ZF mostrará o "Carros do Sonhos" que dirige sozinho na CES 2018

Dream Car da ZF é equipado com tecnologias de inteligência artificial que já estão disponíveis para produção

Dream Car da ZF Dream Car da ZF

Provavelmente você conhece ou já ouviu falar da ZF por conta de suas transmissões. O que nem todos sabem é que a ZF é um dos principais grupos tecnológicos do mundo no que diz respeito ao setor automotivo. Além das transmissões, é especializada em sistemas de chassi, bem como em tecnologia de segurança ativa e passiva. 

Em uma visão do que o futuro reserva, a ZF lançará o Dream Car na próxima da edição CES, a maior feira de tecnologia eletroeletrônica do mundo que acontece em Las Vegas no início de janeiro. Mas por que em uma feira de tecnologia e não no Salão do Automóvel de Detroit? A resposta é simples: a tecnologia apresentada vai além do conceito carro.

Por falar nisso, o ZF Dream Car não é um carro novo no sentido estrito da palavra, mas um veículo existente (como o Opel Astra da imagem acima) equipado com uma série de tecnologias de inteligência artificial. Desenvolvido em parceria com a NVIDIA, o grande destaque é a caixa de controle com Inteligência Artificial ZF ProAI que está praticamente pronta para a produção em larga escala.

Leia também:

O elemento da novidade é a capacidade de aprender mesmo quando o veículo está parado. Na prática, a caixa de controle é capaz de registrar informações de outro veículo - isso, no entanto, em movimento - mesmo a milhares de quilômetros de distância. Essas entradas não são apenas armazenadas, mas também e acima de tudo interpretadas e usadas para aprender a dirigir na estrada, ensinando os algoritmos já escritos. Em grande escala, esta troca de informações também pode ocorrer entre veículos equipados com a mesma tecnologia, melhorando a capacidade dos carros para dirigir no lugar dos motoristas.

Do ponto de vista da industrialização, como previsto, essas tecnologias estão prontas para o início produtivo graças ao fato de que tanto o hardware quanto o software são modulares e podem ser adaptados ao nível de aplicação e automação desejado. E se, por acaso, você estiver entre aqueles que consideram carros como esse um pesadelo, coloque em sua mente que um dos principais objetivos da inteligência artificial aplicada aos veículos é reduzir os acidentes em zero.

No entanto, a caixa ProAI não é a única novidade da ZF para a CES: um inovador volante também será revelado, capaz de interpretar os gestos do motorista, ao qual ele responde com alertas através de uma tela e iluminação adaptativa. Além disso, a ZF continuou a desenvolver o serviço de micropagamentos (estacionamento, por exemplo) eWallet, que agora pode ser integrado na caixa de controle ZF ProAI.

Fotos: Divulgação

Envie seu flagra! flagra@motor1.com