A realização de um sonho para os fãs da picape, a Ford confirmou que a Ranger terá uma variante esportiva Raptor. Carregará o mesmo sobrenome que outra picape de alta performance da marca, a F-150 Raptor, e foi criada para levar a Ranger a “outro nível” quando começar a ser vendida no ano que vem. Porém, no momento, a fabricante só confirma seu lançamento na Ásia, Oceania e África. Considerando que é produzida na Argentina, a chance de vir à América Latina é grande.

Ainda não revelaram dados técnicos mas, pelo menos, recebemos um vídeo bem agitado mostrando a primeira Ranger Raptor passando por alguns obstáculos durante os testes na Austrália. Rumores sobre a versão esportiva da picape circulam pela internet desde 2015 e agora sabemos que está mesmo em desenvolvimento.

Leia também:

A maior peça do quebra-cabeça que ainda não encontramos é qual será o motor. Alguns dizem que será uma unidade a gasolina, enquanto outros sugerem que será diesel. Pelo o que ouvimos, a maior aposta está em um propulsor a gasolina, com o 3.5 V6 vindo do F-150 Raptor como a escolha mais segura. Entrega 455 cv e 52 kgfm de torque, que devem ser o suficiente para o motor EcoBoost. Outra possibilidade é o 2.7 EcoBoost V6, de 329 cv e 55,2 kgfm do F-150 normal, que já seria um bom desempenho para a picape menor.

Se seguir o caminho do motor diesel, como sugere o protótipo flagrado mês passado nos EUA, é mais provável que tenha uma versão melhorada do 3.2 de cinco cilindros, com 200 cv e 47,9 kgfm, usado na Ranger convencional. Talvez a Ford escolha ter os dois motores, dependendo do mercado. Independente de qual será o motor, devem utilizar a transmissão automática de 10 marchas desenvolvida em parceria com a General Motors, jogando a força nas quatro rodas.

Produzida em Pacheco (Argentina), a Ranger passou por um facelift em 2016. A Ford mostrou a versão Wildtrak no Salão do Automóvel de São Paulo, em novembro do ano passado, porém não chegou às concessionárias. Na linha 2018, recebeu a variante Sportrac, com detalhes esportivos. Na Europa, receberá a Black Edition, confirmada para o Salão de Frankfurt. Com a chegada da Volkswagen Amarok com motor V6 e com a F-150 bem longe do nosso mercado, a Raptor seria uma boa pedida para quem gosta de picapes.

Fotos e vídeo: Ford

Galeria: Ford Ranger Raptor - Teaser

Envie seu flagra! flagra@motor1.com