page ad skin

Motor1.com Podcast #151: Retrospectiva 2021 e a retomada do mercado

Para um ano cheio de problemas de produção, até que tivemos muitas novidades. Vamos relembrar tudo o que aconteceu em 2021

Motor1.com Podcast #151

O último podcast do ano é o momento ideal para fazer a retrospectiva. Foi um ano bem agitado, apesar do 1º semestre ter sido mais devagar com lançamentos, ganhando volume apenas na segunda metade de 2021. Só que isso não significa que foi parado, pois vimos muitas novidades importantes para o Brasil, sejam carros novos quanto mudanças de estratégia das marcas.

Afinal, é o ano em que a Ford anunciou que não produziria mais carros no Brasil, o que mudou completamente fabricante: agora só terá carros importados e em uma faixa de preço bem mais alta. Nesta mudança, ainda vimos a chegada do primeiro carro deles que simboliza este novo paradigma, com o Bronco Sport desembarcando no país.

 

Ouça nosso Podcast gratuitamente nas plataformas

Também foi o ano dos SUVs médios. O Jeep Compass, líder incontestável da categoria, recebeu sua reestilização e adotou o novo motor 1.3 turbo, uma renovação importante agora que terá concorrência. A Toyota iniciou as vendas do Corolla Cross, que tem surpreendido nas vendas e sem roubar os clientes do sedã médio. A Volkswagen também entrou no segmento com o Taos, que ainda tem um desempenho morno nas lojas. A Jeep ainda aproveitou para dar um passo acima e oferecer o Commander, um SUV médio de 7 lugares para quem precisa de mais espaço.

Outra que mudou bastante de estratégia é a Honda, que Oficial: Honda Fit sairá de linha no Brasil em dezembro e do Civic no Brasil. O sedã médio retornará no ano que vem, com a nova geração importada do Canadá. Já no caso do monovolume, ele será substituído pelo inédito City Hatchback, que estreia no início de 2022 - enquanto o novo City Sedan já está nas concessionárias.

Marca mais vendida de 2021, a Fiat também se movimentou. Finalmente oferece um SUV nacional, com a chegada do Pulse, que de quebra ainda estreou o conjunto formado pelo motor 1.3 com câmbio automático do tipo CVT. Falando nesta mecânica, a picape Strada adotou esta transmissão, o que pode animar ainda mais as vendas do veículo - que foi o mais vendido do ano.

E teve muito mais. A Nissan reestilizou o Kicks, seu modelo de mais sucesso; a Chevrolet apostou em edições especiais enquanto prepara a chegada da nova Montana para o ano que vem; a Hyundai lançou a nova geração do Creta, agora com motor 1.0 turbo; e vimos várias marcas apostarem em carros elétricos, com a chegada de Fiat 500e, Peugeot e-208 GT, Volvo XC40 Recharged, Mini Cooper e muitos outros.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com
Edição atual
Brasil
INSCREVA-SE GRÁTIS

Deixe seus comentários