Líder, o Golf reestilizado recentemente também foi muito bem. O VW, que foi o preferido por 51.500 consumidores, registrou um avanço de 11% nos últimos doze meses. Desde julho de 2015 o campeão europeu não crescia na casa dos dois dígitos. O Renault Clio (26.902) completou o pódio, mas se manteve em 2º no total de janeiro para cá.
Preferido no Reino Unido, na Espanha e na Finlândia, o Nissan Qashqai foi um dos grandes destaques do mercado europeu em setembro. O SUV da marca japonesa emplacou expressivas 28.987 unidades, 13% a mais do que em 2016, e pela primeira vez na história foi o 2º veículo mais vendido no Velho Continente – no acumulado de 2017, o modelo é o 5º colocado.
Separados por cerca de mil unidades, Opel/Vauxhall Corsa (23.575) e VW Tiguan (22.540) vieram em seguida, embora o primeiro tenha perdido mais de 22% dos compradores desde o ano passado. Com pequeno crescimento (+3%), o Ford Focus (20.939) voltou a figurar no pelotão da frente, seguido por um VW Polo (20.446) em momento de transição para a chegada da nova geração às concessionárias.
Galeria: Toyota Yaris 2017 europeu
Além do Qashqai, outro japonês se destacou. Com 19.178 unidades, o Toyota Yaris chegou ao terceiro mês consecutivo no top 10, deixando para trás o Ford Fiesta (18.917), responsável pela maior retração dentre os modelos com números de 2016 disponíveis (-46,3%).
A Mercedes também não teve do que se queixar. Além de emplacar dois modelos no top 20 – Classe C (17.771) em 14º e Classe A (16.449) em 19º -, a marca alemã, presente no top 5, foi a única entre as oito primeiras a crescer sobre o ano passado (+0,9%).
Com 1.461.683 veículos novos comercializados, o mercado europeu experimentou queda de 2,3% nas vendas, embora o acumulado de 2017 (11.979.598) permaneça positivo (+3,2%). A VW (157.029) foi a líder absoluta na disputa entre montadoras, mas a diferença da Renault (95.160), 2ª, para a Mercedes (92.372), 5ª, foi inferior a três mil unidades.
POS. | MODELO | SET.17 | % MERCADO | SET.16 | % VARIAÇÃO |
1 | VW GOLF | 51.500 | 3,5% | 46.392 | 11,0% |
2 | NISSAN QASHQAI | 28.987 | 2,0% | 25.570 | 13,4% |
3 | RENAULT CLIO | 26.902 | 1,8% | 26.107 | 3,0% |
4 | OPEL/VAUXHALL CORSA | 23.575 | 1,6% | 30.370 | -22,4% |
5 | VW TIGUAN | 22.540 | 1,5% | 22.124 | 1,9% |
6 | FORD FOCUS | 20.939 | 1,4% | 20.330 | 3,0% |
7 | VW POLO | 20.446 | 1,4% | 31.753 | -35,6% |
8 | SKODA OCTAVIA | 20.399 | 1,4% | 20.803 | -1,9% |
9 | PEUGEOT 208 | 20.145 | 1,4% | 23.474 | -14,2% |
10 | TOYOTA YARIS | 19.178 | 1,3% | 18.837 | 1,8% |
11 | FORD FIESTA | 18.917 | 1,3% | 35.235 | -46,3% |
12 | RENAULT CAPTUR | 18.858 | 1,3% | 20.652 | -8,7% |
13 | FIAT 500 | 18.837 | 1,3% | 20.005 | -5,8% |
14 | MERCEDES CLASSE C | 17.771 | 1,2% | 21.070 | -15,7% |
15 | OPEL/VAUXHALL MOKKA | 16.911 | 1,2% | - | - |
16 | SKODA FABIA | 16.640 | 1,1% | 17.067 | -2,5% |
17 | AUDI A3 | 16.639 | 1,1% | 20.194 | -17,6% |
18 | VW PASSAT | 16.469 | 1,1% | 17.185 | -4,2% |
19 | MERCEDES CLASSE A | 16.449 | 1,1% | - | - |
20 | CITROËN C3 | 16.118 | 1,1% | - | - |
21 | OPEL/VAUXHALL ASTRA | 16.093 | 1,1% | 25.301 | -36,4% |
22 | FIAT PANDA | 15.804 | 1,1% | - | - |
23 | MINI | 15.435 | 1,1% | 17.137 | -9,9% |
24 | DACIA SANDERO | 15.217 | 1,0% | - | - |
25 | BMW SÉRIE 1 | 14.985 | 1,0% | - | - |
26 | HYUNDAI TUCSON | 14.696 | 1,0% | - | - |
27 | FORD KUGA | 14.646 | 1,0% | - | - |
28 | PEUGEOT 2008 | 14.163 | 1,0% | - | - |
29 | PEUGEOT 3008 SUV | 14.033 | 1,0% | - | - |
30 | BMW SÉRIE 5 | 13.529 | 0,9% | - | - |
31 | RENAULT MÉGANE | 13.417 | 0,9% | - | - |
32 | AUDI A4 | 13.234 | 0,9% | 17.076 | -22,5% |
33 | MERCEDES CLASSE E | 13.104 | 0,9% | - | - |
34 | NISSAN JUKE | 12.700 | 0,9% | - | - |
35 | MERCEDES GLC | 12.578 | 0,9% | - | - |
36 | KIA SPORTAGE | 12.574 | 0,9% | - | - |
37 | BMW X1 | 12.163 | 0,8% | - | - |
38 | BMW SÉRIE 3 | 12.068 | 0,8% | - | - |
39 | PEUGEOT 308 | 11.263 | 0,8% | - | - |
40 | DACIA DUSTER | 10.865 | 0,7% | - | - |
41 | VOLVO XC60 | 10.625 | 0,7% | - | - |
42 | VW UP | 10.560 | 0,7% | - | - |
43 | TOYOTA AURIS | 10.401 | 0,7% | - | - |
44 | FIAT TIPO | 10.225 | 0,7% | - | - |
45 | SEAT IBIZA | 10.213 | 0,7% | - | - |
46 | SEAT LEON | 10.104 | 0,7% | - | - |
47 | OPEL INSIGNIA | 9.845 | 0,7% | - | - |
48 | NISSAN MICRA | 9.689 | 0,7% | - | - |
49 | TOYOTA C-HR | 9.640 | 0,7% | - | - |
50 | HYUNDAI I20 | 9.609 | 0,7% | - | - |
POS. | MARCA | SET.17 | % MERCADO | SET.16 | % VARIAÇÃO |
1 | VOLKSWAGEN | 157.029 | 10,7% | 161.428 | -2,7% |
2 | RENAULT | 95.160 | 6,5% | 97.147 | -2,0% |
3 | FORD | 94.297 | 6,5% | 110.168 | -14,4% |
4 | OPEL/VAUXHALL | 92.630 | 6,3% | 103.080 | -10,1% |
5 | MERCEDES-BENZ | 92.372 | 6,3% | 91.572 | 0,9% |
6 | BMW | 86.744 | 5,9% | 87.510 | -0,9% |
7 | AUDI | 78.899 | 5,4% | 81.969 | -3,7% |
8 | PEUGEOT | 75.912 | 5,2% | 77.229 | -1,7% |
9 | SKODA | 65.156 | 4,5% | 62.963 | 3,5% |
10 | NISSAN | 64.117 | 4,4% | - | - |
11 | TOYOTA | 63.415 | 4,3% | - | - |
12 | FIAT | 62.874 | 4,3% | 65.779 | -4,4% |
13 | HYUNDAI | 52.068 | 3,6% | - | - |
14 | CITROËN | 45.422 | 3,1% | - | - |
15 | KIA | 44.492 | 3,0% | - | - |
16 | DACIA | 34.914 | 2,4% | - | - |
17 | SEAT | 32.354 | 2,2% | - | - |
18 | VOLVO | 27.163 | 1,9% | - | - |
19 | MAZDA | 25.339 | 1,7% | - | - |
20 | SUZUKI | 25.144 | 1,7% | - | - |
... | ... | ... | ... | ... | |
| TOTAL | 1.461.683 | ... | 1.495.815 | -2,3% |
| ACUMULADO | 11.979.598 | ... | 11.609.595 | 3,2% |
Observação: Para vários modelos e marcas, os dados de setembro de 2016 estavam indisponíveis.
Fontes: JATO Dynamics / Best Selling Cars Blog