Falando de Carro: Mercedes-AMG CLA 45 é um esportivo raiz, mas cobra muito
Com o motor 2.0 mais potente do mundo, cupê é empolgante como um AMG deve ser
Hoje eu estreio uma coluna aqui no Motor1.com voltada para carros premium. Para quem não me conhece, eu sou o Renato Maia, do canal Falando de Carro, formado em jornalismo e desde 2012 tenho o canal, onde mostro todos os detalhes dos principais lançamentos do setor automotivo. Para dar início é esta coluna, decidi trazer um dos esportivos mais legais que ainda temos a venda no Brasil, um autêntico AMG.
Autêntico pois estamos falando do motor 2.0 mais potente do mundo de produção em série e seguindo todas as tradições da divisão AMG, com montagem a mão e o nome do engenheiro responsável por isso em uma plaqueta.
Ele tem números que normalmente imaginamos em motores grandes, mas este “simples” 2.0 com um turbo enorme rende 421 cv, com 40,8 kgfm de torque máximo e transmissão automatizada de dupla embreagem de 7 velocidades. Todos esses números representam o 0 a 100 km/h em 3,9 segundos, mais rápido que um Porsche 911 Carrera 3.0.
O maior rival do sucesso do CLA 45 hoje no Brasil é justamente a nova estratégia da Mercedes-Benz no mercado local. A marca decidiu que vai focar em ser mais exclusiva e com isso os preços foram elevados, fazendo este coupé compacto derivado do Classe A custar R$ 620 mil.
Se compararmos com um Porsche 911, o valor do CLA 45 ainda continua sendo uma bela vantagem, mas no mercado de usados, é possível achar um 911 com baixo km por esse preço. Além deste “problema” as variantes sedans coupes e afins estão perdendo mais espaço para os SUVs premium, ainda mais em uma faixa de preço como essa.
Mas para quem busca diversão, o AMG CLA 45 entrega muitos sorrisos. Como estamos falando de um autêntico esportivo, a Mercedes-Benz não economizou na parte sensorial da experiência. Boa dinâmica, com direção precisa, peso certo de volante, resposta em aceleração e sobretudo o ronco faz com que você esqueça dos R$ 600 mil e muito menos se você compra um SUV de luxo com esse valor.
A aceleração do esportivo é algo que empolga e as trocas com aquele belo barulho que aumenta ainda mais a vontade de acelerar entrega tudo que você precisa quando busca um esportivo.
Mas como nem tudo são flores em um esportivo no Brasil, sobretudo baixo, a suspensão é o ponto onde mais sentimos que o 3º mundo não foi feito para ter esses carros. Mesmo assim a Mercedes-Benz deixou para o CLA 45 vendido por aqui o conjunto de suspensão adaptativa, que melhora um pouco o conforto (ou desconforto) dele por aqui. E claro que evitar valetas e lombadas é mais do que obrigação quando está dirigindo um carro baixo como este.
Consumo? Bom, estamos falando de um carro esportivo e que custa mais de meio milhão de reais, mas para se ter uma ideia, ele não bebe tanto quanto imaginamos. Com uma média urbana de 7 km/l, o esportivo de 421 cv bebe como menos que um Jeep Renegade 1.3, lógico que se você pisar mais, vai beber mais que um Mustang V8, mas aí vai do quanto você está disposto parar no posto.
Espero que vocês tenham gostado desta nova coluna e em breve voltarei com outro carro para vocês conhecerem cada detalhe e as minhas impressões.
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