Quando ouvimos falar do projeto GEM (Global Emergin Markets) da General Motors pela primeira vez, ficamos sabendo que os planos incluíam uma picape abaixo da S10, no mesmo segmento que a Fiat Toro. A Chevrolet ainda faz silêncio sobre este modelo, mas o site GM Authority, citando fontes “familiares com o projeto” dizem que a nova picape irá matar a velha Montana e será lançada em 2020, com produção em São Caetano do Sul (SP).

O projeto GEM é uma parceria da General Motors com a chinesa SAIC, desenvolvendo uma plataforma mais acessível para países emergentes. Será a base para uma série de modelos, incluindo as novas gerações de Onix e Prisma, além de um novo SUV compacto para substituir o Tracker. A picape está sendo desenvolvida totalmente no Brasil, aproveitando o sucesso do segmento formado por Fiat Toro e Renault Duster Oroch.

Segundo o GM Authority, a nova picape terá o motor 1.4 turbo de 153 cv usado no Cruze, sendo combinado ao câmbio automático de 6 marchas – exatamente o mesmo conjunto do sedã médio. A dúvida é se a Chevrolet irá oferecer uma variante diesel, já que, no momento, o único motor deste tipo no portfólio da marca por aqui é o 2.8 turbodiesel da S10.

General Motors - Plataforma GEM

O lançamento em 2020 ainda teria tempo para conquistar seu espaço no segmento. Atualmente, a Fiat Toro domina com tranquilidade, enquanto a Renault Duster Oroch vende uma parcela bem pequena. Outros competidores chegarão no futuro, como a Volkswagen Tarok, antecipada por um conceito no Salão de São Paulo 2018 e que pode ser lançada ainda em 2019; e a Ford Ranchero, picape com plataforma do novo Focus e que estaria sendo desenvolvida para o Brasil.

Fonte: GM Authority

Envie seu flagra! flagra@motor1.com