Depois de nos brindarem com o primeiro flagrante do VW Polo no mundo e com uma projeção da 8ª geração do VW Golf (que periga de nem vir para cá), os amigos do site Cars.co.za resolveram mostrar como deve ser um dos maiores rivais do hatchback médio alemão: o Ford Focus 2019, que chegará a sua quarta geração no começo do ano que vem, provavelmente com apresentação no Salão de Genebra, em março.
Como já dissemos ao mostrar como deve ser a nova geração do Ford Focus Sedan, o novo modelo médio, em todas as suas variações, inclusive perua, será mais largo, mais longo e mais leve. Uma combinação improvável até pouco tempo atrás, mas atualmente possível com o uso de novos elementos na construção das carrocerias, como aços de alta e ultra alta resistência e alumínio.
Sua plataforma será uma evolução da atual C Global, também chamada de C2. Estima-se que o modelo terá entre-eixos de 2,70 m e que pese 50 kg a menos do que o modelo atual. Em termos de aparência, o pessoal do Cars.co.za diz que o novo Focus terá linhas mais elegantes, a exemplo das usadas pela nova geração do Fiesta, e mais qualidade construtiva, com espaços menores entre as peças da carroceria.
No quesito motorização, o novo Focus deverá adotar os EcoBoost 1.0 e 1.5, ambos turbinados e de 3 cilindros. No Brasil, aonde o hatchback médio chega ainda em 2018, também apostamos no uso do motor 1.5 Dragon naturalmente aspirado para as versões de entrada. As transmissões deverão ser manual e automática convencional. Só não sabemos se ele terá o câmbio de 6 marchas que estreia por aqui no Ford EcoSport ou se a Ford adotará a transmissão de 9 marchas que desenvolveu em parceria com a GM, chamada de Hydra-Matic 9T50. A de 10 marchas, que chegamos a cogitar, é apenas para modelos de tração traseira.
Fonte e imagens: Cars.co.za
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Ford reafirma fim de linha do Focus em 2025 e diz que focará em elétricos
Equinox 2025: como se compara a Territory, Compass e Corolla Cross?
Focus sairá de linha em 2025 e Ford não sabe o que fazer com a fábrica
Volkswagen Polo ganhará visual inspirado no Nivus em 2026; veja projeção
Oficial: Ford Focus sairá de linha em 2025 sem direito a sucessor
BYD supera Ford e encosta na Stellantis em vendas globais no 3º trimestre
Longe do Brasil, Ford Focus aposta no etanol contra eletrificação