A segunda geração do Renault Duster está cada vez mais próxima, com a apresentação oficial marcada para o final do mês. O carro já foi mostrado a um pequeno grupo de jornalistas, mas as fotos e informações estão sob embargo. Enquanto ele não cai, o crossover circula pela Romênia para fazer seus últimos ajustes, como mostra o flagra cedido pelo site Automarket, e adianta que o design continuará com aquele formato mais quadrado. Após a divulgação das fotos e informações, o Duster seguirá para o Salão de Frankfurt (Alemanha), que abre as portas no dia 12 de setembro, para seu primeiro contato com o público. No Brasil, a expectativa é que chegue no fim de 2018, na melhor das hipóteses.

Leia também:

Desenvolvido pela Dacia, braço romeno da Renault, o Duster será uma evolução da geração atual em todos os aspectos. A plataforma é a M0, uma versão atualizada do B0 que serve de base para o atual e que já é utilizada na dupla Logan e Sandero. O design não será nada revolucionário, mantendo boa parte das linhas atuais. São medidas para evitar que o Duster fique refinado demais e comece a competir com o Captur (tanto a versão europeia quanto a emergente).

Mesmo que não queira melhorar muito por causa do Captur, o crossover não ficará tão básico assim. Deve receber itens como sensor de chuva e acendimento automático dos faróis e melhorias na cabine, principalmente em sua ergonomia. Continuará a ser oferecido com versão de tração 4x4, importante para muitos mercados da Europa e Ásia pelas condições climáticas.

 

Galeria: Flagra Renault Duster

 

A motorização para a Europa será bem diferente. Continuará com o 1.2 turbo de 129 cv e 20,9 kgfm que chegou ao Duster reestilizado em 2013. A opção diesel será o 1.6 de 131 cv e 32,6 kgfm, substituindo o atual 1.5. Por lá, o crossover utiliza a transmissão manual de 5 marchas e a automatizada de dupla embreagem. Por aqui, ele deve seguir com os 1.6 e 2.0, agora com a opção de câmbio CVT para o 1.6.

Fotos: Automarket

Galeria: Flagra Renault Duster

Envie seu flagra! flagra@motor1.com