Nascida no Ceará, a Troller foi uma das primeiras fabricantes brasileiras de automóveis a nascer depois da era dos importados. Se nosso mercado ficou sem empresas como Puma e Gurgel pela força das grandes montadoras, a Troller começa a produzir um jipe com motor AP 1.8 (mais tarde 2.0) em 1997. E essa história vai até 2021, infelizmente com um fim não tão feliz.
Propriedade da Ford desde 2017, a fábrica da Troller foi uma das fechadas pela empresa no começo deste ano. Desde então, era tratada a venda da marca junto com a fábrica de Horizonte (CE) para um recomeço em novas mãos, mas mantendo a marca viva. Porém, esta semana foi comunicada que apenas a fábrica estava disponível, não a marca ou o desenho do seu único modelo, o T4.
A última geração do Troller T4, apresentada em 2014, usa diversos componentes da picape Ranger, como chassi, motor, transmissão e painel. Até mesmo o câmbio automático de 6 marchas, colocado em 2020 no T4, é o mesmo da Ranger. E a troca de geração da picape nos próximos anos pode ser uma das explicações para a decisão.
Outro ponto pode ter sido a dificuldade para achar um comprador para assumir a marca do zero, com o desenvolvimento de um novo carro, novos fornecedores, homologação e todo o marketing e rede envolvidos no processo de uma fabrica de automóveis. Resta esperar o que vai acontecer ao menos com a fábrica de Horizonte e se teremos um novo modelo fora-de-estrada, mas com outro nome...
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Fábrica da Troller volta ao governo do Ceará, que já tem interessados
Jaguar revela novo logotipo e sinaliza como será 'recomeço elétrico'
Sem Troller, Ceará agora negocia investimentos com Toyota e BYD
Black Friday GM: Onix e Tracker têm R$ 13 mil de desconto e taxa 0%
Último Troller sai da fábrica de Horizonte e finaliza história
"Vinte porcento das pessoas que experimentam a Amarok a compram"
Ford anuncia fim da produção da Troller em setembro