A Volkswagen prometeu muita coisa até 2020. Serão 20 lançamentos, alguns deles já realizados como o sedã Virtus, Amarok V6 e Tiguan AllSpace. Este ano ainda vem coisa boa por aí, como o T-Cross, o SUV do Polo que já avistamos em testes em São Bernardo do Campo (SP). Um dos últimos da lista, e também um dos mais importantes, será o Tarek, SUV médio para enfrentar o sucesso do Jeep Compass. A fabricante já trabalha na versão latina dele, utilizando um Golf Variant como mula - ou seja, com a base do novo carro debaixo da carroceria da perua.

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Durante o test-drive do novo Lifan X80, cruzamos com uma grande quantidade de carros da Volkswagen. Foram incontáveis Gol, Voyage, Polo e Virtus, todos com placas verde e, possivelmente, testando o motor 1.6 com câmbio automático, novidade que chegará aos quatro modelos no 2º semestre. Mas só encontramos um modelo da VW no mesmo sentido em que estávamos: duas Golf Variant sem camuflagem, seguidas por um Golf GTI.

Volkswagen Tharu - Fotos oficiais

Encontrar duas Variant em testes é estranho, considerando que a marca já havia apresentado a linha 2018 do Golf na semana anterior. Quando observamos melhor, vimos que a perua estava mais alta que o normal e, quando passaram do nosso lado, pudemos ver que tinha as caixas de rodas alargadas. Ou seja, é uma mula para algo maior, mas com a mesma plataforma MQB. O único produto com essa arquitetura na lista de lançamentos é o Tarek.

E por que usar a Variant? É o carro que chega mais perto das medidas oficiais do Tarek. A perua mede 2,64 metros de entreeixos e, esticada, poderia facilmente estar com 4 cm a mais entre as rodas para chegar aos 2,68 m de entreeixos do Tarek – medida oficial divulgada na China. Além disso, fica mais fácil de testar a mecânica, já que o SUV deverá utilizar o mesmo motor 1.4 TSI de 150 cv com câmbio automático Tiptronic de 6 marchas. Basta adicionar lastros para deixar o peso parecido como o do SUV médio e, entre outras mudanças, tem-se uma base para testes.

Volkswagen Tharu - Fotos oficiais

Apesar do desenvolvimento do SUV para o nosso mercado já ter começado, o Tarek ainda levará um tempo para chegar por aqui. Será feito na Argentina, onde a marca disse que será o último país da lista (que conta com China, Rússia e México) a iniciar sua produção. Deve começar a ser fabricado no final de 2019, para chegar às lojas em 2020.

Quando chegar, será posicionado entre o T-Cross e o Tiguan AllSpace, exatamente onde se encontram as versões mais vendidas do Compass (de R$ 110 mil a R$ 130 mil). 

Fotos: O Crítico Automotivo

Galeria: Volkswagen Tarek - Mula de testes

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