Último fim de semana do ano, depois de uma semana curta com o Natal. Em dias como esses, é de se esperar que o ritmo de notícias diminua um pouco por conta do recesso. Só que não foi bem assim. Ainda deu tempo de aparecerem algumas notícias bem interessantes e, por alguma coincidência, muitas delas envolvem picapes. Vimos o registro picape Jeep Gladiator no Brasil, a mudança na linha da Volkswagen Amarok no Brasil, o início das vendas da versão básica da Nissan Frontier e novidades sobre a futura picape da Chevrolet para brigar com a Fiat Toro. Ainda testamos a Chevrolet Spin reestilizada e ficamos sabendo dos planos da VW de fazer um SUV "raiz" para rivalizar o novo Land Rover Defender.
Não há dúvidas de que o grande destaque da nova geração de carros da General Motors para o Brasil será a dupla Onix e Prisma. Isso não quer dizer que os demais modelos sejam descartáveis. Um dos veículos em desenvolvimento com a plataforma GEM é uma nova picape monobloco, posicionada abaixo da S10 e que irá entrar no mesmo segmento que a Fiat Toro e a Renault Duster Oroch. E já aparecem notícias sobre este modelo, que pode aposentar a velha Montana.
Aos poucos, a linha de SUVs da Volkswagen vai ficando bem completa, desde o pequeno T-Cross, passando pelo T-Roc, Tiguan e Touareg. E ainda vem mais por aí, como o inédito Tarek e o chinês Tayron. Segundo a revista alemã Auto Bild, isso não é o suficiente para a marca, que trabalha em um modelo conhecido como T-Rug, que seria um SUV "raiz", para quem gosta de andar na lama.
A Jeep voltou a ter uma picape após anos fora do segmento. A Gladiator é baseada no Wrangler e tem chances de chegar ao Brasil. A fabricante já entrou com pedido de registro do nome e, considerando que a marca sempre importou toda sua linha nos EUA para cá, não seria nenhuma surpresa ver a picape média no nosso mercado.
Quase no apagar das luzes de 2018, a Nissan atualizou seu site e colocou a Frontier S no configurador. Trata-se da versão mais básica da picape média, com motor 2.3 turbodiesel com apenas uma turbina, gerando 160 cv e com câmbio manual de 6 marchas e tração 4x4. Por R$ 136.190, ela perde vários itens, como as rodas de liga leve, a central multimídia e os faróis com projetor.
A Chevrolet Spin é um daqueles carros que domina seu segmento. As minivans são uma espécie em extinção e o modelo da GM é o único com vendas expressivas, por ser um veículo versátil, apesar das críticas sobre seu design. A reestilização veio para tentar mudar a opinião do público sobre seu visual, além de mexer no câmbio automático para melhorar sua eficiência. Vale a pena escolher a Spin ao invés de um SUV? Confira no nosso teste.
Outra mudança silenciosa antes do ano acabar foi a da linha da Volkswagen Amarok. A picape média perdeu a versão básica S com cabine dupla e a configuração Trendline (tendência para toda a linha da VW). No seu lugar apareceu a nova Comfortline, mais equipada e mais cara, custando R$ 168.600. E ainda aproveitou para elevar o preço de todas as versões, com a Amarok V6 Extreme chegando a R$ 201.990.
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