Volkswagen produzirá SUV inédito e versões do Polo em Taubaté (SP)

Acordo histórico foi fechado com sindicato que reúne os metalúrgicos da unidade

VW Polo Alltrack render VW Polo Alltrack render

Ao mesmo tempo em que celebra o início da fabricação do T-Cross em São José dos Pinhais (PR) e confirma investimentos para produção do Tarek na Argentina, a Volkswagen prepara o terreno para a montagem de mais um SUV. Conforme anunciado nesta quinta-feira (21) pelo sindicato local dos metalúrgicos, o fechamento de um acordo entre a entidade e a montadora proporcionará a implantação da plataforma modular MQB na fábrica de Taubaté (SP). A unidade atualmente produz os modelos Gol e Up! (arquitetura PQ) e passará, graças à nova base, a fabricar duas versões do Polo e um inédito utilitário pequeno.

Detalhes sobre as novidades ainda são limitados, mas tudo indica que o SUV em questão será feito a partir da plataforma MQB-A0 do T-Cross, porém com o entre-eixos do Polo (2,56 m). Pense em algo como um Polo Cross, só que com mudanças mais pesadas na carroceria em relação ao hatch. A promessa da Volkswagen é lançar 5 novos SUVs no Brasil até 2020 e, depois do Tiguan Allspace, T-Cross e Tarek, este utilitário compacto será a quarta grande aposta - já que a quinta provavelmente será um modelo de topo (possivelmente o Atlas Sport), posicionado no lugar do Touareg.

No caso do Polo, as novas versões também seguem em sigilo e, segundo o sindicato, uma delas é identificada como "Polo PA". Por fim, a entidade confirma também que a fábrica de Taubaté terá prioridade na discussão sobre as próximas gerações de Gol e Voyage.

Fonte: Sindmetau
Projeção: Kleber Pinho da Silva

Envie seu flagra! flagra@motor1.com