A Audi aproveitou o concurso de beleza de Pebble Beach para apresentar um novo conceito - é a primeira vez que a fabricante faz algo assim. É uma máquina fascinante, por misturar elementos de um carro de corrida, um hatch esportivo e até mesmo um pouco de motos de alto desempenho. Do lado de dentro, os designers da empresa trabalharam o carro para fazer jus ao apelido de "Nível Zero" pois, apesar de ter muita tecnologia, o motorista está totalmente no controle e não há nenhum equipamento semi-autônomo.

Na frente, o PB18 parece um cupê esportivo. Para falar a verdade, se eu te dissesse que esta é a nova geração do R8, não teria problema em convencê-lo, já que traz uma enorme grade trapezoidal e entradas de ar nas laterais, estilo que lembra muito o R8. Porém, basta olhar o PB18 de perfil ou por trás para notar que é um hatchback de duas portas. O para-brisa leva a um teto reto e uma traseira pontuda. A lanterna em LED atravessa toda a tampa do porta-malas.

 

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O PB18 utiliza um trio de motores elétricos - um transmitindo seus 204 cv de potência para o eixo dianteiro, enquanto os outros dois ficam em cada uma das rodas traseiras, com uma potência total de 612 cv. Ao ser guiado normalmente, o conceito tem um total de 680 cv e 84,6 kgfm de torque. Com o toque de um botão, fica ainda mais forte, chegando temporariamente a 775 cv. A Audi estima que, em potência máxima, o PB18 acelera até 100 km/h em cerca de 2 segundos.

A fabricante imagina que as baterias de estado sólido serão mais comuns, com uma capacidade de 95 kWh, o que daria uma autonomia de 500 km, seguindo as novas regras de teste na Europa. Uma estação de recarga de 800 volts poderia encher a bateria em apenas 15 minutos, e ainda poderia usar tecnologia de carregamento wireless por indução. Para ter o máximo de eficiência possível, os motores elétricos cuidam da frenagem, para reaproveitar a energia, usando os freios a disco somente em frenagens mais fortes.

Audi PB18 e-tron
Audi PB18 e-tron

Dentro, o esportivo lembra um pouco algumas motos, pois a cabine pode ser convertida para carregar somente uma pessoa ou ter espaço para mais um passageiro, semelhante a remover o baú na traseira da moto para ter como carregar mais alguém. Quando está com espaço para só uma pessoa, o motorista fica no centro do carro com uma visão completa do para-brisa. O vidro incorpora um sistema de realidade aumentada, mostrando informações da rua, como o traçado ideal em uma pista de corrida.  Porém, quando conta com um passageiro, o banco do motorista e os instrumentos trocam de posição para aumentar o espaço. O porta-malas tem capacidade para 470 litros, pouco menos do que os 492 litros de um Volkswagen Golf.

Audi PB18 e-tron
Audi PB18 e-tron

O PB18 seria uma máquina bem afiada nas curvas. A suspensão dianteira utiliza uma configuração push-rod, enquanto a traseira usa pull-rod - semelhante a um carro da Fórmula 1. Ambos tem amortecedores adaptativos e a traseira conta com um difusor e uma asa traseira ativos, mudando o ajuste para aumentar o downforce.

Infelizmente, o PB18 é só um conceito e todas as tecnologias não devem aparecer tão cedo nos carros de produção. Se você gostou da ideia de um Audi elétrico, o SUV E-Tron será a opção, já que ele será apresentado ainda este ano.

Galeria: Audi PB18 e-tron

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