Bahia presta queixa contra JAC e quer incentivos de volta
Governador aciona marca judicialmente após confirmação de fábrica em Goiás
Por um lado, a JAC Motors resolveu um de seus problemas, finalmente decidindo onde terá sua fábrica no Brasil. Porém, a questão ainda causa dores de cabeça. Isso porque Rui Costa, governador da Bahia, revelou ao jornal Correio que entrou com uma ação judicial contra a fabricante para ser ressarcido pelos incentivos concedidos. Valores não foram divulgados, porém fontes do Correio citam que ficaria em torno de R$ 100 milhões.
“Nós já acionamos judicialmente e eu estou tomando todas as medidas legais para ter o ressarcimento da JAC Motors. Inclusive, estou fazendo uma comunicação ao governo chinês, de que o seu parceiro no Brasil é uma pessoa inidônea”, afirma Rui. A marca é representada em nosso mercado pelo Grupo SHC, de Sérgio Habib. Rui vai além e diz que enviou um ofício à Embaixada Chinesa explicando as dívidas da marca com o estado e a Fazenda.
A fábrica deveria ter sido erguida em Camaçari, num terreno que foi comprado pela JAC diretamente do governo estadual. O investimento seria de R$ 1 bilhão e, na época, falava-se da produção de um novo hatchback – que evoluiu e tornou-se o crossover T40. Foi assinado um protocolo de intenções, o que levou a JAC a ser habilitada pelo Inovar-Auto.
O governador cita outros problemas. A JAC teria obtido um empréstimo da Desenbahia e ofereceu o terreno em Camaçari como garantia. “Se ele não construísse, eu iria receber aquele dinheiro como? Com um terreno que já era meu?”, explica o político.
Procurada pela reportagem de Motor1.com, a JAC Motors não se manifestou a respeito. O post será atualizado quando a marca se posicionar.
Fonte: Correio
Fotos: Divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Prefeitura de São Paulo (SP) anuncia suspensão do rodízio; veja datas
Semana Motor1.com: Ranger no Latin NCAP, a mentira do novo Celta e mais
Câmara aprova fim de pontos na CNH por não pagamento de pedágio
Novo Hyundai Palisade tem os maiores piscas que vimos num carro
Eletroescola? Projeto de lei prevê aulas de direção com carros elétricos
Com fim do Cactus, Citroen mata C4 no país; relembre história
Governo federal pode ser obrigado a abastecer carros oficiais com etanol