A Honda vai apostar novamente no sedã híbrido Insight lançando uma terceira geração do modelo. Enquanto isso, a marca adianta o modelo com um protótipo, que estará no Salão de Detroit.

Como as fotos deixam claro, o Insight será feito com o esqueleto do Honda Civic, apesar de ter uma carroceria nova com um caimento do teto diferente, para maximizar o desempenho aerodinâmico. E não, as rodas de 19" deste conceito não devem ser usadas na versão de produção, mas o formato básico e design deve ser aproveitado. Promete coisas como faróis e lanternas em LED, painel de instrumentos totalmente digital, central multimídia de 8 polegadas (com botão físico para o volume) e o pacote de segurança Honda Sensing, com itens como sensor de ponto cego, assistente de faixa e controle de cruzeiro adaptativo. Diz a fabricante que o porta-malas terá a mesma capacidade que o do Civic (de 519 litros). Infelizmente, o Insight também terá o câmbio por botões usado no Accord.

Sob a capô está uma nova versão da dupla de motores do Accord Hybrid, embora o sedã maior utilize um 2.0 de quatro cilindros em linha, enquanto o Insight terá um 1.5 de ciclo Atkinson. Henio Arcangeli, gerente geral da Honda EUA, promete que o novo Insight será mais confortável e espaçoso que o modelo anterior, com eficiência energética "comparável" a dos rivais, passando dos 21 km/l. Sabemos que a Honda está de olho no Hyundai Ioniq e no arquirrival Toyota Prius.

Honda Insight Prototype

“Nossa estratégia é popularizar os veículos eletrificados", ele explica. "Queremos oferecer grandes carros que também são eletrificados." A Honda planeja eletrificar 2/3 de sua linha global até 2030. Essa estratégia inclui modelos totalmente elétricos e até veículos movidos a hidrogênio. Arcangeli diz que "a maioria será formada por híbridos e híbridos plug-in."

Com o nome Insight morto desde 2014, e a oferta do Civic Hybrid em diversos países, qual o motivo para reviver este modelo? James Jenkins, gerente de relações públicas da Honda, diz que o Insight ainda tem um nome forte para muitos clientes. "O nome Insight ressoou bem nas clínicas."

O novo Honda Insight será produzido junto com as outras versões do Civic em Greensburg (EUA) - exceto pelas versões hatchback, feitas no Reino Unido. A geração passada era produzida apenas no Japão, mas Jenkins diz que a marca "quer produzir onde irá vendê-lo."

O novo Honda Insight começará a ser vendido ainda no 1º trimestre deste ano. 

Fonte: Honda
Fotos: Jake Holmes / Motor1.com

Galeria: Honda Insight Prototype

Envie seu flagra! flagra@motor1.com