Conceitos esquecidos: Kia KCV4 Mojave previa picape para os EUA

Protótipo foi apresentado no Salão de Chicago de 2004, mas ficou apenas na ideia

Kia KCV4 Mojave Concept 2004 Kia KCV4 Mojave Concept 2004

Nome: Kia KCV4 Mojave Concept

Estreia: Salão de Chicago (EUA) 2004

Especificações: Carroceria de cabine estendida, com quatro lugares, portas traseiras suicidas e caçamba extensível. Sob o capô, motor 3.8 V6 com 24 válvulas e 288 cv de potência, sempre associado ao câmbio automático de 5 marchas.

Porque lembramos dele: Rumores sobre o lançamento de uma picape por parte de Kia têm circulado com bastante frequência ultimamente, mas a ideia de ter uma caminhonete não é nova dentro da marca. Prova disso é o conceito Kia KCV4 Mojave, apresentado no Salão de Chicago de 2004 como proposta de uma picape pensada especialmente para América do Norte.

Na época, a ideia da empresa era "avaliar a reação do consumidor norte-americano" e, então, decidir sobre o lançamento. O feedback, ao que tudo indica, não correspondeu às expectativas e o projeto acabou nunca ganhando forma. De toda forma, chamava atenção pelo porte e robustez da carroceria. Nesse sentido, fazia a ponte entre Ford Ranger e F-150 ou entre Chevrolet Colorado e Silverado, por exemplo.

O projeto foi tocado pelo centro de design e desenvolvimento da Hyundai e da Kia em NamYan, na Coreia do Sul, mas com clara inspiração no gosto norte-americano pelo segmento. Não à toa, o KCV4 Mojave adotava soluções típicas como degrau lateral para acesso à caçamba, grandes lanternas posicionadas na vertical e ampla grade frontal com revestimento cromado. Nas laterais, destaque para rodas de liga-leve de 20 polegadas e pneus esportivos.

Ao todo, o conceito media 5,33 metros de comprimento, 1,93 de largura, 1,78 de altura e 3,3 metros de distância entre-eixos - ou seja, meio termo entre as picapes médias e grandes. A configuração escolhida para o protótipo foi de cabine estendida, com caçamba alongada e capacidade para levar até 4 pessoas. O painel, segundo a marca, foi desenhado com inspiração em elementos do mundo da aviação, incluindo console, quadro de instrumentos e controles de comando.

Entre outras soluções, contava com compartimentos removíveis no console central e até uma geladeira portátil para levar bebidas. Além disso, era destaque a possibilidade de ampliar o espaço da caçamba removendo a divisória com a cabine (solução hoje vista na Chevrolet Silverado EV, por exemplo). A operação era feita automaticamente, ao simples toque de um botão. Ao final, a caçamba era ampliada de 1,80 m para 2,18 metros de comprimento, facilitando o transporte de objetos mais longos.

A plataforma usada era a mesma do SUV Sorento da época, incluindo construção sobre chassi e suspensão independente na traseira com eixo rígido e cinco braços. Sob o capô, o motor 3.8 V6 com 24 válvulas entregava 288 cv de potência e vinha sempre associado ao câmbio automático de 5 marchas.

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