Fiat Cronos começa a ameaçar Ford Ka Sedan pela terceira posição

Com crescimento de quase 15% nas vendas em relação a junho do ano passado, o segmento de sedãs compactos – agora unificado, para análises, com os números de sedãs de entrada – foi puxado para cima pela força de novatos. E um deles foi o grande destaque do mês.

Comparativo Fiat Cronos x VW Virtus x Honda City
Chevrolet Prisma 2019

Responsável por 4.205 emplacamentos, segundo melhor resultado desde o lançamento, o VW Virtus pela primeira vez venceu a disputa contra o até então intocável Chevrolet Prisma (3.977), que recuou mais de 40% e só não vendeu menos neste ano do que em fevereiro (3.841). O Ford Ka Sedan (3.269), que em maio havia sido o quarto, começa a ser perseguido pelo Fiat Cronos (2.999).

Já o Nissan Versa (2.696), embora com vantagem reduzida sobre o Hyundai HB20S (2.669), se aproveitou do maior avanço entre os primeiros (+41,3%) para garimpar um lugar no top 5. Oitavo na última lista, o VW Voyage (2.644) subiu uma posição, mesmo perdendo quase 20% de seus compradores nos últimos 12 meses.

Renault Logan 1.6 2017 Teste BR
Toyota Etios 2019

Após um fraco desempenho em maio, as vendas diretas turbinaram o desempenho do Renault Logan (2.497) em quase 85% nas últimas semanas, suficiente para fazê-lo abrir vantagem sobre o Toyota Etios Sedan (1.850), que não vendia tão pouco desde fevereiro de 2016 (1.776). Ofuscado pelos novatos, o Chevrolet Cobalt (1.634) vendeu menos da metade do líder.

Para o Grand Siena, mais notícias ruins: as 1.300 unidades representaram o pior desempenho para o Fiat desde janeiro de 2002, último mês com dados ainda disponibilizados pela Fenabrave. Vale ressaltar, no entanto, que naquela época ainda havia o Siena sendo contabilizado. O Honda City, com 1.021 emplacamentos, teve seu mês mais fraco desde a reestilização. Ainda sem vendas oficiais, o Toyota Yaris Sedan teve 4 emplacamentos e deixou a lanterna para o Chery Celer Sedan (1) praticamente abandonado.

Sedãs Compactos

POS.

MODELO

JUN/18

MAI/18

JUN/17

% JUN 18

% MAI 18

VARIAÇÃO JUN/MAI

VARIAÇÃO 2018/2017

VW VIRTUS

4205

4271

0

13,56%

13,75%

-1,55%

NOVO

CHEVROLET PRISMA

3977

5022

6635

12,82%

16,17%

-20,81%

-40,06%

FORD KA SEDAN

3269

2923

2499

10,54%

9,41%

11,84%

30,81%

FIAT CRONOS

2999

3148

0

9,67%

10,13%

-4,73%

NOVO

NISSAN VERSA

2696

2543

1908

8,69%

8,19%

6,02%

41,30%

HYUNDAI HB20S

2669

2512

2466

8,61%

8,09%

6,25%

8,23%

VW VOYAGE

2644

2323

3293

8,52%

7,48%

13,82%

-19,71%

RENAULT LOGAN

2497

1351

2261

8,05%

4,35%

84,83%

10,44%

TOYOTA ETIOS SEDAN

1850

2472

2461

5,96%

7,96%

-25,16%

-24,83%

10º

CHEVROLET COBALT

1634

1579

1902

5,27%

5,08%

3,48%

-14,09%

11º

FIAT GRAND SIENA

1300

1465

1989

4,19%

4,72%

-11,26%

-34,64%

12º

HONDA CITY

1021

1170

1565

3,29%

3,77%

-12,74%

-34,76%

13º

FORD NEW FIESTA SEDAN

217

213

1

0,70%

0,69%

1,88%

21600,00%

14º

LIFAN LF530

32

58

72

0,10%

0,19%

-44,83%

-55,56%

15º

TOYOTA YARIS SEDAN

4

11

0

0,01%

0,04%

-63,64%

NOVO

16º

CHERY CELER SEDAN

1

3

21

0,00%

0,01%

-66,67%

-95,24%

 

 

31015

31064

27073

100,00%

100,00%

-0,16%

14,56%

Observação:

- Sedãs de entrada e sedãs compactos, separados até maio, passaram a fazer parte de uma única análise a partir dos dados de junho/18.

NO 1º SEMESTRE

Apesar do crescimento modesto em relação a 2017 (+2,6%), o Prisma encerrou o 1º semestre com 32.017 emplacamentos, quase o dobro do registrado pelo Ka Sedan e pelo Virtus, ambos empatados com 16.937 unidades. O representante da Ford, aliás, viu as vendas avançarem quase 36%.

VW Gol e Voyage 2019
Hyundai HB20S 2019
Vice-líder no mesmo período do ano passado, o Voyage (15.282) perdeu 17% de seus compradores e caiu para a quinta posição, bem próximo do HB20S (15.447), além de enxergar o Etios Sedan (14.927) pelo retrovisor. Dono da maior alta entre os líderes (+41,7%), o Versa (12.908) superou o Logan (10.098) – entre ambos, o novato Cronos foi o preferido por 11.186 pessoas.

Destaque negativo para o Grand Siena (8.545), em baixa de mais de 35% e que viu a diferença em relação ao Cobalt (8.310), de quase 2 mil unidades há um ano, cair para pouco mais de 200 unidades.

Ausente das concessionárias durante boa parte do ano passado, o New Fiesta Sedan (1.138) emplacou quase 20 vezes mais. Ainda assim, o número foi menos de 20% do total registrado pelo Honda City (6.335), que figurou numa modesta 12ª posição.

Sedãs Compactos

POS.

MODELO

TOTAL 2018

TOTAL 2017

% VARIAÇÃO 18/17

CHEVROLET PRISMA

32017

31202

2,61%

FORD KA SEDAN

16937

12469

35,83%

VW VIRTUS

16937

0

NOVO

HYUNDAI HB20S

15447

14862

3,94%

VW VOYAGE

15282

18413

-17,00%

TOYOTA ETIOS SEDAN

14927

14637

1,98%

NISSAN VERSA

12909

9113

41,65%

FIAT CRONOS

11186

0

NOVO

RENAULT LOGAN

10098

10909

-7,43%

10º

FIAT GRAND SIENA

8545

13148

-35,01%

11º

CHEVROLET COBALT

8310

11487

-27,66%

12º

HONDA CITY

6335

7796

-18,74%

13º

FORD NEW FIESTA SEDAN

1138

56

1932,14%

14º

LIFAN LF530

275

389

-29,31%

15º

CHERY CELER SEDAN

64

128

-50,00%

16º

TOYOTA YARIS SEDAN

15

0

NOVO

 

 

170422

144609

17,85%

Fonte: Fenabrave

Galeria: VW Virtus Highline avaliação

Foto de: Redação