Um dos sonhos de consumo da juventude dos anos 1970 está completando 45 anos de lançamento no país. Estamos falando do Ford Maverick, cupê esportivo lançado em 1969 nos Estados Unidos e apresentado ao público brasileiro no Salão do Automóvel de 1972. A produção em São Bernardo do Campo (SP) começaria no ano seguinte, mas duraria apenas seis anos. 

Inspirado no Mustang, o Maverick tinha uma proposta mais despojada, sendo menor no tamanho e no preço. Foi a resposta da Ford para enfrentar, nos EUA, o crescimento dos carros europeus e japoneses. Sucesso imediato, vendeu 579 mil unidades logo no primeiro ano de loja na terra do Tio Sam.  

Enquanto isso, no Brasil, a Ford buscava um modelo para ocupar o espaço entre o Corcel e o Galaxie. Aí que entrou o Maverick. Com motor dianteiro e tração traseira, ele estreou em 1973 inicialmente apenas na configuração cupê de duas portas com as versões Super, Super Luxo e GT. As duas primeiras tinham motor 3.0 de 6 cilindros em linha, de 112 cv, com câmbio manual de 4 marchas ou automático de 3 posições com alavanca na coluna de direção. Já a GT trazia motor 5.0 V8 de 197 cv e câmbio manual, tendo produção limitada para reforçar a esportividade e exclusividade do modelo . 

No mesmo ano, o Maverick ganhava uma opção mais familiar com o lançamento do sedã 4 portas. 

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A crise do petróleo, porém, mudou de uma hora para outra o perfil do mercado local. Para reagir, em 1975 a Ford trocou o motor de seis cilindros por um menor e mais econômico, com 4 cilindros, 2.3 litros e 99 cv de potência. Até mesmo a versão GT receberia o 2.3 mais tarde, deixando o V8 como opcional. 

O Maverick deixou de ser produzido em 1979, com 108.106 unidades vendidas no Brasil. É cultuado até hoje por colecionadores de carros antigos, principalmente na versão V8. E pode voltar ao mercado. Mas, calma, apenas o nome. Maverick é cotado para batizar um SUV de proposta mais off-road que a Ford está desenvolvendo nos EUA e pode ser vendido globalmente. 

Fotos: divulgação

Galeria: Ford Maverick #TBT

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