Aproximadamente um ano depois de sofrer importante baixa industrial e comercial com o fechamento da Troller, o estado do Ceará continua decidido a buscar investimentos para o setor automobilístico local. Conforme revela reportagem recente do jornal Diário do Nordeste, o governo estadual mantém conversas com pelo menos duas montadoras e negocia com dirigentes possíveis aportes para os próximos anos.

A primeira é a chinesa BYD, que tem aplicado importantes aportes no Brasil e apostado forte no mercado de carros eletrificados. Segundo o secretário do Desenvolvimento Econômico do Ceará, Maia Júnior, o governo já entregou para executivos da montadora projeto para investimentos no estado e aguarda o desenrolar das negociações. Por enquanto, a BYD afirmou que primeiro planeja inaugurar rede de distribuição e formar mercado no país.

Galeria: Troller TX4

A segunda montadora com tratativas em andamento é a japonesa Toyota. Neste caso, as negociações giram em torno de investimentos em um centro de distribuição de peças. O governo também aguarda o andamento dos próximos passos e, concretizado o projeto, vislumbra também a possiblidade de investimentos maiores no futuro, incluindo no segmento de veículos elétricos.

O Ceará tem concentrado apostas em montadoras que exploram tecnologias eletrificadas de propulsão e usa a infraestrutura que desenvolve como chamariz para investimentos. O estado tem se destacado no setor de hidrogênio verde, obtido a partir de fontes renováveis como energia solar e sem emissão de carbono. O objetivo é fazer do Ceará  importante HUB de produção e exportação de hidrogênio verde.

Troller TX4

Fim da Troller

A Troller foi fundada em 1995 e era uma das poucas fabricantes de veículos genuinamente brasileiras. Em 2007 foi adquirida pela Ford, que foi responsável pelo lançamento da segunda geração do principal veículo da marca: o jipe T4. O modelo desfruta até hoje de elogiada reputação no segmento off-road e deixou legião de fãs após ser descontinuado em 2021. Na fábrica onde era produzido, em Horizonte (CE), pelo menos 400 empregos foram perdidos.

VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE

Envie seu flagra! flagra@motor1.com