O crescimento de 2,2% nas vendas globais de veículos novos entre janeiro e setembro – que atingiram aproximadamente 69,3 milhões de unidades, de acordo com a consultoria focus2move -, tiveram grande contribuição das duas primeiras colocadas entre as montadoras.
Com 6.573.529 unidades, a Toyota avançou quase 4% e manteve uma vantagem superior a 1,7 milhão de unidades sobre a Volkswagen (4.867.631), que cresceu pouco mais de 3%. O bom desempenho da alemã foi capitaneado pelos avanços registrados nos EUA, na China e no Brasil.
Terceira colocada, a Ford perdeu espaço (-3,1%): com pouco mais de 4,5 milhões de unidades, a norte-americana foi afetada pela queda nas vendas em mercados essenciais como Estados Unidos, Reino Unido e, principalmente, na China, onde a retração superou os dois dígitos.
Galeria: Honda Accord 2018
A aceleração de vendas no último trimestre possibilitou à Honda ultrapassar a Nissan e garantir a quarta posição por uma vantagem de pouco mais de 43 mil unidades (3.863.770 x 3.820.470). A vencedora da disputa registrou um crescimento superior a 10%, contra 5,6% da rival.
O período definitivamente não foi bom para as marcas sul-coreanas: tanto a Hyundai (3.188.071) quanto a Kia (2.051.913), embora com posições relativamente sólidas no top 10, foram as que perderam mais espaço nos últimos doze meses, especialmente pela queda registrada no poderoso mercado chinês.
Dentre as primeiras colocadas, nenhuma cresceu tanto quanto a Renault. A francesa, com 1.952.609 unidades, viu as vendas avançarem 11,7%. Destaque também para a alta de 10,6% da Mercedes-Benz (1.909.538), que não só garantiu lugar no top 10 como também abriu boa vantagem sobre as rivais BMW (1.538.457) e Audi (1.405.870), única do trio a cair (-1,2%).
POS. | MARCA | TOTAL 2017 (JAN-SET) | % VARIAÇÃO 17/16 | SET 17 |
1º | TOYOTA | 6.573.529 | 3,90% | 758.236 |
2º | VW | 4.867.631 | 3,20% | 650.617 |
3º | FORD | 4.537.473 | -3,10% | 554.709 |
4º | HONDA | 3.863.770 | 10,10% | 470.372 |
5º | NISSAN | 3.820.470 | 5,60% | 475.328 |
6º | HYUNDAI | 3.188.071 | -10,50% | 409.570 |
7º | CHEVROLET | 2.971.089 | 0,30% | 378.459 |
8º | KIA | 2.051.913 | -8,60% | 259.729 |
9º | RENAULT | 1.952.609 | 11,70% | 230.083 |
10º | MERCEDES-BENZ | 1.909.538 | 10,60% | 234.776 |
11º | BMW | 1.538.457 | 3,90% | 198.380 |
12º | PEUGEOT | 1.527.561 | 0,50% | 174.642 |
13º | AUDI | 1.405.870 | -1,20% | 180.962 |
14º | MARUTI | 1.215.231 | 15,70% | 154.693 |
15º | FIAT | 1.212.905 | 5,30% | 131.812 |
16º | MAZDA | 1.194.287 | 2,60% | 150.999 |
17º | SUZUKI | 1.151.606 | 8,10% | 136.994 |
18º | JEEP | 1.079.325 | -2,70% | 128.044 |
19º | BUICK | 1.036.785 | -2,20% | 130.854 |
20º | CHANGAN | 965.037 | -7,60% | 108.960 |
Fonte: focus2move
Fotos: Divulgação e Motor1.com