Motor1.com Podcast #232: Volta de imposto para elétricos freará as chinesas?
Anfavea pede volta de imposto de importação, mas BYD e GWM rebatem
De um lado, a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) pede a volta dos impostos de importação para veículos elétricos. De outro, a BYD e GWM, duas montadoras chinesas que chegaram ao Brasil com preços competitivos em seus modelos eletrificados e incomodaram as marcas tradicionais, tentando frear estes impostos.
Nesta briga, o governo brasileiro olha para os dois lados. Se a Anfavea pede, por outro a BYD e GWM já tem suas confirmações de fábricas no Brasil, para a produção de eletrificados. Neste jogo, o consumidor observa como ficará, principalmente que estamos perto do anúncio de mais uma fase do Rota 2030, que deve justamente incentivar modelos menos poluentes.
Ouça nosso Podcast gratuitamente nas plataformas
De qualquer forma, o mercado brasileiro não pode ficar atrás do restante do mundo quando falamos em eletrificação. De diversos tipos, os incentivos são importantes para trazer investimentos das grandes montadoras para o país, principalmente para a produção local dos veículos com algum tipo de eletrificação, mesmo que híbrido-leve para grandes volumes e menor preço, até os totalmente elétricos, estes ainda mais caros e que precisam de investimento também em infraestrutura de carregamento, outro ponto que merece atenção e incentivos.
Saberemos o resultado disso tudo nas próximas semanas. GWM e BYD farão modelos eletrificados no Brasil e os elétricos Ora 03 e Dolphin estão nessa fila, justamente os modelos que trouxeram essa realidade para nosso mercado e fizeram outras montadoras reduzirem seus preços em busca da concorrência.
Bombando
ÚLTIMOS ARTIGOS
- 14:16 Volvo 240 (1974-1993): Uma lenda sueca sobre rodas
- 11:15 Novo Bentley Continental GT será híbrido com mais de 770 cv com V8
- 10:00 Veja como é o novo motor de 8 cilindros para motos da GWM
- 09:00 Quem é quem: os logotipos das novas marcas chinesas (Parte 2)
- 08:01 Projeção: Mercedes-Benz Classe C elétrico será lançado em 2025 sem o nome EQ
- 15:23 Volkswagen e Renault desistem de parceria para carro elétrico barato
- 11:02 Semana Motor1.com: S10 e T-Cross 2025, BYD lança a Shark e mais
- 10:00 Aston Martin quer fazer um SUV off-road para brigar com Land Rover Defender
Sobre este artigo
Categoria |