A Renault ainda faz mistério sobre a apresentação da Alaskan no Brasil. Mas, pelo que apuramos junto a executivos da marca, a picape será mostrada ao público no Salão do Automóvel de forma discreta. "Não será lançamento, não falaremos dela em nossa coletiva de imprensa", diz um informante. Ao que parece, a Renault deseja dedicar o Salão a carros mais importantes para o momento, como a versão Outsider do Kwid. Mas que a Alaskan estará lá, estará.

Claro que a Renault não ia perder a oportunidade de antecipar que vai entrar num segmento inédito para ela, no Brasil, em 2019. Ainda mais porque a Nissan vai destacar a Frontier, agora produzida na Argentina, e a Mercedes-Benz exibirá sua Classe X - as duas são irmãs de projeto da Alaskan, sendo as três produzidas no país vizinho. A diferença é que a Frontier argentina virá como lançamento, enquanto a Classe X já teve até suas versões antecipadas e tem data de estreia definida: fim do primeiro semestre. 

Embora desconverse, a Renault deverá lançar a Alaskan um pouco antes da Classe X. E seu posicionamento acabará embolando com o da Frontier, uma vez que ela terá exatamente as mesmas versões de motor e câmbio da picape da Nissan - 2.3 turbodiesel de 160 cv ou 190 cv (biturbo) e transmissão manual de 6 marchas ou automática de 7 posições. A Mercedes, por sua vez, terá a diferenciação do motor V6 da própria marca nas versões topo de linha, além do acabamento mais refinado e equipamentos exclusivos. 

Em relação à Frontier, a Alaskan tem visual frontal próprio, com a "cara" da Renault, e o logotipo do losango no volante. Resta a dúvida de como a Renault fará para se destacar da irmãs, principalmente da Nissan, para atrair a clientela para sua picape média. A maior rede de concessionárias em relação à marca japonesa deve ser um ponto explorado.

Fotos: divulgação 

Galeria: Renault Alaskan - Salão de Paris

Envie seu flagra! flagra@motor1.com