Há algum tempo, falamos sobre uma maluca estradeira da China, que seria a primeira no setor se e quando se tornasse realidade. Essa motocicleta vem da gigante automotiva chinesa Great Wall Motor e assume a forma de uma motocicleta de turismo de oito cilindros que espera fazer uma Honda Gold Wing passar vergonha.

Caso você não saiba, a Great Wall Motor é uma das maiores fabricantes de automóveis da China e vende mais de um milhão de veículos por ano. Aqui no Brasil, a GWM opera com a marca Haval vendendo SUVs híbridos, mas ainda tem a intenção de trazer os modelos de outras submarcas: Tank e Poer. Ela também deve iniciar em breve a fabricação no Brasil.

E no segmento de motocicletas, a empresa acaba de lançar uma subsidiária chamada Great Wall Souo, com Souo traduzindo para "alma". E espera-se que a Souo lance uma linha completa de motocicletas premium de duas rodas em um futuro próximo, uma das quais é essa tourer de oito cilindros que, até o momento, ainda não tem nome.

O louco tourer de 8 cilindros da Great Wall está pronto para produção

Imagens do presidente da Great Wall Motors, Wei Jianjun, dando uma volta com a moto circularam nas mídias sociais chinesas.

Quanto à motocicleta em si, bem, ela ainda não foi revelada oficialmente. Mas ela foi vista em ação completamente sem disfarces, com imagens da moto circulando nas mídias sociais chinesas. Parece até que o próprio chefe da Great Wall Motor, Wei Jianjun, é o condutor pilotando a nova estradeira.

A julgar pelas imagens capturadas nas mídias sociais, parece que a motocicleta finalizada apresentará uma extremidade dianteira em estilo cantilever, um sistema de escapamento cromado e uma carroceria maciça repleta de proteção contra o vento e armazenamento embutido.

O motor também foi apresentado recentemente em Pequim e está claro que a Great Wall não está de forma alguma mantendo sua arquitetura em segredo. Nas tampas do cabeçote dos cilindros, o motor ostenta orgulhosamente um "8" estilizado com asas que fazem com que ele se pareça com o logotipo da Bentley - não se sabe se a Bentley está buscando uma ação legal. As tampas também têm acabamento cromado, juntamente com vários outros componentes na parte superior do motor.

O louco tourer de 8 cilindros da Great Wall está pronto para produção

Um close-up do estilizado motor boxer de oito cilindros.

No entanto, até o momento em que este artigo foi escrito, a Great Wall Souo ainda não havia revelado as especificações oficiais e os números de potência do motor. Estima-se que ele tenha entre 2.000 cm3 e 2.500 cm3, portanto, sim, ele está entre os maiores motores de motocicleta de produção existentes e é o único motor de motocicleta de produção da era moderna a apresentar uma configuração boxer de oito cilindros.

No entanto, espera-se que a Great Wall Souo revele oficialmente o produto acabado em 17 de maio de 2024. Esperamos que, até lá, tenhamos todas as respostas para nossas perguntas.

Dito isso, fica claro que os fabricantes chineses, como a Great Wall Souo, estão levando o espaço das duas rodas extremamente a sério. É interessante notar o quanto as bicicletas fabricadas na China evoluíram. De cópias baratas e de pequeno deslocamento, há cerca de uma década, a inovações no setor, como essa louca tourer de oito cilindros - uma coisa é certa: As motos chinesas estão aqui e vieram para ficar, quer queiramos ou não. 

Envie seu flagra! flagra@motor1.com