Futura rival da Fiat Toro será produzida em São Caetano do Sul, com motor 1.4 turbo do Cruze

Quando ouvimos falar do projeto GEM (Global Emergin Markets) da General Motors pela primeira vez, ficamos sabendo que os planos incluíam uma picape abaixo da S10, no mesmo segmento que a Fiat Toro. A Chevrolet ainda faz silêncio sobre este modelo, mas o site GM Authority, citando fontes “familiares com o projeto” dizem que a nova picape irá matar a velha Montana e será lançada em 2020, com produção em São Caetano do Sul (SP).

O projeto GEM é uma parceria da General Motors com a chinesa SAIC, desenvolvendo uma plataforma mais acessível para países emergentes. Será a base para uma série de modelos, incluindo as novas gerações de Onix e Prisma, além de um novo SUV compacto para substituir o Tracker. A picape está sendo desenvolvida totalmente no Brasil, aproveitando o sucesso do segmento formado por Fiat Toro e Renault Duster Oroch.

Segundo o GM Authority, a nova picape terá o motor 1.4 turbo de 153 cv usado no Cruze, sendo combinado ao câmbio automático de 6 marchas – exatamente o mesmo conjunto do sedã médio. A dúvida é se a Chevrolet irá oferecer uma variante diesel, já que, no momento, o único motor deste tipo no portfólio da marca por aqui é o 2.8 turbodiesel da S10.

General Motors - Plataforma GEM

O lançamento em 2020 ainda teria tempo para conquistar seu espaço no segmento. Atualmente, a Fiat Toro domina com tranquilidade, enquanto a Renault Duster Oroch vende uma parcela bem pequena. Outros competidores chegarão no futuro, como a Volkswagen Tarok, antecipada por um conceito no Salão de São Paulo 2018 e que pode ser lançada ainda em 2019; e a Ford Ranchero, picape com plataforma do novo Focus e que estaria sendo desenvolvida para o Brasil.

Fonte: GM Authority