Nesta edição do Semana Motor1.com, o grande destaque foi a apresentação do CAOA Chery Tiggo 7 Sport, versão R$ 35 mil mais em conta e o SUV médio mais barato do Brasil. A Honda também iniciou as vendas do novo CR-V no mercado brasileiro, oferecido em versão única com propulsão híbrida.
As novidades da CAOA continuam, com o grupo brasileiro afirmando que pretende oferecer futuramente um veículo 100% nacional por aqui. Enquanto o futuro do novo Volkswagen Gol ainda não está definido, um teaser da Skoda na Índia pode ter adiantado os planos. A Land Rover ainda apresentou os novos Range Rover Evoque e Discovery Sport 2024. Entre os elétricos, a BYD iniciou as vendas do Dolphin Mini no Brasil.
A CAOA Chery chamou a atenção do mercado ao lançar o Tiggo 7 Sport, versão mais acessível do Tiggo 7, agora sendo o SUV médio mais barato do Brasil. Com um preço de R$ 134.990, é mais em conta que alguns SUVs compactos. No entanto, a redução de preço veio acompanhada por mudanças, como a troca do motor 1.6 turbo pelo 1.5 turbo de 150 cavalos, além da substituição da transmissão de dupla embreagem por uma CVT. Alguns recursos, como teto panorâmico e sistemas avançados de assistência ao motorista, foram retirados.
A Honda lançou a sexta geração do CR-V no Brasil, introduzindo a versão híbrida do SUV. Com um sistema semelhante ao presente no Civic e no Accord, o CR-V híbrido possui um motor a combustão d2.0, atuando principalmente como gerador de energia, mas é impulsionado por dois motores elétricos, proporcionando 187 cv e 34,2 kgfm. Além do desempenho, o modelo destaca-se pelo acabamento, espaço interno e grande porta-malas, com capacidade de 581 litros. Contudo, o preço é elevado: R$ 352.900.
A CAOA anunciou planos ambiciosos para criar sua própria marca, apresentando um carro totalmente nacional. O CEO, Carlos Alberto de Oliveira Andrade Filho, indicou que a empresa está levantando fundos e considerando a abertura de capital para financiar o desenvolvimento. A produção seria realizada na fábrica em Anápolis (GO), com o primeiro veículo possivelmente sendo um SUV ou uma picape. A empresa busca equipamentos necessários para o projeto.
A prefeitura de Taubaté, onde o Gol era fabricado, inadvertidamente revelou investimentos da Volkswagen, enquanto a Skoda, divisão de baixo custo da Volkswagen, lançou um teaser de um novo SUV. Este SUV pode ser a versão indiana do próximo Volkswagen Gol. Ambos devem compartilhar a plataforma MQB A00, embora com designs distintos. A Volkswagen tem o costume de compartilhar o desenvolvimento de carros dentro do grupo.
A Land Rover introduziu duas atualizações para seus modelos fabricados no Brasil. O Range Rover Evoque 2024 recebeu alterações principalmente na cabine, com destaque para a tela central de 11,4 polegadas e a inclusão de um carregador por indução. O modelo mantém o motor 2.0 turbo flex de 250 cavalos. O Discovery Sport 2024 apresentou mudanças menores na cabine e continua oferecendo sete lugares, além de opções de motores 2.0 turboflex de 250 cavalos e um turbodiesel híbrido leve de 204 cavalos.
O BYD Dolphin Mini, o elétrico mais barato da marca, foi lançado no Brasil. A versão inicial, vendida por R$115.800 (com bônus de pré-venda de R$10.000 e carregador wall box incluso), oferece faróis de LED, banco do motorista com ajuste elétrico, espelhamento sem fio e seis airbags. O motor elétrico de 75 cv é alimentado por uma bateria de 38,8 kWh, proporcionando uma autonomia de 280 km. O modelo contribuirá para a meta da BYD de vender 100.000 carros elétricos e híbridos no Brasil até 2024.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Ranking: veja os 20 carros mais vendidos dos EUA em 2024 até agora
A pintura deste Lamborghini Revuelto é artesanal e levou 480 horas
Teste Honda CR-V Hybrid: o que você quer ou o que você precisa?
Hyundai terá painéis com botões e descarta concentrar tudo nas telas
Honda CR-V recebe cinco estrelas em crash-teste europeu
Flagra: VW testa novo SUV Tera na terra antes do lançamento em 2025
Novo Honda CR-V 2024 chega híbrido com tração integral por R$ 352.900