Desde o primeiro teaser mostrando desenhos e a silhueta de um Porsche 993, desejamos muito que este projeto do 911 da Porsche Classic fosse realmente especial. Agora temos total acesso a esta criação e francamente, não há outra forma de dizer isso: amamos.

Leia também

Precisamos ter um momento de honestidade. Há um certo desapontamento e imaginávamos que este projeto seria um pouco mais customizado. Durante as últimas semanas, a Porsche tem nos deixado curiosos e achando que veríamos algo único na carroceria. Sabíamos que o ponto de inicio era um 911 da geração 993 - a última refrigerada a ar - mas esperávamos ver algo criativo da fábrica para fazer deste clássico algo realmente único. Ao invés, a Porsche Classic basicamente restaurou um 993 do zero, criando um "novo" 911 Turbo S. A empresa até colocou o número de chassi seguinte da última unidade produzida nesta especificação em 1998. 

Porsche Project Gold
Porsche Project Gold

Isso dito, não ligamos para como o carro aparenta. A Porsche Classic deu ao 993 novos componentes e uma restauração de 18 meses, incluindo proteção anti-corrosão e processo de pintura moderno. De fato, o acabamento é o mesmo Golden Yellow Metallic usado no 911 Turbo S Exclusive Series - o único toque moderno deste renascido. O tom está no interior, na costura dos bancos, volante e painel, e nos detalhes das rodas pretas do Project Gold. Há plaquetas de identificação ao redor do carro, dentro e fora.

Como mostrado nos teasers, o motor é o do período, o 3.6 boxer de seis cilindros, refrigerado a ar, com 450 cv, cortesia de um par de turbos. A Porsche diz que é um motor totalmente novo, e tudo - desde a suspensão até o sistema de tração integral, componentes do interior e preparação do motor - foi feito na casa da Porsche Classic. Em outras palavras, a Porsche quer que você saiba que tudo é novo neste clássico 993. 

Porsche Project Gold

Há um outro aspecto dele que gostamos muito. Diversas vezes, fabricantes seguem para uma nova fase tecnologica e tenta ignorar o passado, ao menos que os compradores decidam por não ter o mais moderno. É extraordinário ver que a Porsche está homenageando o legado dos refrigerados a ar literalmente construindo este novo 993 Turbo. Infelizmente, o carro não pode rodar nas ruas, e não há planos para construir mais. 

Isso não significa que você não pode comprá-lo. A empresa o venderá no leilão da RM Sotheby de 70 anos da Porsche em Atlanta no dia 27 de outubro. Com o peso histórico que o 993 já tem - sem mencionar a raridade de um 993 Turbo S - esperamos que ele valha um bom valor. 

Galeria: Porsche Project Gold

Envie seu flagra! flagra@motor1.com