Audi Q8
O maior SUV da Audi está confirmado para o Brasil desde maio do ano passado, prometido pelo presidente da marca no Brasil, Johannes Roscheck. Começará a ser produzido neste mês, na Eslováquia. Foi adiantado por um conceito no Salão de Detroit (EUA) de 2017, com design inspirado em cupês. A motorização ainda é um mistério, mas deve vir com o 3.0 V6 combinado a um elétrico, com potência na casa dos 450 cv.
BMW X3
Até agora produzido no Brasil, o X3 trocará de geração e passará a ser importado dos Estados Unidos. Previsto para chegar até abril, o SUV já está em pré-venda, embora sem preços divulgados. Terá duas versões. A primeira é a xDrive30i X-Line, com motor 2.0 biturbo de 252 cv, tração integral e câmbio automático de 8 marchas. A segunda é a M40i, com pegada esportiva, usando o motor 3.0 de 360 cv da BMW M Performance.
Chery Tiggo 2
Apesar das promessas de novos tempos, 2017 foi um ano difícil para a Chery. O Tiggo 2 já deveria estar entre nós, mas acabou atrasado por conta de greves na fábrica em Jacareí (SP). Assim que a greve foi resolvida, a matriz vendeu a operação brasileira para o Grupo Caoa. Apesar da nova direção, os planos do Tiggo 2 continuam de pé e ele deve chegar às lojas neste ano, com motor 1.5 de 115 cv e câmbio manual de 5 marchas.
Citroën C4 Cactus
Dentro da PSA, a Peugeot já tem uma linha de SUVs no Brasil. Falta a Citroën entrar de vez no segmento com o C4 Cactus. Será produzido em Porto Real (RJ), aproveitando a plataforma PF1 usada pelo C3 e Peugeot 208. Seus motores serão o 1.6 aspirado e o 1.6 turbo (THP), repetindo a receita do Peugeot 2008. Seguirá o design do modelo reestilizado na Europa, sem os polêmicos airbumps na lateral.
Honda CR-V
Mais de um ano depois do lançamento da quinta geração nos EUA, o Honda CR-V finalmente chegará ao Brasil. A marca trouxe o último lote da versão antiga em março do ano passado e nos deixou na espera. Virá em versão única, a topo de linha Touring, com motor 1.5 turbo de 192 cv aliado ao câmbio CVT. Contará com equipamentos de segurança como assistente de permanência em faixa, alerta de ponto cego e controle de cruzeiro adaptativo. Ainda não tem preço oficial, mas espere algo na casa dos R$ 180 mil.
Jeep Cherokee
Uma das novidades da Jeep será a versão reestilizada do Cherokee. O modelo perdeu a frente polêmica, adotando um design mais sóbrio, parecido com o do Compass. A Jeep falou pouco sobre ele até agora, revelando somente as primeiras imagens. Será apresentado no Salão de Detroit (EUA), na metade de janeiro, e já está confirmado para chegar ao Brasil no 2º semestre.
Jeep Wrangler
Além do Cherokee, a Jeep terá mais uma novidade para 2018. Trata-se da nova geração do Wrangler, seu modelo mais bruto e feito para quem quer encarar qualquer trilha. Manteve o visual clássico, focando na melhora estrutural e novos equipamentos. Agora tem motor 2.0 turbo de 272 cv, além do 3.6 V6 Pentastar de 289 cv. Desembarca por aqui no 2º semestre.
Lamborghini Urus
Após anos de espera, a Lamborghini finalmente mostrou a versão final do Urus. Seu primeiro SUV evoluiu desde o conceito e não decepciona – pelo menos no quesito desempenho. O motor 4.0 V8 biturbo entrega nada menos do que 650 cv e o faz chegar aos 100 km/h em 3,6 segundos. A fabricante quer levá-lo para Nürburgring para provar que é o SUV mais rápido da atualidade. A importadora oficial Via Itália irá trazê-lo no 2º semestre deste ano.
Lifan X80
No Salão do Automóvel de 2016, a Lifan prometeu dois novos carros para o Brasil. Um deles é a versão CVT do X60, que chegou na metade do ano passado. O outro é o X80, SUV grande com capacidade para 7 pessoas e que chega ainda no 1º semestre. Virá com motor 2.0 TSI de 183 cv – sim, é TSI, pois é o motor da Volkswagen – e câmbio automático de 6 marchas.
Mitsubishi Eclipse Cross
A Mitsubishi terá mais um SUV, desta vez com revivendo o nome Eclipse. Batizado como Eclipse Cross, o crossover já foi confirmado pela fabricante para o Brasil, embora sem data de chegada. Sua motorização mais básica é a 1.5 turbo de 163 cv, com câmbio CVT, enquanto os mais caros usam o 2.2 turbodiesel (ainda sem dados revelados, pois será lançado no final do ano). Por aqui, chegará só com o 1.5 e ficará acima do ASX em posicionamento de preços.
Peugeot 5008
Enquanto a Citroën aposta em um SUV compacto, a Peugeot vai para um modelo grande com o lançamento do 5008. Tem 4,65 metros de comprimento e 7 lugares, com preço estimado por volta dos R$ 160 mil. Terá motor conhecido, o 1.6 turbo de 165 cv combinado ao câmbio automático de 6 marchas. Terá uma missão diferente, de melhorar a imagem da empresa francesa no Brasil.
Porsche Cayenne
A nova geração do SUV alemão não poderia ficar de fora, já que o Cayenne é um dos modelos mais vendidos da Porsche no Brasil. Ficou mais leve, mais espaçoso e seu design lembra mais o 911, o carro mais icônico da marca. Ainda não confirmaram qual motorização virá. Esperamos também pela versão híbrida – já que a Porsche vem investindo em modelos assim, como o Panamera.
Ssangyong Korando
A volta da SsangYong ao Brasil será feita com quatro carros. Um deles é o Korando, nome já conhecido pelos brasileiros. Foi reestilizado e trocou o motor diesel da Mercedes-Benz por um 2.2 turbodiesel de fabricação própria, com 178 cv e 41 kgfm. Será oferecido sempre com tração integral e câmbio automático de 6 marchas, em duas versões, com preços estimados entre R$ 135 mil e R$ 150 mil.
Volvo XC40
Assim como a Jaguar fez com E-Pace, a Volvo irá entrar no segmento mais abaixo dos SUVs com o inédito XC40. Confirmado pela fabricante sueca para chegar entre março e abril, virá inicialmente nas versões com o motor 2.0 turbo de 190 ou 254 cv – espere uma variante híbrida para o futuro. Com entre R$ 169.950 e R$ 209.950, já pode ser encomendado.