Desde o começo de sua vida em 1998, o Ford Focus vendeu mais de 16 milhões de unidades pelo mundo, 7 milhões delas apenas na Europa. A fabricante norte-americana espera continuar este sucesso com a quarta geração do hatch médio, revelada hoje (9 de abril). Como o novo Fiesta cresceu, o Focus tinha que crescer também, além de subir o nível em acabamento, tecnologia e motorização. Até o momento, a Ford do Brasil não confirma o lançamento no nosso mercado e seguirá vendendo a terceira geração, fabricada na Argentina. Enquanto eles decidem, vamos conhecer o novo Focus 2019.
A quarta geração do Focus, na primeira vista, parece nova somente no nome. Ao vê-lo de lado, não parece ser o mais original da categoria, só que também não é o menos atraente. As colunas A foram recuadas e posicionadas mais na vertical para aumentar a presença e dinamismo do veículo. O corte dos vidros laterais e da janela espia mudaram significantemente, a asa traseira foi redimensionada e os balanços estão mais curtos. Na frente, a grade ficou maior, mas ainda seguindo a identidade visual da marca que estreou com o Fusion. O novo para-choque, as luzes de LED invadindo o porta-malas e e a inscrição Focus fecham a parte traseira.
No interior, há uma tela sensível ao toque de 8 polegadas sobre o console central, compatível com Apple CarPlay e Android Auto, rodando o sistema Sync 3 e que pode ser controlado por gestos.
A Ford irá oferecer o carro na versão hatch, perua e, em alguns mercados, na forma de um sedã. A linha irá incluir as versões normais Trend e Titanium, a esportivada ST Line (com difusor traseiro, grade específica, exaustor com ponteira dupla e etc), assim como a luxuosa Vignale com detalhes cromados e diferenças na grade. E precisamos destacar a chegada da variante Active, que recebe detalhes aventureiros como proteção plástica nas laterais e caixas de roda.
Esta nova geração é cheia de equipamentos tecnológicos, desde o sistema de estacionamento automático Active Park Assist até os faróis adaptativos em Full-LED (incluindo setas) e frenagem automática de emergência, que também detecta pedestres e ciclistas. Um sistema chamado Evasive Steering Assist ajuda a desviar de veículos lentos ou parados enquanto roda em baixa velocidade. O controle de cruzeiro adaptativo com stop and go (que para completamente conforme o trânsito à frente) funciona em conjunto com reconhecimento de placas e assistente de permanência em faixa. Um head-up display oferecido em algumas versões ajuda a não tirar os olhos da rua. Por fim, também recebe o sistema FordPass Connect, que transforma o carro em um ponto Wi-Fi capaz de fornecer internet para até 10 aparelhos, e carregador sem fio para smartphones.
O novo Focus inaugura uma nova plataforma chamada C2, que traz mais segurança e rigidez estrutural, enquanto reduz o peso em cerca de 90 kg. O entre-eixos está 53 milímetros mais longo, o que permitiu ter rodas mais largas e mais espaço interno, principalmente para os bancos traseiros. Os europeus poderão escolher entre uma série de motores. Em essência, há o 1.0 EcoBoost turbo, nas versões de 85 cv, 100 cv e 125 cv, assim como o 1.5 EcoBoost de 150 cv e 182 cv. Ambos os motores tem três cilindros e tecnologia de desativação de cilindro, para reduzir o consumo. As opções a diesel serão o 1.5 de 95 cv e 120 cv, e o 2.0 EcoBlue de 150 cv. Os motores mais potentes utilizarão o novo câmbio automático de 8 marchas, controlado por um controle giratório, no mesmo estilo que o Fusion, além de ter a opção de escolher três modos de direção: Normal, Sport e Eco. Os demais usarão uma nova transmissão manual de 6 marchas.
A produção do Focus será em Saarlouis (Alemanha), chegando à Europa para brigar com Volkswagen Golf e Renault Megane. Por aqui, a nova geração do hatch médio ainda não tem previsão de estreia, com sua fabricação na Argentina em dúvida.
Fotos: Divulgação
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