A família GTI da Volkswagen conta com apenas três modelos: Up!, Polo e Golf (e as duas primeiras não estão disponíveis por aqui). São a prova de que a marca gosta de apostar em carros esportivos e que, ao menos na Europa, são razoavelmente acessíveis. Para quem quer algo a mais, existem os membros da linha R, antes restrita ao Golf e que começa a se espalhar com o novo Volkswagen T-Roc R.
Assim como o Volkswagen T-Roc é o SUV do Golf, o T-Roc R é a versão esportiva espalhada no Golf R. Utilizam o mesmo motor 2.0 TSI de quatro cilindros, gerando 300 cv e 40,8 kgfm, transmissão de dupla embreagem DSG com 7 marhcas e sistema de tração integral 4Motion.
Com apresentação marcada para março, durante o Salão de Genebra, o T-Roc R ainda recebe detalhes estéticos adequados para diferenciá-lo do resto da gama. Está com para-choques exclusivos, o que mudou o formato das luzes de condução diurna para dar espaço para a entrada de ar maior. Na traseira, está com um difusor de ar pintado de preto brilhante e com quatro saídas de escapamento, agrupadas em duplas. O para-choque também conta com uma estética mais esportiva e ainda recebe um spoiler maior na parte superior. Completando o visual está a pintura azul metalizada, mas rodas de liga leve de 18" ou 19" (como opcionais) e os detalhes cromados na carroceria.
O interior também mostra uma cara mais esportiva, que começa com o volante com base achatada, assentos esportivos e as molduras do acabamento na mesma cor azul que a carroceria. O painel de instrumentos digital e a grande tela da central multimídia mostram o aspecto tecnológico do SUV.
A fabricante ainda deve ter mexido no ajuste da suspensão para lidar com a potência extra. Porém, ela ainda não revelou todos os detalhes técnicos do carro, guardando alguns segredos para a apresentação em março.
Enquanto isso, podemos adiantar que o Golf e o T-Roc não serão os únicos carros da linha R. No futuro, a marca ainda pode incluir novos modelos, podendo ir desde SUVs como T-Cross e Tiguan ao hatch Polo ou ao sedã Passat. Não podemos descartar nem mesmo uma variante R para a linha de elétricos I.D., que estreia no 2º semestre deste ano e serviria para provar que carros elétricos podem ser divertidos de dirigir.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Apesar das boas vendas, VW T-Roc Cabriolet não terá nova geração
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Vendas Reino Unido em janeiro: SUV chinês emplaca como o mais vendido
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são básicos
Vendas Alemanha em 2022: Golf chega à sua 42ª liderança em baixa
Jaguar revela novo logotipo e sinaliza como será 'recomeço elétrico'
Alemanha em 2021: Em baixa, VW Golf completa 41 anos no topo