Líder disparado com 16.958 unidades, o VW Golf, no entanto, perdeu quase 11% dos compradores em relação ao ano passado. Menos, no entanto, do que os quase 20% de retração do VW Tiguan (5.007), quarto colocado logo atrás do VW Passat (5.069).
A explicação para a retração pode estar na migração dos consumidores do segmento de hatches para SUVs. Neste cenário, há de se considerar a espera pelo recente lançado T-Roc e também os números da concorrência. O GLC, por exemplo, foi o grande destaque nas vendas de agosto na Alemanha. O SUV da Mercedes, que havia entrado no top 20 pela primeira vez no mês anterior, cresceu quase 126% nos últimos 12 meses e, com 4.338 unidades, garantiu uma expressiva sexta posição.
Aliado à boa forma do Classe C (5.939), segundo colocado no mês e agora também no acumulado do ano, a Mercedes (26.679) ultrapassou a barreira dos 10% de participação de mercado pela quinta vez em pelo menos uma década e abriu vantagem sobre as rivais Audi (19.406) e BMW (18.713) na briga pela vice-liderança entre as montadoras.
Muito perto do top 20 e com alta superior a 50%, o Sandero (2.814) foi o estrangeiro mais bem-sucedido se desconsiderarmos os modelos da Seat e da Skoda, marcas que pertencem ao grupo VW. O resultado permitiu à Dacia atingir uma inédita 11ª colocação por marcas no maior mercado da Europa.
Com 2.102 unidades, o recente Audi Q2 vendeu quase tanto quanto o VW up! (2.237), que por pouco não perdeu lugar no top 30. O novato Skoda Kodiaq (1.754), que deverá servir como base para o futuro VW Tharu em nosso mercado, foi o 42º na preferência dos alemães.
As vendas de veículos novos na Alemanha, de 253.679 unidades, cresceram 3,5% em relação a agosto do ano passado. O acumulado do ano, de 2.323.785 unidades, é 2,9% superior ao registrado entre janeiro e agosto do ano passado. Líder com 43.531 unidades, a VW foi a única entre as cinco primeiras colocadas a perder espaço no período (-10,9%).
POS. | MODELO | AGO.17 | % MERCADO | AGO.16 | % VARIAÇÃO |
1 | VW GOLF | 16.658 | 6,6% | 18.665 | -10,8% |
2 | MERCEDES CLASSE C | 5.939 | 2,3% | 5.443 | 9,1% |
3 | VW PASSAT | 5.069 | 2,0% | 5.460 | -7,2% |
4 | VW TIGUAN | 5.007 | 2,0% | 6.135 | -18,4% |
5 | SKODA OCTAVIA | 4.854 | 1,9% | 4.057 | 19,6% |
6 | MERCEDES GLK / GLC | 4.338 | 1,7% | 1.922 | 125,7% |
7 | SEAT LEON | 4.283 | 1,7% | 3.599 | 19,0% |
8 | OPEL ASTRA | 4.265 | 1,7% | 3.994 | 6,8% |
9 | AUDI A4 | 4.055 | 1,6% | 5.470 | -25,9% |
10 | OPEL CORSA | 3.889 | 1,5% | 3.921 | -0,8% |
11 | AUDI A3 | 3.673 | 1,4% | 3.296 | 11,4% |
12 | OPEL MOKKA | 3.490 | 1,4% | 2.287 | 52,6% |
13 | VW TOURAN | 3.435 | 1,4% | 3.961 | -13,3% |
14 | BMW SÉRIE 5 | 3.346 | 1,3% | 1.833 | 82,5% |
15 | SKODA FABIA | 3.192 | 1,3% | 3.875 | -17,6% |
16 | VW POLO | 3.170 | 1,2% | 3.549 | -10,7% |
17 | MINI | 3.152 | 1,2% | 2.823 | 11,7% |
18 | BMW SÉRIE 1 | 3.148 | 1,2% | 3.163 | -0,5% |
19 | BMW SÉRIE 2 | 2.877 | 1,1% | 3.653 | -21,2% |
20 | MERCEDES CLASSE A | 2.855 | 1,1% | 2.890 | -1,2% |
21 | DACIA SANDERO | 2.814 | 1,1% | 1.871 | 50,4% |
22 | BMW SÉRIE 3 | 2.767 | 1,1% | 2.533 | 9,2% |
23 | VW TRANSPORTER | 2.718 | 1,1% | 3.088 | -12,0% |
24 | BMW X1 | 2.690 | 1,1% | 2.210 | 21,7% |
25 | AUDI A6 | 2.647 | 1,0% | 2.724 | -2,8% |
26 | FORD KUGA | 2.571 | 1,0% | 3.220 | -20,2% |
27 | FIAT 500 | 2.439 | 1,0% | 3.134 | -22,2% |
28 | MERCEDES CLASSE E | 2.425 | 1,0% | 2.737 | -11,4% |
29 | VW CADDY | 2.313 | 0,9% | 2.490 | -7,1% |
30 | VW UP | 2.237 | 0,9% | 1.567 | 42,8% |
31 | SEAT IBIZA | 2.226 | 0,9% | 1.840 | 21,0% |
32 | HYUNDAI I10 | 2.119 | 0,8% | 2.019 | 5,0% |
33 | AUDI Q2 | 2.102 | 0,8% | - | - |
34 | FORD FOCUS | 2.021 | 0,8% | 2.571 | -21,4% |
35 | NISSAN X-TRAIL | 2.011 | 0,8% | - | - |
36 | MERCEDES CLASSE B | 2.009 | 0,8% | 2.394 | -16,1% |
37 | AUDI Q5 | 1.892 | 0,7% | 2.285 | -17,2% |
38 | HYUNDAI I20 | 1.829 | 0,7% | 2.563 | -28,6% |
39 | MERCEDES CLA | 1.807 | 0,7% | 2.309 | -21,7% |
40 | FIAT DUCATO | 1.793 | 0,7% | 1.528 | 17,3% |
41 | MITSUBISHI MIRAGE | 1.778 | 0,7% | - | - |
42 | SKODA KODIAK | 1.754 | 0,7% | - | - |
43 | HYUNDAI I30 | 1.753 | 0,7% | - | - |
44 | HYUNDAI TUCSON | 1.732 | 0,7% | 1.681 | 3,0% |
45 | OPEL INSIGNIA | 1.726 | 0,7% | - | - |
46 | RENAULT CAPTUR | 1.682 | 0,7% | - | - |
47 | SMART FORTWO | 1.671 | 0,7% | 1.550 | 7,8% |
48 | DACIA DUSTER | 1.633 | 0,6% | 1.600 | 2,1% |
49 | FORD TRANSIT | 1.633 | 0,6% | 2.147 | -23,9% |
50 | RENAULT CLIO | 1.623 | 0,6% | - | - |
POS. | MARCA | AGO.17 | % MERCADO | AGO.16 | % VARIAÇÃO |
1 | VW | 43.531 | 17,2% | 48.851 | -10,9% |
2 | MERCEDES-BENZ | 26.679 | 10,5% | 24.817 | 7,5% |
3 | AUDI | 19.406 | 7,6% | 19.238 | 0,9% |
4 | BMW | 18.713 | 7,4% | 17.534 | 6,7% |
5 | OPEL | 18.579 | 7,3% | 16.436 | 13,0% |
6 | FORD | 16.586 | 6,5% | 17.423 | -4,8% |
7 | SKODA | 14.624 | 5,8% | 12.963 | 12,8% |
8 | SEAT | 8.934 | 3,5% | 7.897 | 13,1% |
9 | RENAULT | 8.848 | 3,5% | 7.568 | 16,9% |
10 | HYUNDAI | 8.683 | 3,4% | 9.240 | -6,0% |
11 | DACIA | 6.437 | 2,5% | 4.907 | 31,2% |
12 | FIAT | 6.167 | 2,4% | 6.512 | -5,3% |
13 | TOYOTA | 6.028 | 2,4% | 5.914 | 1,9% |
14 | NISSAN | 5.980 | 2,4% | 5.637 | 6,1% |
15 | MAZDA | 5.392 | 2,1% | 5.042 | 6,9% |
16 | KIA | 5.301 | 2,1% | 5.108 | 3,8% |
17 | PEUGEOT | 4.536 | 1,8% | 3.539 | 28,2% |
18 | CITROËN | 3.921 | 1,5% | 3.385 | 15,8% |
19 | MITSUBISHI | 3.512 | 1,4% | 2.465 | 42,5% |
20 | SUZUKI | 3.404 | 1,3% | 2.731 | 24,6% |
... | ... | ... | ... | ... | |
| TOTAL | 253.679 | ... | 245.076 | 3,5% |
| ACUMULADO | 2.323.785 | ... | 2.257.781 | 2,9% |
Fontes: KBA / Best Selling Cars Blog