Uruguai: carros e picapes brasileiros dominaram vendas em 2024
Onix, HB20, Strada e Montana ainda lideram, apesar da chegada em massa de marcas chinesas
Nosso vizinho Uruguai tem um mercado pequeno, porém muito diversificado, com a presença de nada menos que 54 marcas. Sua indústria automobilística hoje está praticamente restrita a linhas de montagem CKD de veículos comerciais para exportação, como os Citroën Jumpy/Peugeot Expert, Ford Transit, Kia Bongo e (por enquanto) a picape Fiat Titano.
Em compensação, empresários locais distribuem no país muitas marcas que ainda não chegaram ao Brasil — em especial, as chinesas. Há também modelos que não temos em nosso mercado, como o SUV compacto Chevrolet Groove (um rebadge do Baojun 510). E divisões de um mesmo grupo, como Stellantis, têm diferentes representantes no país.
Chevrolet Groove feito na China e vendido no Uruguai
Depois de anos de ameaças sul-coreanas e indianas, os carros fabricados no Brasil firmaram sua liderança em vendas no Uruguai. E vemos muitos automóveis em versões bem básicas, enquanto no Brasil as versões intermediárias têm a preferência dos consumidores.
Uma explicação para tantos “pelados” é o preço: carros no Uruguai sempre foram um artigo caro. Os valores, aliás, são dolarizados. O Polo Track e o Fiat Argo Drive, por exemplo, custam a partir de US$ 20 mil (R$ 121 mil, pelo câmbio atual). Um Nissan Kicks 1.6 CVT mais simplezinho sai por US$ 29 mil (R$ 175 mil). Nem pense em comprar um carro novo usando pesos uruguaios como referência.
Volkswagen Polo Track
Fiat Argo Drive
Hatches e sedãs compactos estão nos primeiros lugares do ranking e, por questões de preço, os SUVs ficam para trás na lista dos mais vendidos. Um VW T-Cross Comfortline custa US$ 33.290 (o equivalente a R$ 201 mil).
Há outras curiosidades: alguns carros e picapes brasileiros que nunca chegaram a ser best-sellers em nosso país acabaram fazendo um tremendo sucesso no Uruguai. Seja em Montevidéu, seja no interior, a gente se impressiona com a quantidade de Renault Oroch e Chevrolet Montana em circulação. São muito mais presentes no trânsito que as Fiat Toro.
A Renault Oroch faz mais sucesso no Uruguai do que no Brasil
O extinto VW Up é outro que, proporcionalmente, fez muito mais sucesso no Uruguai: por onde quer que se olhe, eles ainda estão por lá (mas nada de tampa preta… são todos em configuração “popular”, com motor aspirado e calotas).
Hoje são carros brasileiros como o Renault Kwid (US$ 14.800) e o Fiat Mobi (US$ 14.390) que fazem frente a um antigo campeão de vendas do Uruguai, o superbásico Suzuki Alto (US$ 14.490), fabricado na Índia pela Maruti Suzuki. Fazendo as conversões, todos estão na faixa dos R$ 87 mil aos R$ 89.500.
Celerio, um dos Suzuki indianos à venda no Uruguai
Km Per Capita
Em todo o ano de 2024 foram comercializados no Uruguai 62.913 carros de passeio e comerciais leves zero-quilômetro — este recorde histórico no país, porém, é o equivalente a apenas dez dias de vendas do mercado brasileiro.
Comparando proporcionalmente à sua população de 3,5 milhões de pessoas, contudo, o Uruguai teve um 0km vendido para cada 55 habitantes no ano passado, enquanto o Brasil teve um 0km vendido para cada 85 habitantes no mesmo período.
Onix, o campeão de vendas no Uruguai em 2024
Em relação a 2023, o mercado de automóveis no Uruguai cresceu 8,4% e isso se vê claramente nas ruas. Até uns anos atrás era bastante comum avistar clássicos das décadas de 1920 a 1960 no uso diário.
É cada vez mais difícil encontrar carros antigos em uso diário, mas eles ainda existem
Hoje a frota está renovada, principalmente com a participação de modelos brasileiros, chineses e indianos pós-2010. Segundo dados do Ministério de Indústria e Energia uruguaio, 50% dos carros de passeio em circulação no país foram fabricados há menos de 10 anos. Quem curte raridades precisa ficar cada vez mais atento para flagrar “cachilas” (carros antigos) no trânsito.
Modelos totalmente elétricos já representam 8,88% das vendas no Uruguai — porcentagem maior que em muitos países europeus. Já os híbridos, somados PHEV(plug-ins) e convencionais, ficaram com cerca de 7% do mercado.
A Strada só fica atrás do Onix no ranking geral das vendas
As Marcas Líderes
Entre as marcas presentes no mercado uruguaio, a líder em 2024 foi a Chevrolet (10.062 unidades vendidas), seguida por Fiat (8.150), Volkswagen (5.512), Renault (5.315), Hyundai (4.932), BYD (3.750), Suzuki (3.377), Citroën (3.111), Peugeot (2.879) e Nissan (2.687). Os números são da Asociación del Comercio Automotor del Uruguay (Acau), que reúne desde a filial local da General Motors até agentes de marcas obscuras como Kaiyi ou Maple.
Nomes fortes no Brasil aparecem mais para trás na lista dos mais vendidos no Uruguai: Toyota (11º lugar), Honda (14º) e Jeep (20º). Entre as fabricantes que ainda não chegaram ao nosso mercado estão Jetour, Nammi, MG, Leapmotor e muitas outras chinesas.
Hyundai HB20 ficou em segundo no ranking dos carros de passeio
Os Carros Mais Vendidos
Entre os modelos favoritos dos uruguaios ao longo do ano passado, há mais predominância dos automóveis feitos no Brasil. Em 2024, o Chevrolet Onix, incluindo o sedã Onix Plus, foi o carro de passeio mais vendido no Uruguai (4.959 unidades) repetindo a liderança de 2023.
Vem seguido pelos Hyundai HB20, hatch e sedã (3.944), Renault Kwid (2.196), BYD Seagull, que no Brasil se chama Mini Dolphin (1.667), Fiat Mobi (1.560), Citroen C3 (1.539), Peugeot 208 (1.339), VW Polo (1.174), VW T-Cross (964) e BYD e2, que no Brasil leva o nome Dolphin (957).
Os táxis Citroën C-Elysée aos poucos dão lugares a modelos elétricos
Os Suzuki indianos, que já foram os donos do mercado uruguaio, ficaram para trás. A paisagem de Montevidéu vai mudando aos poucos: os velhos Peugeot 301 e Partner I bem como seus irmãos Citroën C-Elysée e Berlingo I vão cedendo sua longa dominância nas frotas de táxis aos BYD D1 elétricos, pintados de branco e amarelo.
BYD D1 Táxi em Montevidéu
Picapes e Utilitários
A indústria brasileira também lidera as vendas de utilitários leves no país vizinho. Como em 2023, a campeã no segmento foi, novamente, a Fiat Strada (4.764 unidades), seguida por Chevrolet Montana (3.533), VW Saveiro (1.838), Renault Oroch (1.762), Nissan Frontier (1.361), Toyota Hilux (564), as picapes e furgões da chinesa Victory (564), Fiat Toro (496), Chevrolet S10 e a chinesa DFSK Série K (392). Não há qualquer registro de venda da Fiat Titano, já que a picape sino-uruguaia só é feita para exportação. Sua irmã gêmea Peugeot Landtrek teve somente 79 unidades emplacadas no país.
Picapes e Comerciais Leves Mais Vendidos em 2024
Posição | Modelo | Unidades |
---|---|---|
1 | Fiat Strada | 4.764 |
2 | Chevrolet Montana | 3.533 |
3 | VW Saveiro | 1.838 |
4 | Renault Oroch | 1.762 |
5 | Nissan Frontier | 1.361 |
6 | Toyota Hilux | 564 |
6 | Victory furgão/picape | 564 |
8 | Fiat Toro | 496 |
9 | Chevrolet S10 | 430 |
10 | DFSK Série K | 392 |
11 | Fiat Fiorino | 385 |
12 | Karry Q22 | 295 |
13 | Citroën Berlingo I | 262 |
14 | Changan Star | 258 |
15 | Renault Master | 257 |
16 | Renault Kangoo Express | 222 |
17 | Peugeot Partner I | 218 |
18 | RAM Rampage | 199 |
19 | Ford Ranger | 187 |
20 | Hyundai H1 Staria | 175 |
A tendência é que, com as recentes mudanças cambiais e a desvalorização do real, os modelos feitos no Brasil ganhem fôlego extra para fazer frente aos chineses no mercado uruguaio.
Galeria: O mercado uruguayo em 2024, por Jason Vogel
Mas nossos vizinhos do sul estão acelerando na transição para os carros elétricos — e isso é tema para outra reportagem.
VEJA EM NOSSO YOUTUBE
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Ram Rampage: 1.000 km com a picape a diesel no faroeste argentino
Mercedes-Benz Classe C 2025 é lançado no Brasil; veja os preços
História automotiva: automobilismo já rendeu medalhas nas Olimpíadas
Fiat Mobi 2025: preços, versões, motorização e equipamentos
Pequim-Paris 2024: antigo carro de bombeiros pega fogo em rali
Citroën Basalt tem primeiro aumento de preços no Brasil; veja tabela
Todos os detalhes sobre os carros usados nas filmagens de “Ferrari”