10 SUVs e aventureiros que desapareceram em plena era... SUV!

Enquanto alguns correm para entrar no segmento, outros já disseram adeus

SUVs que deixaram de ser produzidos SUVs que deixaram de ser produzidos

Atual mercado mais disputado mundo afora, o filão dos SUVs é onde todo fabricante almeja estar - muitas vezes com modelos de diversos tamanhos e versões. Mas nem todos têm histórias de sucesso para contar, seja por conta de um modelo ou mesmo uma marca inteira que deixou de atrair o consumidor. Confira na galeria acima 10 casos que separamos, no Brasil e no mundo!

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Land Rover Freelander

Substituído pelo Discovery Sport, o Freelander deixou um buraco na linha Land Rover. Explicamos: o Sport é maior e mais familiar que o Freelander, que, vale lembrar, teve até versão curta de 2 portas e com capota de tecido no começo de sua vida. Ou seja, era um modelo mais jovem e esportivo. Muito foi especulado sobre um novo SUV compacto da Land Rover para ser o carro de entrada da marca, mas, até agora, nada...

Fiat Freemont

Versão Fiat do norte-americano Dodge Journey, o Freemont chegou a fazer relativo sucesso no Brasil. Com amplo espaço interno (7 lugares), design imponente e rodar macio, era uma opção bastante indicada para famílias. Tinha motor 2.4 a gasolina com câmbio automático de 4 marchas, depois substituído por um de 6 posições (apenas o Journey tinha opção V6). Poderia ter dado lugar a uma versão SUV da picape Toro, mas a FCA preferiu focar seus SUVs na Jeep.

Nissan X-Terra

Quando a Nissan resolveu fazer a Frontier no Brasil, a marca aproveitou também para montar sua versão SUV, o X-Terra. Tinha o mesmo motor 2.8 turbodiesel MWM com câmbio manual e tração 4x4 com reduzida da picape, porém, com proposta mais off-road. Sem sucesso, ele não emplacou nova geração, embora ainda seja vendido nos EUA com a cara da Frontier antiga. Flagras na Ásia mostram uma versão SUV da nova Frontier, indicando que o X-Terra deverá voltar à cena como carro global. 

Mitsubishi Pajero TR4

Nascido como Pajero iO, quando ainda era importado, o TR4 ganhou esse nome quando passou a ser produzido em Catalão (GO). Tinha motor 2.0 16V com câmbio manual ou automático, sempre com tração 4x4 e reduzida - tanto que era um dos modelos mais off-road de sua classe. Passou por duas reestilizações, mas não resistiu à invasão dos crossovers mais urbanos, como o próprio Mitsubishi ASX, e acabou saindo de linha.

Fiat Palio Adventure

Nascida em 1999, foi a primeira perua nacional com pegada aventureira. A receita era simples: suspensão reforçada e elevada, pneus de uso misto, para-choques sem pintura, quebra-mato na dianteira e proteção plástica nas caixas de roda. Fez sucesso imediato, acompanhando a Palio Weekend em diversas reestilizações e trocas de motores até a saída de linha, no fim do ano passado. Teve motores 1.6 8V, 1.6 16V, 1.8 8V de origem GM e finalmente, o 1.8 16V E-TorQ. Também chegou a ganhar diferencial com bloqueio mecânico, para compensar a falta de uma tração 4x4. Perdeu apelo com a chegada dos SUVs e a derrocada das peruas.

VW CrossFox

Mais um que nasceu na onda aventureira em 2004, influenciado pelo sucesso da Palio Adventure e do Ford EcoSport. Misturava soluções dos dos rivais, como o quebra-mato na dianteira do Fiat, e o estepe preso à tampa traseira do Ford. Tinha motor 1.6 8V e altura do solo elevada, ganhando, na sua última atualização (foram três "gerações"), o propulsor 1.6 16V MSI e o controle de estabilidade e tração, que funcionava também como bloqueio do diferencial. Deixou de ser fabricado no ano passado, com a chegada do Polo e a redução da gama Fox para apenas duas versões. Em 2019 virá o primeiro SUV compacto da VW, o T-Cross, para ocupar a lacuna deixada pelo CrossFox.

Hyundai Terracan/Veracruz

Produzido entre 2001 e 2007, o Terracan era baseado no chassi da segunda geração do Mitsubishi Pajero e oferecia duas opções de motor: 2.9 de quatro cilindros ou 3.5 V6 - ambos da própria Hyundai. Chegou a ser vendido no Brasil, sedimentando o caminho para o Tucson entre os SUVs da marca coreana. Foi substituído pelo Veracruz, projeto 100% Hyundai com foco mais familiar. Mas o Veracruz também não foi longe e acabou dando lugar ao Santa Fe de 7 lugares.

Subaru Tribeca

Embalada pelo sucesso da perua aventureira Outback, que vive até hoje, a Subaru resolveu criar mais um crossover sobre a plataforma do Legacy. Assim, em 2005 nascia o Tribeca, com nome que homenageia o bairro de Nova York, obviamente de olho no mercado norte-americano. Mas foi vendido também no Brasil, Chile, Argentina e China, além de alguns países do sudoeste da Ásia. Tinha motor de 6 cilindros boxer, de 3.0 e depois 3.6 litros, passando por duas gerações. Com vendas em baixa, saiu de produção no começo de 2014.

Hummer

Bravo combatente da Guerra do Golfo, o Hummer ganhou a versão civil H1 em 1991. O sucesso das ruas fez a marca, de propriedade da GM, lançar ainda os modelos menores H2 e H3 (baseados em utilitários da Chevrolet), com foco cada vez mais urbano, mas mantendo elementos de design do modelo militar. Alguns chegaram ao Brasil via importação independente, mas a marca não aguentou a crise norte-americana de 2009 e pediu falência em 2010.

Daihatsu Terios

O pequenino Terios fez sucesso ao ser lançado, em 2008, por causa do design simpático e da tração 4x4. Era um mini-SUV que estava à frente de seu tempo, trazendo motor 1.3 e até versão com câmbio automático. A Daihatsu acabou fechando suas portas no Brasil, mas, nas mãos da Toyota, segue firme na Ásia, onde o Terios conheceu sua terceira geração em 2017. A Toyota estuda a volta dos modelos Daihatsu para o Brasil, no caso com o Dn-Trec, SUV compacto conceitual que se tornará realidade nos próximos anos. Tem estilo e porte na medida para ser o Terios dos anos 2020.

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