Apesar da popularidade e da boa aceitação que recebeu durante a apresentação no Salão de Nova York, a picape Atlas Tanoak ainda não recebeu luz verde para produção por parte da Volkswagen. Sempre que questionada sobre o assunto, a marca desconversa, abrindo margem para especulações e rumores. Enquanto a resposta não sai, adiantamos aqui detalhes do desenvolvimento do conceito, incluindo técnicas baseadas no uso de argila e sketches inéditos.

Leia também:

Volkswagen Atlas Tanoak - Novos sketches

Construída sobre a plataforma modular MQB (do Golf), a Atlas Tanoak não nega o parentesco com o irmão SUV. A linguagem de design é exatamente a mesma e até partes da carroceria são comuns, como as portas dianteiras e as caixas de roda quadradas. Apesar disso, a picape teve a distância entre-eixos alongada em 28 cm e o comprimento total em 40 cm. Também é 5 cm mais alta e possui caçamba com 1,28 metro de largura livre entre as caixas de roda - o que garante versatilidade no transporte de cargas volumosas.

"Nós procuramos versatilidade, funcionalidade. Sempre pensamos no lado do cliente: o que o consumidor espera da Volkswagen? O que deveria ser diferente? Quando você compra Volkswagen você procura algo que é projetado, bem pensado", afirmou recentemente Klaus Bischoff, chefe do departamento de design da marca.

Volkswagen Atlas Tanoak - Novos sketches

"Se você entrar nesse território, precisa pensar em algo legal e em algo que funcione. Você não pode fazer algo que não seja sério", completou, insinuando que o 'OK' para produção em série pode estar sendo discutido internamente. "As picapes são claramente americanas", finalizou.

Apesar do mistério que envolve o projeto, é fato que a VW está atenta ao crescimento vivido pelo segmento de picapes médias na América do Norte. Toyota Tacoma, Chevrolet Colorado (irmã de projeto da nossa S10) e GMC Canyon acumulam boas vendas por lá, e recentemente a Ford anunciou seu retorno à disputa com o lançamento da Ranger em versão local. A Tanoak poderia facilmente entrar na briga, apostando na construção do tipo monobloco, assim como a Honda já faz com a Ridgeline.

Fotos: Divulgação 

Galeria: Volkswagen Atlas Tanoak - Novos sketches

Envie seu flagra! flagra@motor1.com