Seria a station-wagon top de linha da Audi. Seria...

Nome: Audi Avantissimo

Estreia: Salão de Frankfurt 2001

Especificações: 4.2 V8 biturbo de 430 cv e 61,2 kgfm de torque, tração integral Quattro, transmissão automática de 6 marchas, carroceria de alumínio.

Porque lembramos dele:

A ideia de uma perua grande de luxo da Audi poderia interessar a quem não quer entrar na onda dos SUVS.

Audi Avantissimo Concept 2001
Audi Avantissimo Concept 2001

Lembra quando a Audi brincou com nossas emoções e mostrou um A8 Coupe no Salão de Genebra de 1997? A marca alemã nos deixou chupando o dedo de novo quatro anos depois, quando revelou o Avantissimo em Frankfurt (Alemanha), como uma proposta de um A8 station-wagon. Só que, assim como no caso do cupê, este conceito nunca tornou-se um modelo de produção.

O Avantissimo, na verdade, adiantava duas coisas: a segunda geração do A8 (D3), lançada um ano depois dessa apresentação, e a central multimídia Multi Media Interface (MMI), sistema que ainda é utilizado. Largo e imponente, o protótipo tinha um pouco mais de 5 metros de comprimento, 1,91 m de largura e 1,43 m de altura, com design futurista.

Audi Avantissimo Concept 2001
Audi Avantissimo Concept 2001

Contava com carroceria de alumínio, para ficar o mais leve possível. E foi criado com um teto de vidro e painéis fotovoltaicos para absorver a energia do sol, utilizada para dar energia ao sistema de ventilação do carro enquanto o motor estiver desligado, evitando gasto de combustível.

Leia também:

Falando no motor, os engenheiros da Audi colocaram o então novo 4.2 V8 biturbo, transmitindo a potência para as quatro rodas usando o sistema Quattro e a transmissão automática de 6 marchas, que podia ser controlada por aletas atrás do volante.

Audi Avantissimo Concept 2001
Audi Avantissimo Concept 2001

As enormes rodas aro 22" de liga leve com acabamento polido usavam um sistema diferente de presilhas, que efetivamente acabavam com o risco do pneu destalonar. Com sensores internos de pressão, os pneus eram do tipo "run flat", capazes de rodar mais de 200 km a até 80 km/h caso estivessem furados. Os faróis bi-xênon também eram especiais, utilizando refletores móveis que permitiam iluminar a curva ao girar o volante para os lados, aumentando a visibilidade.

Apesar de todos estes itens, o Avantissimo não passou de um conceito. Com a Audi agora de olho nos SUVs e crossovers, não devemos ver uma perua grande para ficar acima da A6 Avant tão cedo. Na verdade, deveríamos ficar feliz por ainda apostarem em algumas station wagons.

Fotos: Divulgação

Galeria: Audi Avantissimo Concept 2001