Usuários de iPhone sempre tiveram um problema com o Apple CarPlay. Diferentemente do Android Auto, o software de espelhamento não reproduzia o Google Maps ou o Waze na tela da central multimídia de automóveis. Com o lançamento do sistema operacional iOS 12, ambos os aplicativos estão liberados para a (importante e aguardada) funcionalidade. 

Como não dependia apenas da Apple a liberação dos aplicativos, alguns dias após o lançamento do iOS 12 para o público, o Google Maps colocou no ar sua atualização com a funcionalidade de espelhamento. Nesta semana, o Waze finalizou a etapa de testes e também disponibilizou a navegação pela tela das centrais multimídias compatíveis com o Apple CarPlay.

Waze e Google Maps no Apple CarPlay
Waze e Google Maps no Apple CarPlay

Junto com o WhatsApp, Spotify, TuneIn e outros aplicativos, Waze e Google Maps podem ser utilizados sem a necessidade de estar com o celular nas mãos. Conectado via Bluetooth ou fio (dependendo do veículo), as informações e operações são feitas diretamente pela tela, diminuindo o tempo de distração do motorista. Além disso, não é mais necessário deixar o smartphone preso em algum suporte no painel ou no vidro. 

Em uso, ambos os sistemas são bem parecidos. Na tela do celular, ficam as informações do trajeto para quem preferir seguir o roteiro além do mapa. Selecionar destinos ou fazer alertas podem ser feitos pela tela da central multimídia. O Waze segue avisando sobre os radares fixos. 

Fotos: Paulo Trindade

Galeria: Waze e Google Maps no Apple CarPlay

Envie seu flagra! flagra@motor1.com