Assim como o Onix entre os hatches, o Prisma tem sido um adversário cada vez mais difícil de ser batido entre os sedãs compactos. Com 7.598 emplacamentos registrados em novembro, segundo melhor resultado desde janeiro de 2015 (7.770), o Chevrolet ultrapassou os 21% de participação de mercado e vendeu praticamente o dobro do segundo colocado.
Terceiro no ranking de outubro, o VW Virtus (3.955) subiu uma posição, enquanto o vice-líder do mês anterior, o Ford Ka Sedan (3.695) caiu para terceiro, embora tenha registrado um avanço de mais de 33% em relação ao mesmo período de 2017.
A grande novidade do mês, no entanto, foi a subida do Yaris Sedan. Em seu quinto mês de mercado, o Toyota foi o preferido por 2.774 consumidores, seu novo recorde de vendas, e saltou da sétima para a quarta posição, à frente de um Hyundai HB20S (2.543) que perdeu ¼ de seus compradores nos últimos doze meses.
Sexto, o Fiat Cronos (2.384) teve o seu desempenho mais modesto desde março (1.579), quando foi lançado, e por apenas duas unidades não perdeu a posição para o Nissan Versa (2.382), mesmo este recuando quase 35%. É interessante ressaltar que este foi o 9º mês consecutivo em que o modelo da marca japonesa emplacou mais de duas mil unidades.
Um dos destaques negativos do mês foi o VW Voyage (2.269), que não vendia tão pouco desde fevereiro (2.095) – em relação a outubro, a baixa foi de quase 47%. O fraco resultado permitiu que o Chevrolet Cobalt (2.059) encurtasse para apenas 210 unidades uma desvantagem de mais de 2,1 mil no último ranking.
Atrás do Honda City (1.833) e do Fiat Grand Siena (1.482), o Renault Logan, em mês fraco de vendas diretas – modalidade em que normalmente é forte -, emplacou apenas 1.321 unidades, resultado só inferior às 848 unidades de janeiro. Em situação ainda pior, o Toyota Etios Sedan (969) perdeu quase 2/3 de seus compradores e encerrou novembro vendendo menos da metade do novato Yaris.
Sedãs Compactos | |||||||||
POS. | MODELO | TOTAL 2018 | NOV/18 | OUT/18 | NOV/17 | % NOV 18 | % OUT 18 | VARIAÇÃO NOV/OUT | VARIAÇÃO 2018/2017 |
1º | CHEVROLET PRISMA | 64993 | 7598 | 7716 | 6014 | 21,51% | 19,71% | -1,53% | 26,34% |
2º | VW VIRTUS | 37394 | 3955 | 4159 | 0 | 11,20% | 10,62% | -4,91% | - |
3º | FORD KA SEDAN | 35467 | 3695 | 4319 | 2768 | 10,46% | 11,03% | -14,45% | 33,49% |
4º | TOYOTA YARIS SEDAN | 10548 | 2774 | 2633 | 0 | 7,85% | 6,73% | 5,36% | - |
5º | HYUNDAI HB20S | 29438 | 2543 | 2932 | 3392 | 7,20% | 7,49% | -13,27% | -25,03% |
6º | FIAT CRONOS | 26658 | 2384 | 2720 | 0 | 6,75% | 6,95% | -12,35% | - |
7º | NISSAN VERSA | 25234 | 2382 | 2302 | 3661 | 6,74% | 5,88% | 3,48% | -34,94% |
8º | VW VOYAGE | 30006 | 2269 | 4256 | 4089 | 6,42% | 10,87% | -46,69% | -44,51% |
9º | CHEVROLET COBALT | 19011 | 2059 | 2094 | 2161 | 5,83% | 5,35% | -1,67% | -4,72% |
10º | HONDA CITY | 13385 | 1833 | 1851 | 1197 | 5,19% | 4,73% | -0,97% | 53,13% |
11º | FIAT GRAND SIENA | 15766 | 1482 | 1316 | 1908 | 4,20% | 3,36% | 12,61% | -22,33% |
12º | RENAULT LOGAN | 21036 | 1321 | 1921 | 1731 | 3,74% | 4,91% | -31,23% | -23,69% |
13º | TOYOTA ETIOS SEDAN | 20159 | 969 | 892 | 2841 | 2,74% | 2,28% | 8,63% | -65,89% |
14º | CHERY ARRIZO 5 | 27 | 27 | 0 | 0 | 0,08% | 0,00% | - | - |
15º | FORD NEW FIESTA SEDAN | 1556 | 20 | 26 | 114 | 0,06% | 0,07% | -23,08% | -82,46% |
16º | LIFAN LF530 | 337 | 5 | 8 | 18 | 0,01% | 0,02% | -37,50% | -72,22% |
17º | CHERY CELER SEDAN | 46 | 1 | 0 | 21 | 0,00% | 0,00% | - | -95,24% |
|
| 351061 | 35317 | 39145 | 29915 | 100,00% | 100,00% | -9,78% | 18,06% |
Observação:
- Sedãs de entrada e sedãs compactos, separados até maio, passaram a fazer parte de uma única análise a partir dos dados de junho/18.
Fonte: Fenabrave