Mais vendidos na Europa – Líder Golf cresce acima de 10%
SUV da Nissan, Qashqai é 2º em setembro
Líder, o Golf reestilizado recentemente também foi muito bem. O VW, que foi o preferido por 51.500 consumidores, registrou um avanço de 11% nos últimos doze meses. Desde julho de 2015 o campeão europeu não crescia na casa dos dois dígitos. O Renault Clio (26.902) completou o pódio, mas se manteve em 2º no total de janeiro para cá.
Preferido no Reino Unido, na Espanha e na Finlândia, o Nissan Qashqai foi um dos grandes destaques do mercado europeu em setembro. O SUV da marca japonesa emplacou expressivas 28.987 unidades, 13% a mais do que em 2016, e pela primeira vez na história foi o 2º veículo mais vendido no Velho Continente – no acumulado de 2017, o modelo é o 5º colocado.
Separados por cerca de mil unidades, Opel/Vauxhall Corsa (23.575) e VW Tiguan (22.540) vieram em seguida, embora o primeiro tenha perdido mais de 22% dos compradores desde o ano passado. Com pequeno crescimento (+3%), o Ford Focus (20.939) voltou a figurar no pelotão da frente, seguido por um VW Polo (20.446) em momento de transição para a chegada da nova geração às concessionárias.
Galeria: Toyota Yaris 2017 europeu
Além do Qashqai, outro japonês se destacou. Com 19.178 unidades, o Toyota Yaris chegou ao terceiro mês consecutivo no top 10, deixando para trás o Ford Fiesta (18.917), responsável pela maior retração dentre os modelos com números de 2016 disponíveis (-46,3%).
A Mercedes também não teve do que se queixar. Além de emplacar dois modelos no top 20 – Classe C (17.771) em 14º e Classe A (16.449) em 19º -, a marca alemã, presente no top 5, foi a única entre as oito primeiras a crescer sobre o ano passado (+0,9%).
Com 1.461.683 veículos novos comercializados, o mercado europeu experimentou queda de 2,3% nas vendas, embora o acumulado de 2017 (11.979.598) permaneça positivo (+3,2%). A VW (157.029) foi a líder absoluta na disputa entre montadoras, mas a diferença da Renault (95.160), 2ª, para a Mercedes (92.372), 5ª, foi inferior a três mil unidades.
POS. |
MODELO |
SET.17 |
% MERCADO |
SET.16 |
% VARIAÇÃO |
1 |
VW GOLF |
51.500 |
3,5% |
46.392 |
11,0% |
2 |
NISSAN QASHQAI |
28.987 |
2,0% |
25.570 |
13,4% |
3 |
RENAULT CLIO |
26.902 |
1,8% |
26.107 |
3,0% |
4 |
OPEL/VAUXHALL CORSA |
23.575 |
1,6% |
30.370 |
-22,4% |
5 |
VW TIGUAN |
22.540 |
1,5% |
22.124 |
1,9% |
6 |
FORD FOCUS |
20.939 |
1,4% |
20.330 |
3,0% |
7 |
VW POLO |
20.446 |
1,4% |
31.753 |
-35,6% |
8 |
SKODA OCTAVIA |
20.399 |
1,4% |
20.803 |
-1,9% |
9 |
PEUGEOT 208 |
20.145 |
1,4% |
23.474 |
-14,2% |
10 |
TOYOTA YARIS |
19.178 |
1,3% |
18.837 |
1,8% |
11 |
FORD FIESTA |
18.917 |
1,3% |
35.235 |
-46,3% |
12 |
RENAULT CAPTUR |
18.858 |
1,3% |
20.652 |
-8,7% |
13 |
FIAT 500 |
18.837 |
1,3% |
20.005 |
-5,8% |
14 |
MERCEDES CLASSE C |
17.771 |
1,2% |
21.070 |
-15,7% |
15 |
OPEL/VAUXHALL MOKKA |
16.911 |
1,2% |
- |
- |
16 |
SKODA FABIA |
16.640 |
1,1% |
17.067 |
-2,5% |
17 |
AUDI A3 |
16.639 |
1,1% |
20.194 |
-17,6% |
18 |
VW PASSAT |
16.469 |
1,1% |
17.185 |
-4,2% |
19 |
MERCEDES CLASSE A |
16.449 |
1,1% |
- |
- |
20 |
CITROËN C3 |
16.118 |
1,1% |
- |
- |
21 |
OPEL/VAUXHALL ASTRA |
16.093 |
1,1% |
25.301 |
-36,4% |
22 |
FIAT PANDA |
15.804 |
1,1% |
- |
- |
23 |
MINI |
15.435 |
1,1% |
17.137 |
-9,9% |
24 |
DACIA SANDERO |
15.217 |
1,0% |
- |
- |
25 |
BMW SÉRIE 1 |
14.985 |
1,0% |
- |
- |
26 |
HYUNDAI TUCSON |
14.696 |
1,0% |
- |
- |
27 |
FORD KUGA |
14.646 |
1,0% |
- |
- |
28 |
PEUGEOT 2008 |
14.163 |
1,0% |
- |
- |
29 |
PEUGEOT 3008 SUV |
14.033 |
1,0% |
- |
- |
30 |
BMW SÉRIE 5 |
13.529 |
0,9% |
- |
- |
31 |
RENAULT MÉGANE |
13.417 |
0,9% |
- |
- |
32 |
AUDI A4 |
13.234 |
0,9% |
17.076 |
-22,5% |
33 |
MERCEDES CLASSE E |
13.104 |
0,9% |
- |
- |
34 |
NISSAN JUKE |
12.700 |
0,9% |
- |
- |
35 |
MERCEDES GLC |
12.578 |
0,9% |
- |
- |
36 |
KIA SPORTAGE |
12.574 |
0,9% |
- |
- |
37 |
BMW X1 |
12.163 |
0,8% |
- |
- |
38 |
BMW SÉRIE 3 |
12.068 |
0,8% |
- |
- |
39 |
PEUGEOT 308 |
11.263 |
0,8% |
- |
- |
40 |
DACIA DUSTER |
10.865 |
0,7% |
- |
- |
41 |
VOLVO XC60 |
10.625 |
0,7% |
- |
- |
42 |
VW UP |
10.560 |
0,7% |
- |
- |
43 |
TOYOTA AURIS |
10.401 |
0,7% |
- |
- |
44 |
FIAT TIPO |
10.225 |
0,7% |
- |
- |
45 |
SEAT IBIZA |
10.213 |
0,7% |
- |
- |
46 |
SEAT LEON |
10.104 |
0,7% |
- |
- |
47 |
OPEL INSIGNIA |
9.845 |
0,7% |
- |
- |
48 |
NISSAN MICRA |
9.689 |
0,7% |
- |
- |
49 |
TOYOTA C-HR |
9.640 |
0,7% |
- |
- |
50 |
HYUNDAI I20 |
9.609 |
0,7% |
- |
- |
POS. |
MARCA |
SET.17 |
% MERCADO |
SET.16 |
% VARIAÇÃO |
1 |
VOLKSWAGEN |
157.029 |
10,7% |
161.428 |
-2,7% |
2 |
RENAULT |
95.160 |
6,5% |
97.147 |
-2,0% |
3 |
FORD |
94.297 |
6,5% |
110.168 |
-14,4% |
4 |
OPEL/VAUXHALL |
92.630 |
6,3% |
103.080 |
-10,1% |
5 |
MERCEDES-BENZ |
92.372 |
6,3% |
91.572 |
0,9% |
6 |
BMW |
86.744 |
5,9% |
87.510 |
-0,9% |
7 |
AUDI |
78.899 |
5,4% |
81.969 |
-3,7% |
8 |
PEUGEOT |
75.912 |
5,2% |
77.229 |
-1,7% |
9 |
SKODA |
65.156 |
4,5% |
62.963 |
3,5% |
10 |
NISSAN |
64.117 |
4,4% |
- |
- |
11 |
TOYOTA |
63.415 |
4,3% |
- |
- |
12 |
FIAT |
62.874 |
4,3% |
65.779 |
-4,4% |
13 |
HYUNDAI |
52.068 |
3,6% |
- |
- |
14 |
CITROËN |
45.422 |
3,1% |
- |
- |
15 |
KIA |
44.492 |
3,0% |
- |
- |
16 |
DACIA |
34.914 |
2,4% |
- |
- |
17 |
SEAT |
32.354 |
2,2% |
- |
- |
18 |
VOLVO |
27.163 |
1,9% |
- |
- |
19 |
MAZDA |
25.339 |
1,7% |
- |
- |
20 |
SUZUKI |
25.144 |
1,7% |
- |
- |
... |
... |
... |
... |
... |
|
|
TOTAL |
1.461.683 |
... |
1.495.815 |
-2,3% |
|
ACUMULADO |
11.979.598 |
... |
11.609.595 |
3,2% |
Observação: Para vários modelos e marcas, os dados de setembro de 2016 estavam indisponíveis.
Fontes: JATO Dynamics / Best Selling Cars Blog
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Varejo: Creta lidera e supera Tracker, HR-V e T-Cross em novembro
Honda lança a nova ADV 160 2025: veja o preço e o que muda
Do Fuscão ao Golf GTI: os esportivos da VW no Brasil
Hyundai Palisade 2026 chega com um detalhe da Kombi
Veja quais foram os 50 carros mais vendidos do Brasil em novembro
Papa recebe seu 1º carro elétrico: um Mercedes-Benz Classe G
Vendas em novembro: BYD passa Nissan e mercado cresce quase 20%