Onix disparado, Polo e Kwid em alta, Compass no top 10, briga acirrada entre os SUVs compactos, Strada abrindo vantagem entre picapes. Confira agora os 50 automóveis e comerciais leves mais vendidos em 2018.
AUTOMÓVEIS
O Onix é realmente um fenômeno do mercado nacional. Pelo quarto ano consecutivo, o hatch da Chevrolet foi o veículo mais vendido no Brasil. Em 2018, foram nada menos do que 210.458 unidades, mais do que a soma do 2º e 3º automóveis preferidos, número suficiente para assegurar mais de 10% de participação de mercado.
Da 2ª à 5ª posições não houve nenhuma alteração em relação ao ranking de 2017. Apenas o vice-líder Hyundai HB20 (105.506), único entre os nove primeiros a perder espaço, viu cair para pouco mais de 2 mil unidades a sua vantagem em relação ao renovado Ford Ka (103.286), contra mais de 10 mil no fim do ano passado.
Logo atrás vieram o VW Gol (77.612), em alta após reestilização e câmbio automático, e o Chevrolet Prisma (71.735), que aumentou sua vantagem como nº 1 entre os sedãs. Já o VW Polo (69.584) de nova geração encerrou o seu primeiro ano completo em 6º, pouco à frente do Renault Kwid (67.320), que assumiu o posto de mais vendido da marca francesa – o Sandero (52.401), sexto no ano passado, caiu para 11º.
Após o Fiat Argo (63.011), novo best seller da FCA, o Jeep Compass (60.284) continuou forte e emplacou quase 23% a mais do que em 2017, sendo o único SUV no pelotão de cima. Mesmo perdendo quase 11% de seus compradores, o Toyota Corolla (59.062) se manteve no top 10 e foi o único sedã médio até a 28ª posição – principal rival, o Honda Civic (25.942) praticamente manteve os números de 2017 e foi apenas o 29º colocado.
Em 13º, mesma colocação do ano passado, o Hyundai Creta (48.976) foi, pela 1ª vez, o SUV compacto mais vendido. A briga no segmento, porém, foi acirradíssima, com Honda HR-V (47.959), Nissan Kicks (46.812) e Jeep Renegade (46.344) separados por menos de 2 mil unidades. O melhor novato do ano foi o VW Virtus (41.634), com ampla margem para o rival e também recém-lançado Fiat Cronos (29.307).
O ano não foi bom para o VW Voyage (32.683) e nem para o Hyundai HB20S (32.155), que perderam fôlego e ficaram fora do top 20. Afetado pela chegada do Yaris Hatch (18.584), o Toyota Etios Hatch (27.847) perdeu mais de 1/3 de seus compradores nos últimos 12 meses. Situação oposta, por exemplo, à vivenciada pelo Renault Captur (26.504) e pelo Chevrolet Tracker (26.100), que avançaram mais de 90% cada.
O veterano Fiat Uno (15.151) despencou da 16ª para a 39ª colocação, vendendo menos, por exemplo, do que o Chevrolet Cruze Sedan (19.828). Também em mau momento, os franceses Peugeot 208 (7.092) e Citroën C3 (6.378) perderam pelo menos 35% de seus emplacamentos. Com o reforço da nova geração, o VW Tiguan (5.771) pela primeira vez assegurou presença no top 50 anual.
POS. | MODELO | 2018 | % TOTAL | 2017 | % TOTAL | % VAR. 18/17 | POS. 2017 |
1º | CHEVROLET ONIX | 210.458 | 10,01% | 188.654 | 10,16% | 11,56% | 1º |
2º | HYUNDAI HB20 | 105.506 | 5,02% | 105.539 | 5,69% | -0,03% | 2º |
3º | FORD KA | 103.286 | 4,91% | 94.893 | 5,11% | 8,84% | 3º |
4º | VW GOL | 77.612 | 3,69% | 73.919 | 3,98% | 5,00% | 4º |
5º | CHEVROLET PRISMA | 71.735 | 3,41% | 68.988 | 3,72% | 3,98% | 5º |
6º | VW POLO | 69.584 | 3,31% | 9.521 | 0,51% | 630,85% | 46º |
7º | RENAULT KWID | 67.320 | 3,20% | 22.576 | 1,22% | 198,19% | 31º |
8º | FIAT ARGO | 63.011 | 3,00% | 27.925 | 1,50% | 125,64% | 22º |
9º | JEEP COMPASS | 60.284 | 2,87% | 49.187 | 2,65% | 22,56% | 9º |
10º | TOYOTA COROLLA | 59.062 | 2,81% | 66.188 | 3,57% | -10,77% | 7º |
11º | RENAULT SANDERO | 52.401 | 2,49% | 67.344 | 3,63% | -22,19% | 6º |
12º | FIAT MOBI | 49.491 | 2,35% | 54.270 | 2,92% | -8,81% | 8º |
13º | HYUNDAI CRETA | 48.976 | 2,33% | 41.625 | 2,24% | 17,66% | 13º |
14º | HONDA HR-V | 47.959 | 2,28% | 47.775 | 2,57% | 0,39% | 10º |
15º | NISSAN KICKS | 46.812 | 2,23% | 33.464 | 1,80% | 39,89% | 18º |
16º | JEEP RENEGADE | 46.344 | 2,20% | 38.330 | 2,06% | 20,91% | 15º |
17º | VW VIRTUS | 41.634 | 1,98% | 98 | 0,01% | NOVO | - |
18º | VW FOX/CROSS FOX | 39.260 | 1,87% | 42.716 | 2,30% | -8,09% | 11º |
19º | FORD KA SEDAN | 39.027 | 1,86% | 27.647 | 1,49% | 41,16% | 23º |
20º | FORD ECOSPORT | 34.497 | 1,64% | 31.195 | 1,68% | 10,59% | 21º |
21º | VW VOYAGE | 32.683 | 1,55% | 40.822 | 2,20% | -19,94% | 14º |
22º | HYUNDAI HB20S | 32.155 | 1,53% | 32.232 | 1,74% | -0,24% | 19º |
23º | FIAT CRONOS | 29.307 | 1,39% | - | - | NOVO | - |
24º | NISSAN VERSA | 27.993 | 1,33% | 23.370 | 1,26% | 19,78% | 29º |
25º | TOYOTA ETIOS HATCH | 27.847 | 1,32% | 41.986 | 2,26% | -33,68% | 12º |
26º | HONDA FIT | 27.359 | 1,30% | 25.347 | 1,37% | 7,94% | 26º |
27º | RENAULT CAPTUR | 26.504 | 1,26% | 13.742 | 0,74% | 92,87% | 39º |
28º | CHEVROLET TRACKER | 26.100 | 1,24% | 12.136 | 0,65% | 115,06% | 42º |
29º | HONDA CIVIC | 25.942 | 1,23% | 25.871 | 1,39% | 0,27% | 25º |
30º | CHEVROLET SPIN | 25.192 | 1,20% | 24.713 | 1,33% | 1,94% | 28º |
31º | RENAULT DUSTER | 23.579 | 1,12% | 17.638 | 0,95% | 33,68% | 35º |
32º | RENAULT LOGAN | 22.471 | 1,07% | 26.010 | 1,40% | -13,61% | 24º |
33º | CHEVROLET COBALT | 21.488 | 1,02% | 22.949 | 1,24% | -6,37% | 30º |
34º | TOYOTA ETIOS SEDAN | 21.207 | 1,01% | 31.395 | 1,69% | -32,45% | 20º |
35º | VW UP | 20.563 | 0,98% | 34.161 | 1,84% | -39,81% | 17º |
36º | CHEVROLET CRUZE SEDAN | 19.828 | 0,94% | 19.192 | 1,03% | 3,31% | 33º |
37º | TOYOTA YARIS HATCH | 18.584 | 0,88% | - | - | NOVO | - |
38º | FIAT SIENA | 17.470 | 0,83% | 24.955 | 1,34% | -29,99% | 27º |
39º | FIAT UNO | 15.151 | 0,72% | 34.165 | 1,84% | -55,65% | 16º |
40º | HONDA CITY | 14.900 | 0,71% | 15.974 | 0,86% | -6,72% | 36º |
41º | HONDA WR-V | 14.797 | 0,70% | 15.353 | 0,83% | -3,62% | 37º |
42º | FORD FIESTA | 14.505 | 0,69% | 19.057 | 1,03% | -23,89% | 34º |
43º | TOYOTA YARIS SEDAN | 13.674 | 0,65% | - | - | NOVO | - |
44º | TOYOTA HILUX SW4 | 13.481 | 0,64% | 12.567 | 0,68% | 7,27% | 40º |
45º | NISSAN MARCH | 11.947 | 0,57% | 14.052 | 0,76% | -14,98% | 38º |
46º | PEUGEOT 2008 | 9.745 | 0,46% | 10.571 | 0,57% | -7,81% | 43º |
47º | HYUNDAI IX35 | 8.525 | 0,41% | 10.254 | 0,55% | -16,86% | 44º |
48º | PEUGEOT 208 | 7.092 | 0,34% | 12.157 | 0,65% | -41,66% | 41º |
49º | CITROËN C3 | 6.378 | 0,30% | 9.881 | 0,53% | -35,45% | 45º |
50º | VW TIGUAN | 5.771 | 0,27% | 1.418 | 0,08% | 306,98% | - |
... | ... | ... | ... | ... | ... | ... | ... |
| TOTAL AUTOS | 2.101.843 | 100,00% | 1.856.227 | 100,00% | 13,23% |
|
COMERCIAIS LEVES
Após um 2017 em que teve a liderança ameaçada, a Fiat Strada voltou a mostrar força em 2018. Com crescimento de quase 23%, a picape compacta da Fiat emplacou 67.227 unidades, 12,6 mil a mais do que no ano passado, e abriu quase 9 mil unidades de vantagem sobre a Toro - esta com 58.477 emplacamentos e liderança folgada entre as picapes maiores.
A VW Saveiro (45.920) se manteve no pódio, mas desta vez sem a mesma folga em relação à Toyota Hilux (39.278). Com o menor crescimento do top 5 (+4,4%), a Chevrolet S10 (31.761) também viu cair a vantagem sobre a Ford Ranger (20.552). Novamente com a maior evolução do top 10 (+56,9%), a VW Amarok (18.766) foi a sétima.
Em 10ª no ano passado, a Fiat Fiorino (13.547) deixou a Renault Duster Oroch (43.409) e a Chevrolet Montana (13.106) para trás. A picape da Chevrolet, aliás, foi a única entre as primeiras colocadas a vender menos do que em 2017 (-11,9%). Mesmo repetindo a 13ª posição de 2017 e longe das principais rivais, a Nissan Frontier (6.325) incrementou suas vendas em mais de 50%.
POS. | MODELO | 2018 | % TOTAL | 2017 | % TOTAL | % VAR. 18/17 | POS. 2017 |
1º | FIAT STRADA | 67.227 | 18,23% | 54.870 | 17,37% | 22,52% | 1º |
2º | FIAT TORO | 58.477 | 15,86% | 50.723 | 16,05% | 15,29% | 2º |
3º | VW SAVEIRO | 45.920 | 12,45% | 42.414 | 13,42% | 8,27% | 3º |
4º | TOYOTA HILUX | 39.278 | 10,65% | 34.368 | 10,88% | 14,29% | 4º |
5º | CHEVROLET S10 | 31.761 | 8,61% | 30.438 | 9,63% | 4,35% | 5º |
6º | FORD RANGER | 20.552 | 5,57% | 17.830 | 5,64% | 15,27% | 6º |
7º | VW AMAROK | 18.766 | 5,09% | 11.964 | 3,79% | 56,85% | 8º |
8º | FIAT FIORINO | 13.547 | 3,67% | 10.947 | 3,46% | 23,75% | 10º |
9º | RENAULT DUSTER OROCH | 13.409 | 3,64% | 11.047 | 3,50% | 21,38% | 9º |
10º | CHEVROLET MONTANA | 13.106 | 3,55% | 14.872 | 4,71% | -11,87% | 7º |
11º | MITSUBISHI L200 | 10.766 | 2,92% | 9.946 | 3,15% | 8,24% | 11º |
12º | RENAULT MASTER | 7.193 | 1,95% | 6.181 | 1,96% | 16,37% | 12º |
13º | NISSAN FRONTIER | 6.325 | 1,71% | 4.057 | 1,28% | 55,90% | 13º |
14º | HYUNDAI HR | 4.310 | 1,17% | 4.041 | 1,28% | 6,66% | 14º |
15º | FIAT DUCATO | 3.029 | 0,82% | 1.544 | 0,49% | 96,18% | 17º |
16º | KIA K2500 | 2.481 | 0,67% | 1.650 | 0,52% | 50,36% | 16º |
17º | IVECO DAILY 3514 | 2.068 | 0,56% | 2.008 | 0,64% | 2,99% | 15º |
18º | MERCEDES-BENZ SPRINTER 313 | 1.321 | 0,36% | 620 | 0,20% | 113,06% | 20º |
19º | VW EXPRESS | 1.312 | 0,36% | - | - | - | - |
20º | PEUGEOT PARTNER | 1.268 | 0,34% | 939 | 0,30% | 35,04% | 19º |
21º | RENAULT KANGOO | 1.265 | 0,34% | 1.254 | 0,40% | 0,88% | 18º |
22º | CITROËN JUMPY | 1.171 | 0,32% | 121 | 0,04% | 867,77% | 31º |
23º | PEUGEOT EXPERT | 902 | 0,24% | 154 | 0,05% | 485,71% | 30º |
24º | RAM 2500 | 678 | 0,18% | 332 | 0,11% | 104,22% | 27º |
25º | MERCEDES-BENZ SPRINTER | 633 | 0,17% | 424 | 0,13% | 49,29% | 23º |
26º | IVECO DAILY 30S13 | 334 | 0,09% | - | - | - | - |
27º | CITROËN BERLINGO | 293 | 0,08% | - | - | - | - |
28º | MERCEDES-BENZ SPRINTER 415 | 181 | 0,05% | 67 | 0,02% | 170,15% | 35º |
29º | IVECO DAILY | 163 | 0,04% | 82 | 0,03% | 98,78% | 34º |
30º | JAC V260 | 160 | 0,04% | - | - | - | - |
31º | EFFA K01 | 136 | 0,04% | 107 | 0,03% | 27,10% | 32º |
32º | FIAT UNO | 88 | 0,02% | 166 | 0,05% | -46,99% | 29º |
33º | IVECO DAILY 5516 | 78 | 0,02% | - | - | - | - |
34º | LIFAN FOISON | 77 | 0,02% | 380 | 0,12% | -79,74% | 26º |
35º | MERCEDES-BENZ VITO | 50 | 0,01% | 438 | 0,14% | -88,58% | 22º |
36º | EFFA K02 | 37 | 0,01% | 23 | 0,01% | 60,87% | 42º |
37º | CITROËN JUMPER | 35 | 0,01% | 415 | 0,13% | -91,57% | 24º |
38º | EFFA V21 | 32 | 0,01% | 26 | 0,01% | 23,08% | 38º |
39º | EFFA V22 | 27 | 0,01% | 17 | 0,01% | 58,82% | 50º |
40º | TOYOTA BANDEIRANTE | 24 | 0,01% | 21 | 0,01% | 14,29% | 46º |
41º | FOTON AUMARK 3.5-14DT | 23 | 0,01% | 18 | 0,01% | 27,78% | 49º |
42º | MERCEDES-BENZ SPRINTER 311 | 22 | 0,01% | 283 | 0,09% | -92,23% | 28º |
43º | FORD F150 | 21 | 0,01% | - | - | - | - |
44º | JAC T8 | 19 | 0,01% | 25 | 0,01% | -24,00% | 39º |
45º | VW KOMBI | 17 | 0,00% | - | - | - | - |
46º | MERCEDES-BENZ SPRINTER 515 | 15 | 0,00% | 22 | 0,01% | -31,82% | 44º |
47º | RELY PUCK-UP | 13 | 0,00% | 24 | 0,01% | -45,83% | 41º |
48º | PEUGEOT BOXER | 9 | 0,00% | 87 | 0,03% | -89,66% | 33º |
49º | MERCEDES-BENZ RIBEIRAUTO | 8 | 0,00% | - | - | - | - |
50º | AGRALE MARRUÁ | 7 | 0,00% | - | - | - | - |
... | ... | ... | ... | ... | ... | ... | ... |
| TOTAL COMERCIAIS | 368.811 | 100,00% | 315.965 | 100,00% | 16,73% |
|
Em dezembro
Mesmo em baixa de quase 12% nas últimas semanas, o Chevrolet Onix (19.642) encerrou o último mês de 2018 vendendo mais do que o dobro do Hyundai HB20 (8.995) e do Ford Ka (8.534), adversários mais próximos. Um dos destaques de dezembro, o Renault Kwid (7.653) bateu o VW Gol (7.272) e assumiu o quarto lugar.
Atrás do Chevrolet Prisma (6.742), nº 1 entre os sedãs, o VW Polo superou a barreira dos 6 mil emplacamentos (6.030). O renovado Jeep Renegade, com 5.498 unidades, assumiu a liderança entre os SUVs, que ainda teve o Hyundai Creta (4.920) no top 10 – entre ambos, o Toyota Corolla e suas 5.182 unidades.
No top 20, por muito pouco o Captur (3.363) não tomou do Sandero (3.446) a posição de 2º Renault mais vendido. Mantendo o bom momento comercial, mesmo recuando pouco mais de 20% em relação ao ótimo resultado do mês anterior, a Chevrolet Spin emplacou 3.195 unidades. Já a versão Sedan do Toyota Yaris levou a melhor sobre o Hatch pelo 2º mês seguido (3.128 x 2.810).
Respondendo por mais da metade das vendas da marca, o Citroën C4 Cactus (1.151) se aproximou bastante do Honda WR-V (1.202) em seu quarto mês de mercado. Com 771 unidades, o VW Tiguan vendeu mais do que o Ford Fiesta (759) e garantiu o 48º lugar.
POS. | MODELO | DEZ 18 | % TOTAL | NOV 18 | % TOTAL | % VAR. DEZ/NOV | POS. NOV |
1º | CHEVROLET ONIX | 19.642 | 10,37% | 22.277 | 11,59% | -11,83% | 1º |
2º | HYUNDAI HB20 | 8.995 | 4,75% | 8.395 | 4,37% | 7,15% | 4º |
3º | FORD KA | 8.534 | 4,51% | 8.834 | 4,60% | -3,40% | 3º |
4º | RENAULT KWID | 7.653 | 4,04% | 7.092 | 3,69% | 7,91% | 6º |
5º | VW GOL | 7.272 | 3,84% | 8.836 | 4,60% | -17,70% | 2º |
6º | CHEVROLET PRISMA | 6.742 | 3,56% | 7.598 | 3,95% | -11,27% | 5º |
7º | VW POLO | 6.030 | 3,18% | 5.644 | 2,94% | 6,84% | 8º |
8º | JEEP RENEGADE | 5.498 | 2,90% | 3.845 | 2,00% | 42,99% | 17º |
9º | TOYOTA COROLLA | 5.182 | 2,74% | 5.023 | 2,61% | 3,17% | 11º |
10º | HYUNDAI CRETA | 4.920 | 2,60% | 5.171 | 2,69% | -4,85% | 9º |
11º | JEEP COMPASS | 4.762 | 2,51% | 5.008 | 2,61% | -4,91% | 12º |
12º | NISSAN KICKS | 4.328 | 2,28% | 4.040 | 2,10% | 7,13% | 15º |
13º | VW VIRTUS | 4.241 | 2,24% | 3.955 | 2,06% | 7,23% | 16º |
14º | FIAT ARGO | 4.035 | 2,13% | 6.078 | 3,16% | -33,61% | 7º |
15º | HONDA HR-V | 3.719 | 1,96% | 3.305 | 1,72% | 12,53% | 20º |
16º | FORD KA SEDAN | 3.560 | 1,88% | 3.695 | 1,92% | -3,65% | 18º |
17º | VW FOX/CROSS FOX | 3.470 | 1,83% | 3.330 | 1,73% | 4,20% | 19º |
18º | RENAULT SANDERO | 3.446 | 1,82% | 5.110 | 2,66% | -32,56% | 10º |
19º | RENAULT CAPTUR | 3.363 | 1,78% | 2.554 | 1,33% | 31,68% | 24º |
20º | FIAT MOBI | 3.332 | 1,76% | 4.258 | 2,22% | -21,75% | 13º |
21º | FORD ECOSPORT | 3.320 | 1,75% | 2.994 | 1,56% | 10,89% | 21º |
22º | CHEVROLET SPIN | 3.195 | 1,69% | 4.179 | 2,18% | -23,55% | 14º |
23º | TOYOTA YARIS SEDAN | 3.128 | 1,65% | 2.774 | 1,44% | 12,76% | 22º |
24º | TOYOTA YARIS HATCH | 2.810 | 1,48% | 2.507 | 1,30% | 12,09% | 26º |
25º | RENAULT DUSTER | 2.768 | 1,46% | 2.670 | 1,39% | 3,67% | 23º |
26º | NISSAN VERSA | 2.759 | 1,46% | 2.382 | 1,24% | 15,83% | 29º |
27º | HYUNDAI HB20S | 2.717 | 1,43% | 2.543 | 1,32% | 6,84% | 25º |
28º | VW VOYAGE | 2.677 | 1,41% | 2.269 | 1,18% | 17,98% | 30º |
29º | FIAT CRONOS | 2.649 | 1,40% | 2.384 | 1,24% | 11,12% | 28º |
30º | CHEVROLET COBALT | 2.477 | 1,31% | 2.059 | 1,07% | 20,30% | 32º |
31º | HONDA FIT | 2.332 | 1,23% | 2.441 | 1,27% | -4,47% | 27º |
32º | CHEVROLET TRACKER | 2.053 | 1,08% | 2.049 | 1,07% | 0,20% | 33º |
33º | HONDA CIVIC | 1.974 | 1,04% | 2.202 | 1,15% | -10,35% | 31º |
34º | VW UP | 1.965 | 1,04% | 1.752 | 0,91% | 12,16% | 36º |
35º | FIAT SIENA | 1.704 | 0,90% | 1.482 | 0,77% | 14,98% | 38º |
36º | CHEVROLET CRUZE SEDAN | 1.696 | 0,90% | 1.861 | 0,97% | -8,87% | 34º |
37º | FIAT UNO | 1.523 | 0,80% | 1.522 | 0,79% | 0,07% | 37º |
38º | HONDA CITY | 1.515 | 0,80% | 1.833 | 0,95% | -17,35% | 35º |
39º | TOYOTA ETIOS HATCH | 1.449 | 0,77% | 1.241 | 0,65% | 16,76% | 41º |
40º | RENAULT LOGAN | 1.435 | 0,76% | 1.321 | 0,69% | 8,63% | 40º |
41º | TOYOTA HILUX SW4 | 1.346 | 0,71% | 1.117 | 0,58% | 20,50% | 43º |
42º | HONDA WR-V | 1.202 | 0,63% | 1.332 | 0,69% | -9,76% | 39º |
43º | CITROËN C4 CACTUS | 1.151 | 0,61% | 1.150 | 0,60% | 0,09% | 42º |
44º | TOYOTA ETIOS SEDAN | 1.048 | 0,55% | 969 | 0,50% | 8,15% | 45º |
45º | CHERY TIGGO | 837 | 0,44% | 864 | 0,45% | -3,13% | 46º |
46º | NISSAN MARCH | 817 | 0,43% | 743 | 0,39% | 9,96% | 48º |
47º | PEUGEOT 2008 | 808 | 0,43% | 857 | 0,45% | -5,72% | 47º |
48º | VW TIGUAN | 771 | 0,41% | 986 | 0,51% | -21,81% | 44º |
49º | FORD FIESTA | 759 | 0,40% | 738 | 0,38% | 2,85% | 49º |
50º | HYUNDAI IX35 | 705 | 0,37% | 671 | 0,35% | 5,07% | 50º |
... | ... | ... | ... | ... | ... | ... | ... |
| TOTAL AUTOS | 189.411 | 100,00% | 192.135 | 100,00% | -1,42% |
|
Após três meses seguidos na liderança, a Fiat Strada (5.780) foi derrotada pela Fiat Toro (5.863) por menos de 100 unidades. Quarto lugar nas últimas listas, a Toyota Hilux (4.529) subiu para o terceiro lugar com mais de 600 unidades de vantagem sobre a VW Saveiro (3.922).
Acima de 3 mil emplacamentos, a Chevrolet S10 (3.009) completou o top 5. A Ford Ranger, que havia encarado uma disputa acirrada pelo sexto lugar em novembro, superou as 2 mil unidades (2.140) e abriu uma pequena vantagem sobre a VW Amarok (1.801). Destaque também para o Fiat Ducato (752), em 12ª, mais do que duplicando os números do mês anterior.
POS. | MODELO | DEZ 18 | % TOTAL | NOV 18 | % TOTAL | % VAR. DEZ/NOV | POS. NOV |
1º | FIAT TORO | 5.863 | 16,47% | 3.922 | 13,45% | 49,49% | 2º |
2º | FIAT STRADA | 5.780 | 16,24% | 5.158 | 17,68% | 12,06% | 1º |
3º | TOYOTA HILUX | 4.529 | 12,73% | 3.382 | 11,59% | 33,91% | 4º |
4º | VW SAVEIRO | 3.922 | 11,02% | 3.516 | 12,05% | 11,55% | 3º |
5º | CHEVROLET S10 | 3.009 | 8,45% | 2.749 | 9,42% | 9,46% | 5º |
6º | FORD RANGER | 2.140 | 6,01% | 1.572 | 5,39% | 36,13% | 6º |
7º | VW AMAROK | 1.801 | 5,06% | 1.540 | 5,28% | 16,95% | 7º |
8º | FIAT FIORINO | 1.620 | 4,55% | 1.022 | 3,50% | 58,51% | 9º |
9º | CHEVROLET MONTANA | 1.370 | 3,85% | 1.169 | 4,01% | 17,19% | 8º |
10º | RENAULT DUSTER OROCH | 1.222 | 3,43% | 997 | 3,42% | 22,57% | 10º |
11º | MITSUBISHI L200 | 898 | 2,52% | 805 | 2,76% | 11,55% | 11º |
12º | FIAT DUCATO | 752 | 2,11% | 354 | 1,21% | 112,43% | 14º |
13º | RENAULT MASTER | 692 | 1,94% | 505 | 1,73% | 37,03% | 13º |
14º | NISSAN FRONTIER | 513 | 1,44% | 738 | 2,53% | -30,49% | 12º |
15º | VW EXPRESS | 208 | 0,58% | 234 | 0,80% | -11,11% | 17º |
16º | KIA K2500 | 195 | 0,55% | 266 | 0,91% | -26,69% | 15º |
17º | MERCEDES-BENZ SPRINTER | 142 | 0,40% | 84 | 0,29% | 69,05% | 23º |
18º | IVECO DAILY 3514 | 132 | 0,37% | 239 | 0,82% | -44,77% | 16º |
19º | MERCEDES-BENZ SPRINTER 313 | 130 | 0,37% | 166 | 0,57% | -21,69% | 18º |
20º | PEUGEOT EXPERT | 96 | 0,27% | 84 | 0,29% | 14,29% | 24º |
21º | PEUGEOT PARTNER | 95 | 0,27% | 127 | 0,44% | -25,20% | 19º |
22º | RAM 2500 | 85 | 0,24% | 60 | 0,21% | 41,67% | 25º |
23º | CITROËN JUMPY | 84 | 0,24% | 98 | 0,34% | -14,29% | 21º |
24º | IVECO DAILY 30S13 | 73 | 0,21% | 104 | 0,36% | -29,81% | 20º |
25º | CITROËN BERLINGO | 43 | 0,12% | 50 | 0,17% | -14,00% | 26º |
26º | IVECO DAILY | 34 | 0,10% | 23 | 0,08% | 47,83% | 28º |
27º | HYUNDAI HR | 30 | 0,08% | 89 | 0,31% | -66,29% | 22º |
28º | FIAT UNO | 28 | 0,08% | 3 | 0,01% | 833,33% | 34º |
29º | RENAULT KANGOO | 18 | 0,05% | 30 | 0,10% | -40,00% | 27º |
30º | IVECO DAILY 5516 | 9 | 0,03% | 15 | 0,05% | -40,00% | 30º |
31º | MERCEDES-BENZ SPRINTER 415 | 8 | 0,02% | 7 | 0,02% | 14,29% | 32º |
32º | EFFA K01 | 7 | 0,02% | 14 | 0,05% | -50,00% | 31º |
33º | JAC V260 | 6 | 0,02% | 17 | 0,06% | -64,71% | 29º |
34º | MERCEDES-BENZ SPRINTER 311 | 6 | 0,02% | 0 | 0,00% | - | - |
35º | PEUGEOT BOXER | 5 | 0,01% | 1 | 0,00% | 400,00% | 45º |
36º | VW KOMBI | 5 | 0,01% | 1 | 0,00% | 400,00% | 48º |
37º | EFFA K02 | 4 | 0,01% | 3 | 0,01% | 33,33% | 33º |
38º | AGRALE MARRUÁ | 3 | 0,01% | 0 | 0,00% | - | - |
39º | CITROËN JUMPER | 3 | 0,01% | 1 | 0,00% | 200,00% | 41º |
40º | DODGE RAM | 2 | 0,01% | 0 | 0,00% | - | - |
41º | EFFA V21 | 2 | 0,01% | 2 | 0,01% | 0,00% | 36º |
42º | FORD F150 | 2 | 0,01% | 1 | 0,00% | 100,00% | 42º |
43º | MERCEDES-BENZ RIBEIRAUTO | 2 | 0,01% | 0 | 0,00% | - | - |
44º | MERCEDES-BENZ SPRINTER 515 | 2 | 0,01% | 0 | 0,00% | - | - |
45º | RENAULT ALASKAN | 2 | 0,01% | 0 | 0,00% | - | - |
46º | TOYOTA BANDEIRANTE | 2 | 0,01% | 0 | 0,00% | - | - |
47º | FARGO | 1 | 0,00% | 0 | 0,00% | - | - |
48º | FORD F100 | 1 | 0,00% | 2 | 0,01% | -50,00% | 38º |
49º | GM AVALANCHE | 1 | 0,00% | 0 | 0,00% | - | - |
50º | WILLYS OVERLAND | 1 | 0,00% | 2 | 0,01% | -50,00% | 39º |
... | ... | ... | ... | ... | ... | ... | ... |
| TOTAL COMERCIAIS | 35.590 | 100,00% | 29.169 | 100,00% | 22,01% |
|
Fonte: Fenabrave