#TBT Motor1.com: Ford Maverick completa 45 anos de Brasil

Sonho de consumo dos anos 1970, modelo teve vida curta no mercado nacional

Ford Maverick #TBT Ford Maverick #TBT

Um dos sonhos de consumo da juventude dos anos 1970 está completando 45 anos de lançamento no país. Estamos falando do Ford Maverick, cupê esportivo lançado em 1969 nos Estados Unidos e apresentado ao público brasileiro no Salão do Automóvel de 1972. A produção em São Bernardo do Campo (SP) começaria no ano seguinte, mas duraria apenas seis anos. 

Inspirado no Mustang, o Maverick tinha uma proposta mais despojada, sendo menor no tamanho e no preço. Foi a resposta da Ford para enfrentar, nos EUA, o crescimento dos carros europeus e japoneses. Sucesso imediato, vendeu 579 mil unidades logo no primeiro ano de loja na terra do Tio Sam.  

Enquanto isso, no Brasil, a Ford buscava um modelo para ocupar o espaço entre o Corcel e o Galaxie. Aí que entrou o Maverick. Com motor dianteiro e tração traseira, ele estreou em 1973 inicialmente apenas na configuração cupê de duas portas com as versões Super, Super Luxo e GT. As duas primeiras tinham motor 3.0 de 6 cilindros em linha, de 112 cv, com câmbio manual de 4 marchas ou automático de 3 posições com alavanca na coluna de direção. Já a GT trazia motor 5.0 V8 de 197 cv e câmbio manual, tendo produção limitada para reforçar a esportividade e exclusividade do modelo . 

No mesmo ano, o Maverick ganhava uma opção mais familiar com o lançamento do sedã 4 portas. 

Leia também:

A crise do petróleo, porém, mudou de uma hora para outra o perfil do mercado local. Para reagir, em 1975 a Ford trocou o motor de seis cilindros por um menor e mais econômico, com 4 cilindros, 2.3 litros e 99 cv de potência. Até mesmo a versão GT receberia o 2.3 mais tarde, deixando o V8 como opcional. 

O Maverick deixou de ser produzido em 1979, com 108.106 unidades vendidas no Brasil. É cultuado até hoje por colecionadores de carros antigos, principalmente na versão V8. E pode voltar ao mercado. Mas, calma, apenas o nome. Maverick é cotado para batizar um SUV de proposta mais off-road que a Ford está desenvolvendo nos EUA e pode ser vendido globalmente. 

Fotos: divulgação

Envie seu flagra! flagra@motor1.com