Com o Corolla, a Toyota conseguiu um bom espaço no mercado brasileiro, principalmente após o inicio da produção nacional em Indaiatuba (SP) em 1998. Mas faltava um produto mais popular para atuar em segmentos inferiores e que estavam em alta e a resposta viria da Índia com o Etios e o Etios Sedã, lá vivos desde 2010 e atuando justamente neste faixa de entrada da marca japonesa em marcados emergentes, como África do Sul, Indonésia e Argentina.
O Etios brasileiro inaugurou a fábrica de Sorocaba (SP) e de Porto Feliz (SP), onde são feitos os motores 1.3 e 1.5, que mais tarde seriam as responsáveis pelo Yaris e Yaris Sedã e, apenas Sorocaba, pelo Corolla Cross a partir de 2021. Veja abaixo o histórico do Etios ano a ano.
Em setembro de 2012, a Toyota apresentou os Etios e Etios Sedã brasileiros. Estreavam também os motores 1.3 (84/90 cv e 11,9/12,8 kgfm) e 1.5 (92/97 cv e 13,9 kgfm) aspirados, com duplo comando no cabeçote e variador na admissão, sempre com câmbio manual de 5 marchas. São 4 versões (Etios, Etios X, Etios XS e Etios XLS, sendo desde a versão de entrada equipado com airbag duplo e, a partir da X, com ABS. Para o hatch, apenas o XLS tinha o motor 1.5, porém o sedã sempre tinha o motor mais potente.
Na época, tinha o polêmico painel de instrumentos centralizado e analógico, que lembrava o mostrador de uma balança e criou uma cerca "fama" por isso. Com o preço inicial de R$ 29.990, se destaca por ser mais barato que, por exemplo, o também, recém-lançado Hyundai HB20. Começou a ser emplacado também em setembro.
EMPLACAMENTOS | POSIÇÃO GERAL | |
Toyota Etios | 4.353 | fora do TOP 50 |
Toyota Etios Sedã | 2.615 | fora do TOP 50 |
Como linha 2014, o Etios ganhou novidades cerca de 1 ano depois de sua apresentação. A versão X com ar-condicionado (um opcional na época) ganha acabamento em preto brilhante na parte central e iluminação azul no painel de instrumentos. Para o hatch, a versão XS adota o motor 1.5 e a XLS um volante em couro com base reta.
A versão X também adota a pintura em maçanetas e retrovisores, além de detalhes no interior em prata, além de vidros e travas elétricos. Na XS, sistema de som com CD Player e USB. Nesse ano, a versão Cross foi adicionada na linha com visual aventureiro ainda mais polêmico que o próprio Etios já era.
EMPLACAMENTOS | POSIÇÃO GERAL | |
Toyota Etios | 34.801 | 23º |
Toyota Etios Sedã | 27.236 | 29º |
A Toyota apresentou o Etios Platinum como a versão topo de linha em junho de 2014, mas ainda como linha 2014. Como linha 2015, fez diversas melhorias no acabamento, como a adoção do volante aplicado no Corolla e aqui já percebemos o fim do Etios sem nome de versão e com ar-condicionado e direção elétrica como itens de série.
Todas as versões adotam um medidor de combustível digital além de mudanças em bancos e tecidos - até mesmo a Platinum recebe mudanças, com uma central multimídia com GPS e TV digital. Mas ainda não há mudanças nos motores ou visualmente.
EMPLACAMENTOS | POSIÇÃO GERAL | |
Toyota Etios | 38.809 | 24º |
Toyota Etios Sedã | 27.604 | 27º |
A linha 2016 do Etios foi apresentada com menos novidades que a anterior. Recebeu nas versões XLS e Cross o mesmo sistema multimídia que a Platinum anteriormente, mas agora com a possibilidade de espelhar a tela do smartphone por uma entrada HDMI, solução encontrada antes do Apple CarPlay e Android Auto por diversos fabricantes.
EMPLACAMENTOS | POSIÇÃO GERAL | |
Toyota Etios | 35.313 | 19º |
Toyota Etios Sedã | 26.052 | 28º |
Como linha 2017, o Etios recebe a maior quantidade de novidades de sua história no Brasil. Os motores 1.3 e 1.5 receberam o duplo comando com variador de fase e ganham potência e torque, além do câmbio manual de 6 marchas e o tão esperado câmbio automático de 4 marchas, o posicionando como uma das opções mais baratas com esse tipo de transmissão.
Os motores 1.3 (88/98 cv e 12,3/12,8 kgfm) e 1.5 (102/107 cv e 14/14,4 kgfm) vieram acompanhados de outras mudanças técnicas, como a direção elétrica recalibrada, suspensão revista e até mesmo vidros mais grossos para melhorar a acústica. O painel de instrumentos é trocado por telas herdadas do Prius, totalmente digitais e que melhoraram bastante a convivência com o modelo. A versão Platinum ganha design exclusivo meses depois.
EMPLACAMENTOS | POSIÇÃO GERAL | |
Toyota Etios | 37.974 | 14º |
Toyota Etios Sedã | 29.791 | 17º |
Curiosamente, em janeiro de 2017 a Toyota já apresentou a linha 2018 do Etios, não muitos meses após o Platinum. A explicação era simples: eles usaram a versão para ver a aceitação do público com o visual desenvolvido no Brasil e aplicou nas demais versões logo no começo do ano seguinte. Como boa parte das novidades já tinham sido mostradas antes, ficou realmente para o visual.
As versões XLS e Platinum perdem a opção de câmbio manual. A Cross não muda o visual, mas já mostra uma baixa em vendas e representa 3% das vendas da família toda. Segundo a Toyota, as mudanças foram feitas ouvindo as reclamações do comprador. E resultou no melhor ano do Etios e Etios sedã em sua história.
EMPLACAMENTOS | POSIÇÃO GERAL | |
Toyota Etios | 41.986 | 12º |
Toyota Etios Sedã | 31.395 | 20º |
Se em 2017 a Toyota teve pressa em mostrar a linha 2018 logo em janeiro, a linha 2019 demorou para aparecer nas lojas. Depois da grande mudança no ano anterior, a maior novidade foi a chegada dos controles de tração e estabilidade e assistente de partida em rampas como item de série junto com o que já tinha sido mostrado anteriormente. E aqui acaba a versão Cross.
Entre as versões, a novidade é a X Plus, com sistema de som e rodas de 15", sendo que com o câmbio automático recebe o piloto automático. As versões XLS e Platinum mudam detalhes externos, como saia lateral e rodas. Mas as vendas já começam a ser prejudicadas, principalmente pela chegada do Yaris e Yaris Sedã em junho, que tirou de linhas as versões XLS e Platinum.
EMPLACAMENTOS | POSIÇÃO GERAL | |
Toyota Etios | 27.847 | 25º |
Toyota Etios Sedã | 21.207 | 34º |
Agora já existindo apenas nas versões X e X Plus, o Etios perde espaço na Toyota. Tanto que a linha 2020 da família não teve qualquer mudança além dos preços na época. Os números de vendas refletem cada vez mais a situação complicada no nosso mercado.
EMPLACAMENTOS | POSIÇÃO GERAL | |
Toyota Etios | 18.963 | 36º |
Toyota Etios Sedã | 13.305 | 44º |
Ao menos o Etios viu seu último ano completo de mercado com alguma novidade. A versão X Plus recebeu o sistema multimídia com espelhamento de smartphones via Apple CarPlay e Android Auto de série e o acabamento preto brilhante foi trocado por um fosco. O Etios Sedã pode receber sistema de GNV homologado pela Toyota.
EMPLACAMENTOS | POSIÇÃO GERAL | |
Toyota Etios | 8.699 | 43º |
Toyota Etios Sedã | 5.308 | 48º |
E a Toyota oficializou em março que a produção do Etios e Etios Sedã para o mercado brasileiro chega ao fim em abril. Ele segue sendo feito para exportação, mas dará espaço na linha para o SUV Corolla Cross. Em janeiro e fevereiro, o Etios vendeu apenas 588 unidades e o Sedã, 463 unidades. Era um fim anunciado.
Siga o Motor1.com Brasil no Facebook
Siga o Motor1.com Brasil no Instagram
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Toyota Etios sai de linha em definitivo e abre espaço para o Yaris Cross
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Produzido para exportação, Toyota Etios sairá de linha no fim do ano
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Argentina: quais os 10 carros mais baratos do mercado vizinho?
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são básicos
Etios, March, Sandero, Versa e Spin estão em alta entre os usados, diz Kavak