Lançados em 2012, os dois carros mais vendidos do Brasil, Onix e HB20, vão mudar no ano que vem. Enquanto Chevrolet vai ganhar uma nova geração para conviver com a atual, o Hyundai vai apostar num facelift mais profundo do que o realizado em 2016. Ambos foram notícia nesta semana com os flagras dos novos modelos em testes. Enquanto isso, a Toyota mostrou na Europa a nova geração da perua Corolla e a Lada antecipou o futuro Niva com um conceito no Salão de Moscou. Também saiu a data de estreia do futuro baby Jeep, que chega antes do esperado. E, para completar a semana, tivemos a análise do mercado nacional, que seguiu com vendas crescentes em agosto. Confira!
A GM não vai mexer em time que está ganhando. Ou seja, a marca manterá os atuais Onix e Prisma, líderes de venda, mesmo após a chegada de suas novas gerações. Isso porque os futuros hatch e sedã, já flagrados em testes no Brasil, ficarão maiores e mais sofisticados. Assim, os carros atuais serão vendidos como versões Joy, de entrada, enquanto os novos vão brigar numa faixa mais acima, onde estão VW Polo e Virtus, e os Toyota Yaris hatch e sedã. A previsão de lançamento é entre o fim de 2019 e o começo de 2020.
Novas imagens de flagra do HB20 na Coreia do Sul revelam que a mudança para a linha 2020 será menos incisiva do que o esperado. Pelo visto nas fotos do carro mais próximo, a carroceria será apenas reestilizada, mantendo diversas partes do modelo atual. A plataforma também não vai mudar, embora a mecânica deva trazer novidades. Em termos visuais, o HB20 receberá a nova linguagem visual da Hyundai, como a vista no novo Elantra. O lançamento será no segundo semestre de 2019.
Depois de anunciar a troca do nome Auris por Corolla na Europa, a Toyota mostrou nesta semana a nova (e bela) geração da perua Corolla Sports Tourer. Com estilo esportivo e porta-malas de 598 litros, a station terá uma versão a gasolina e duas híbridas. Infelizmente, tanto a perua quanto o Corolla hatch estão fora dos planos da Toyota do Brasil. Já a nova geração do sedã chega ano que vem.
O tão falado compacto da Jeep ganhou sinal verde e deverá ser lançado em cerca de dois anos. Feito sobre a plataforma do próximo Fiat Panda, o SUV terá menos de quatro metros de comprimento e atuará abaixo do Renegade. Pensado principalmente para mercados emergentes, tem grandes chances de ser vendido no Brasil.
De propriedade do Grupo Renault desde 2017, a Lada vai reviver o Niva com a plataforma B0 do Duster e sistema de tração 4x4 da aliada Nissan. É o que antecipa o conceito Lada 4x4 mostrado no Salão de Moscou, que exibe visual arrojado e interior futurista, com direito a três telas para os instrumentos e comandos principais. Deverá virar realidade em pouco tempo.
As vendas de automóveis e comerciais leves cresceram 15% em agosto na comparação do julho, e tiveram como destaque a volta da Fiat ao segundo lugar, deixando a VW em terceiro. O mês teve também o recorde de emplacamentos de diversos modelos, entre eles o líder absoluto Chevrolet Onix e o SUV Renault Captur, que pela primeira vez derrotou o Ford EcoSport nas vendas.
Foto abre: Marcelo Ferraz/UOL (flagra Onix)
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Electric Days se juntará ao Energy Summit em 2025 pela mobilidade elétrica
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Electric Days: veja ao vivo as novidades eletrificadas para o Brasil
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Electric Days: novo lote de ingressos aberto para os leitores!
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Electric Days: veja como conseguir seu ingresso e participar do evento