Fiat Toro e Strada dominam vendas de picapes no 1º semestre no Brasil
Dupla da Fiat responde por 38% do total de picapes vendidas na primeira metade do ano
No geral, o segmento de picapes, tanto pequenas como médias e grandes conseguiram surfar uma boa onda de crescimento no primeiro semestre. No total, foram mais de 150 mil unidades no período. Deste volume, o grande destaque fica para domínio das picapes da Fiat, que juntas emplacaram mais de 58 mil unidades no período.
PICAPES PEQUENAS
A Strada manteve a liderança com ampla folga. A representante da Fiat foi a preferida por 5.474 consumidores, garantindo mais da metade das vendas do segmento. A alta em relação a 2017 foi de expressivos 36%.
A VW Saveiro (3.745), que em maio havia ficado cerca de 1,4 mil unidades atrás da líder, teve uma queda de 10% em relação a maior, mas ainda assim os emplacamentos foram 3% superiores ao mesmo período do ano passado. Em baixa de quase 20% nos últimos doze meses, a Chevrolet Montana (1.163), no entanto, foi a única a crescer nas últimas semanas (+20,6%) graças ao seu melhor desempenho no ano.
Picapes Pequenas |
||||||||
POS. |
MODELO |
JUN/18 |
MAI/18 |
JUN/17 |
% JUN 18 |
% MAI 18 |
VARIAÇÃO JUN/MAI |
VARIAÇÃO 2018/2017 |
1º |
FIAT STRADA |
5474 |
5581 |
4024 |
52,74% |
52,05% |
-1,92% |
36,03% |
2º |
VW SAVEIRO |
3745 |
4179 |
3633 |
36,08% |
38,97% |
-10,39% |
3,08% |
3º |
CHEVROLET MONTANA |
1161 |
963 |
1441 |
11,18% |
8,98% |
20,56% |
-19,43% |
|
|
10380 |
10723 |
9098 |
100,00% |
100,00% |
-3,20% |
14,09% |
MÉDIAS / GRANDES
À exceção da líder Fiat Toro (5.500), da segunda até a sexta colocação, todas as picapes maiores registraram incremento de vendas em relação a 2017. A vice-líder Chevrolet S10 (3.019), que repetiu a posição de maio, foi quem teve o avanço mais modesto (+0,2%).
A diferença em relação à Toyota Hilux (2.974), no entanto, foi de apenas 45 unidades. Em seu melhor momento em 2018, a Ford Ranger (1.907) retomou a quarta posição perdida para a VW Amarok (1.478) no mês anterior. Novamente em sexto, a Renault Duster Oroch (1.414) foi a campeã de crescimento (+68,5%) graças ao segundo melhor desempenho desde o lançamento, atrás apenas das 1.491 unidades de dezembro de 2015.
Em baixa de pouco mais de 11%, a Mitsubishi L200 (873) se distanciou do pelotão de cima e ficou mais próxima da Nissan Frontier (505), em alta de mais de 50%. Somadas, as cinco picapes restantes que emplacaram pelo menos uma unidade cada totalizaram apenas 86 unidades.
Picapes Médias / Grandes |
||||||||
POS. |
MODELO |
JUN/18 |
MAI/18 |
JUN/17 |
% JUN 18 |
% MAI 18 |
VARIAÇÃO JUN/MAI |
VARIAÇÃO 2018/2017 |
1º |
FIAT TORO |
5500 |
4983 |
5579 |
30,98% |
30,16% |
10,38% |
-1,42% |
2º |
CHEVROLET S10 |
3019 |
3020 |
3012 |
17,00% |
18,28% |
-0,03% |
0,23% |
3º |
TOYOTA HILUX |
2974 |
2967 |
2830 |
16,75% |
17,96% |
0,24% |
5,09% |
4º |
FORD RANGER |
1907 |
1453 |
1395 |
10,74% |
8,80% |
31,25% |
36,70% |
5º |
VW AMAROK |
1478 |
1495 |
1260 |
8,32% |
9,05% |
-1,14% |
17,30% |
6º |
RENAULT DUSTER OROCH |
1414 |
1014 |
839 |
7,96% |
6,14% |
39,45% |
68,53% |
7º |
MITSUBISHI L200 |
873 |
988 |
988 |
4,92% |
5,98% |
-11,64% |
-11,64% |
8º |
NISSAN FRONTIER |
505 |
522 |
333 |
2,84% |
3,16% |
-3,26% |
51,65% |
9º |
RAM 2500 |
79 |
70 |
62 |
0,44% |
0,42% |
12,86% |
27,42% |
10º |
LIFAN FOISON |
4 |
6 |
40 |
0,02% |
0,04% |
-33,33% |
-90,00% |
11º |
EFFA START PICK UP |
1 |
0 |
1 |
0,01% |
0,00% |
- |
0,00% |
12º |
FORD F150 / F250 |
1 |
2 |
2 |
0,01% |
0,01% |
-50,00% |
-50,00% |
13º |
RELY PICK-UP |
1 |
0 |
1 |
0,01% |
0,00% |
- |
0,00% |
|
|
17756 |
16520 |
16342 |
100,00% |
100,00% |
7,48% |
8,65% |
NO 1º SEMESTRE
Entre as picapes menores, a Strada (32.512) abriu enorme vantagem sobre a Saveiro (22.196) após uma disputa definida por pouco mais de 4 mil unidades há um ano. Única do trio a perder espaço (5.205), a Montana vendeu seis vezes menos do que a líder.
Picapes Pequenas |
||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2018 |
TOTAL 2017 |
% VARIAÇÃO 18/17 |
1º |
FIAT STRADA |
32512 |
24026 |
35,32% |
2º |
VW SAVEIRO |
22196 |
20022 |
10,86% |
3º |
CHEVROLET MONTANA |
5205 |
6322 |
-17,67% |
|
|
59913 |
50370 |
18,95% |
Na faixa superior, os nove modelos mais vendidos registraram números melhores do que os de 2017. A Toro (26.062) continuou na ponta, mas a diferença em relação à Hilux (17.442) caiu levemente. Novamente no pódio, a S10 (15.486) cresceu mais do que as líderes (+12,2%).
A Ranger (8.532) se manteve em quarto, mas a Amarok (7.959), que cresceu quase 70% no período impulsionada pela versão V6, ficou a menos de 600 unidades da Ford. Quem mais evoluiu foi a Frontier (3.441), cujas vendas saltaram mais de 80%. Insuficiente, no entanto, para tirá-la da oitava posição.
Picapes Médias / Grandes |
||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2018 |
TOTAL 2017 |
% VARIAÇÃO 18/17 |
1º |
FIAT TORO |
26062 |
24686 |
5,57% |
2º |
TOYOTA HILUX |
17442 |
15895 |
9,73% |
3º |
CHEVROLET S10 |
15486 |
13798 |
12,23% |
4º |
FORD RANGER |
8532 |
6806 |
25,36% |
5º |
VW AMAROK |
7959 |
4701 |
69,30% |
6º |
RENAULT DUSTER OROCH |
6459 |
5466 |
18,17% |
7º |
MITSUBISHI L200 |
5275 |
4863 |
8,47% |
8º |
NISSAN FRONTIER |
3441 |
1864 |
84,60% |
9º |
RAM 2500 |
252 |
234 |
7,69% |
10º |
LIFAN FOISON |
71 |
192 |
-63,02% |
11º |
FORD F150 / F250 |
8 |
6 |
33,33% |
12º |
RELY PICK-UP |
8 |
19 |
-57,89% |
13º |
AGRALE MARRUÁ |
2 |
3 |
-33,33% |
14º |
HAFEI RUIYI |
2 |
19 |
-89,47% |
15º |
CHEVROLET SILVERADO |
1 |
0 |
- |
16º |
EFFA START PICK UP |
1 |
6 |
-83,33% |
|
|
91001 |
78558 |
15,84% |
Fonte: Fenabrave
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Quer um Toyota Corolla híbrido? Agora só na versão mais cara
VW chega a um acordo com o sindicato e não fechará fábricas na Alemanha
Onix 2025: com motor do Tracker, modelo superaria Polo e HB20
Renault se posiciona sobre fusão de Nissan e Honda
BYD está em vias de alcançar 4,25 milhões de carros vendidos em 2024
Kia Sorento voltará ao Brasil em 2025 diesel e 4x4
Toyota Corolla GR Sport 2025 recebe novo visual e nova multimídia