O mercado brasileiro mudou bastante nos últimos tempos. As montadoras estão procurando menor volume mas maior valor em seus produtos, aumentando a lucratividade e, por isso, uma chuva de SUVs nas lojas. Mas há um segmento bastante lucrativo, com um público disposto a gastar: esportivos.
Com a chegada do Volkswagen Jetta GLI 2022, o sedã médio é a opção mais "barata" de um esportivo no Brasil. Acima deles, apenas as marcas premium assinadas chegam por até acima dos R$ 400 mil, como os Audi RS, Mercedes-AMG e BMW M. Com o fim do Renault Sandero R.S., perdemos a única opção mais barata e na faixa dos R$ 100 mil, infelizmente.
Marcas como a Porsche tem filas de espera no 911, que é o modelo mais vendido da marca no Brasil, diferente do que acontece no mundo todo. O mesmo ainda segue para as demais marcas premium e seus modelos, sendo que o próprio Jetta GLI já tem reservas por até 90 dias de espera, mesmo sendo um sedã esportivo que foge do desejo dos clientes comuns, que estão procurando os SUVs.
De olho nisso, até as japonesas estão querendo um espaço. A Honda confirmou a nova geração do Civic Type R no Brasil em 2023, que ainda nem foi apresentado, mas promete ser um esportivo com motor 2.0 turbo com cerca de 400 cv de potência e câmbio manual, para o deleite dos puristas. A Toyota terá o GR Corolla, um hatch com tração integral e que fará uma bela dupla em um futuro comparativo de peso. Obrigado, destino!
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Semana Motor1.com: Volta de impostos a eletrificados, Jetta GLI 2025 e mais
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Volkswagen Jetta terá facelift revelado no dia 25; frente será redesenhada
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Jetta ganhará novo visual ainda neste mês de junho, confirma Volkswagen
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Comparativo: Honda Civic e:HEV e VW Jetta GLI mostram nichos dos médios