De olho no sucesso comercial dos esportivos elétricos de luxo da Tesla, e também nas dificuldades de produção enfrentadas pela marca americana, a Mercedes-Benz anunciou que irá produzir um inédito carro compacto totalmente elétrico na fábrica da Smart de Hambach, França. De fato, a montadora alemã já havia revelado que produziria junto com os compactos da Smart um de seus futuros modelos elétricos com a marca da estrela, mas agora explicou mais precisamente que será um "compacto". Vale lembrar que um compacto europeu é modelo de porte semelhante a um Classe A, um carro médio para nós.

O EQA, modelo conceitual justamente com porte semelhante ao do novo Classe A, é o carro que deve ser produzido na planta francesa em 2020. Para isso, a Daimler investirá 500 milhões de euros (cerca de 589 milhões de dólares) para preparar a linha de produção com novos maquinários e tecnologia. 

Mercedes-Benz Concept EQA

Dieter Zetsche, CEO da Daimler famoso pelo extragavante bigode, se encontrou nesta semana com o presidente da França, Emmanuel Macron, para confirmar os novos investimentos na fábrica francesa para produzir uma nova geração de veículos.

Veja mais notícias da Mercedes-Benz:

Em seu Linkedin, adaptou o famoso lema da Revolução francesa "liberté, égalité & fraternité" (liberdade, igualdade e fraternidade) para comunicar a produção do novo modelo elétrico em solo francês:

Tudo pronto para mais liberdade, igualdade & e-mobilidade: nossa planta da Smart em Hambach, França, também irá produzir um compacto elétrico  Mercedes-Benz.

 

Assim como outras grandes montadoras, a Mercedes-Benz também tem uma meta de eletrificação de sua frota que prevê o lançamento de mais de 10 veículos 100% elétricos até 2022. 

O Mercedes-Benz Concept EQA, revelado em setembro do ano passado, é o protótipo de um carro elétrico com alcance de cerca de 400 quilômetros. Além do visual com traços semelhantes ao do Classe A, tem como diferencial o sistema de recarga da baterias sem fio. 

No entanto, antes do EQA ver a luz do dia, um modelo "da moda" deve ganhar as ruas no ano que vem. A montadora alemã já prepara para produzir utilitário esportivo totalmente elétrico, o EQC, em Bremen em 2019. O novo SUV compartilhará a mesma plataforma do GLC, o veículo utilitário esportivo mais vendido da Mercedes-Benz.

Fotos: Divulgação

Galeria: Mercedes-Benz Concept EQA

Envie seu flagra! flagra@motor1.com