enquanto a Strada cabine dupla atual tem 2,718 m de distância entreeixos. Esse crescimento se faz necessário por conta das portas traseiras, que agora terão abertura convencional e serão maiores que a terceira porta do modelo de hoje, que abre invertida.

Fiat Strada 2020 - Novos flagras

Interior ainda está coberto por panos, mas vai compartilhar componentes com Mobi e Argo

A plataforma da nova Strada será um misto de Mobi com Argo na dianteira e semelhante à da Fiorino na traseira, mantendo a suspensão por eixo rígido com molas semi-elípticas do furgão - também presente na Strada atual, para maior robustez quando carregada. Já em termos visuais, fontes indicam que a picape terá dianteira inspirada na do Mobi, porém mais larga e parruda, enquanto a lateral e a traseira vão lembrar a Toro. Já o interior deve compartilhar a arquitetura eletrônica do Argo, o que deixará o cluster e os comandos principais praticamente nos mesmos lugares do hatch. 

A primeira versão a chegar deverá ser justamente a cabine dupla, visto que até agora nenhum modelo cabine simples foi pego em testes. O motivo é que a Fiat pretende manter a Strada atual em produção até pelo menos 2022, quando será obrigatório o controle de estabilidade (ESP) em carros que já estão no mercado. Vale lembrar que a Strada lidera com folga o segmento de comerciais leves, mesmo com projeto antigo derivado do primeiro Palio, de 1996. Ou seja, faz todo sentido manter a Strada atual como picape de entrada focada em vendas diretas.

Fiat Strada 2020 - Novos flagras

Repare como o entreeixos é longo para acomodar a porta traseira de tamanho convencional, como na Toro

A nova Strada usará os motores 1.3 Firefly, de 109 cv, e 1.8 E-TorQ, de 132 cv, com câmbio manual de 5 marchas na primeira e automático de 6 marchas na segunda, com tração somente dianteira. O protótipo das fotos usava rodas aro 16" do Argo Precision, devendo se tratar da versão 1.8. O lançamento, como já antecipamos há algum tempo, será somente no ano que vem - e não ainda em 2019 como chegou a ser noticiado por parte da imprensa. Quem apostar no primeiro trimestre de 2020 tem grandes chances de acertar.

Fotos: Raimundo Couto, jornal O Tempo     

Galeria: Fiat Strada 2020 - Novos flagras

Envie seu flagra! flagra@motor1.com