No geral, o segmento de picapes, tanto pequenas como médias e grandes conseguiram surfar uma boa onda de crescimento no primeiro semestre. No total, foram mais de 150 mil unidades no período. Deste volume, o grande destaque fica para domínio das picapes da Fiat, que juntas emplacaram mais de 58 mil unidades no período.
A Strada manteve a liderança com ampla folga. A representante da Fiat foi a preferida por 5.474 consumidores, garantindo mais da metade das vendas do segmento. A alta em relação a 2017 foi de expressivos 36%.
A VW Saveiro (3.745), que em maio havia ficado cerca de 1,4 mil unidades atrás da líder, teve uma queda de 10% em relação a maior, mas ainda assim os emplacamentos foram 3% superiores ao mesmo período do ano passado. Em baixa de quase 20% nos últimos doze meses, a Chevrolet Montana (1.163), no entanto, foi a única a crescer nas últimas semanas (+20,6%) graças ao seu melhor desempenho no ano.
Picapes Pequenas |
||||||||
POS. |
MODELO |
JUN/18 |
MAI/18 |
JUN/17 |
% JUN 18 |
% MAI 18 |
VARIAÇÃO JUN/MAI |
VARIAÇÃO 2018/2017 |
1º |
FIAT STRADA |
5474 |
5581 |
4024 |
52,74% |
52,05% |
-1,92% |
36,03% |
2º |
VW SAVEIRO |
3745 |
4179 |
3633 |
36,08% |
38,97% |
-10,39% |
3,08% |
3º |
CHEVROLET MONTANA |
1161 |
963 |
1441 |
11,18% |
8,98% |
20,56% |
-19,43% |
|
|
10380 |
10723 |
9098 |
100,00% |
100,00% |
-3,20% |
14,09% |
À exceção da líder Fiat Toro (5.500), da segunda até a sexta colocação, todas as picapes maiores registraram incremento de vendas em relação a 2017. A vice-líder Chevrolet S10 (3.019), que repetiu a posição de maio, foi quem teve o avanço mais modesto (+0,2%).
A diferença em relação à Toyota Hilux (2.974), no entanto, foi de apenas 45 unidades. Em seu melhor momento em 2018, a Ford Ranger (1.907) retomou a quarta posição perdida para a VW Amarok (1.478) no mês anterior. Novamente em sexto, a Renault Duster Oroch (1.414) foi a campeã de crescimento (+68,5%) graças ao segundo melhor desempenho desde o lançamento, atrás apenas das 1.491 unidades de dezembro de 2015.
Em baixa de pouco mais de 11%, a Mitsubishi L200 (873) se distanciou do pelotão de cima e ficou mais próxima da Nissan Frontier (505), em alta de mais de 50%. Somadas, as cinco picapes restantes que emplacaram pelo menos uma unidade cada totalizaram apenas 86 unidades.
Picapes Médias / Grandes |
||||||||
POS. |
MODELO |
JUN/18 |
MAI/18 |
JUN/17 |
% JUN 18 |
% MAI 18 |
VARIAÇÃO JUN/MAI |
VARIAÇÃO 2018/2017 |
1º |
FIAT TORO |
5500 |
4983 |
5579 |
30,98% |
30,16% |
10,38% |
-1,42% |
2º |
CHEVROLET S10 |
3019 |
3020 |
3012 |
17,00% |
18,28% |
-0,03% |
0,23% |
3º |
TOYOTA HILUX |
2974 |
2967 |
2830 |
16,75% |
17,96% |
0,24% |
5,09% |
4º |
FORD RANGER |
1907 |
1453 |
1395 |
10,74% |
8,80% |
31,25% |
36,70% |
5º |
VW AMAROK |
1478 |
1495 |
1260 |
8,32% |
9,05% |
-1,14% |
17,30% |
6º |
RENAULT DUSTER OROCH |
1414 |
1014 |
839 |
7,96% |
6,14% |
39,45% |
68,53% |
7º |
MITSUBISHI L200 |
873 |
988 |
988 |
4,92% |
5,98% |
-11,64% |
-11,64% |
8º |
NISSAN FRONTIER |
505 |
522 |
333 |
2,84% |
3,16% |
-3,26% |
51,65% |
9º |
RAM 2500 |
79 |
70 |
62 |
0,44% |
0,42% |
12,86% |
27,42% |
10º |
LIFAN FOISON |
4 |
6 |
40 |
0,02% |
0,04% |
-33,33% |
-90,00% |
11º |
EFFA START PICK UP |
1 |
0 |
1 |
0,01% |
0,00% |
- |
0,00% |
12º |
FORD F150 / F250 |
1 |
2 |
2 |
0,01% |
0,01% |
-50,00% |
-50,00% |
13º |
RELY PICK-UP |
1 |
0 |
1 |
0,01% |
0,00% |
- |
0,00% |
|
|
17756 |
16520 |
16342 |
100,00% |
100,00% |
7,48% |
8,65% |
Entre as picapes menores, a Strada (32.512) abriu enorme vantagem sobre a Saveiro (22.196) após uma disputa definida por pouco mais de 4 mil unidades há um ano. Única do trio a perder espaço (5.205), a Montana vendeu seis vezes menos do que a líder.
Picapes Pequenas |
||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2018 |
TOTAL 2017 |
% VARIAÇÃO 18/17 |
1º |
FIAT STRADA |
32512 |
24026 |
35,32% |
2º |
VW SAVEIRO |
22196 |
20022 |
10,86% |
3º |
CHEVROLET MONTANA |
5205 |
6322 |
-17,67% |
|
|
59913 |
50370 |
18,95% |
Na faixa superior, os nove modelos mais vendidos registraram números melhores do que os de 2017. A Toro (26.062) continuou na ponta, mas a diferença em relação à Hilux (17.442) caiu levemente. Novamente no pódio, a S10 (15.486) cresceu mais do que as líderes (+12,2%).
A Ranger (8.532) se manteve em quarto, mas a Amarok (7.959), que cresceu quase 70% no período impulsionada pela versão V6, ficou a menos de 600 unidades da Ford. Quem mais evoluiu foi a Frontier (3.441), cujas vendas saltaram mais de 80%. Insuficiente, no entanto, para tirá-la da oitava posição.
Picapes Médias / Grandes |
||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2018 |
TOTAL 2017 |
% VARIAÇÃO 18/17 |
1º |
FIAT TORO |
26062 |
24686 |
5,57% |
2º |
TOYOTA HILUX |
17442 |
15895 |
9,73% |
3º |
CHEVROLET S10 |
15486 |
13798 |
12,23% |
4º |
FORD RANGER |
8532 |
6806 |
25,36% |
5º |
VW AMAROK |
7959 |
4701 |
69,30% |
6º |
RENAULT DUSTER OROCH |
6459 |
5466 |
18,17% |
7º |
MITSUBISHI L200 |
5275 |
4863 |
8,47% |
8º |
NISSAN FRONTIER |
3441 |
1864 |
84,60% |
9º |
RAM 2500 |
252 |
234 |
7,69% |
10º |
LIFAN FOISON |
71 |
192 |
-63,02% |
11º |
FORD F150 / F250 |
8 |
6 |
33,33% |
12º |
RELY PICK-UP |
8 |
19 |
-57,89% |
13º |
AGRALE MARRUÁ |
2 |
3 |
-33,33% |
14º |
HAFEI RUIYI |
2 |
19 |
-89,47% |
15º |
CHEVROLET SILVERADO |
1 |
0 |
- |
16º |
EFFA START PICK UP |
1 |
6 |
-83,33% |
|
|
91001 |
78558 |
15,84% |
Fonte: Fenabrave
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Chineses disputam para ter o híbrido mais econômico do mundo
GWM lança Haval H6 na Argentina com 2.0 turbo e sem eletrificação
VW: "décadas de problemas estruturais" levaram à crise atual
Fiat Pulse e Fastback híbridos terão duas versões; veja quais
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Nove em cada 10 Ferrari produzidas ainda estão em uso
Nome do novo SUV da VW será revelado na segunda-feira