Depois de pouco mais de 8 anos de mercado, a família Etios dá adeus às concessionárias no Brasil. Motor1.com já havia antecipado o fim do modelo desde setembro do ano passado e, agora, a própria Toyota confirma a informação. As vendas serão encerradas no próximo mês de abril, mas a fábrica de Sorocaba (SP) continuará produzindo o modelo para atender mercados de exportação (Argentina, Paraguai, Uruguai e Peru).

A marca diz que tomou a medida como forma de abrir espaço na fábrica para "introdução de um novo modelo que será comercializado em breve no mercado nacional" - leia-se Corolla Cross. “Decidimos, estrategicamente, focar a produção para ganhar força de oferta neste novo modelo, mas sem abrir mão da importante missão que o Etios possui na América Latina”, reforça Rafael Chang, presidente da Toyota do Brasil.

Galeria: Galeria - Toyota Etios 2018

Apesar dos fim das vendas, a marca esclarece que toda a assistência continuará sendo prestada aos proprietários, incluindo revisões que constam das manutenções periódicas. Desde o lançamento, em setembro de 2012, até agora, o Etios já teve mais de 620 mil unidades produzidas no Brasil, sempre nas versões hatch e sedã.

O foco agora será direcionado para mercados vizinhos, onde o Etios tem alcançado bom desempenho comercial. Desde 2013, quando começou a ser exportado, o compacto já emplacou mais de 180 mil unidades em países da região.

Logo que chegou ao Brasil, o Etios causou polêmica pelo projeto de origem indiana e design pouco atraente. A Toyota foi obrigada a promover mudanças e adaptar alguns aspectos ao gosto nacional, incluindo visual, equipamentos e painel. As mudanças surtiram efeito e, em 2017, o compacto chegou a ser o carro mais vendido da marca no país, superando 70 mil unidades entre as carrocerias hatch e sedã.

Com o Etios fora do portfólio, caberá ao Yaris assumir o papel de veículo de entrada da Toyota no Brasil. O modelo, inclusive, receberá novidades em 2022, seguindo a reestilização da versão asiática.

 

Ouça o podcast do Motor1.com:

 

Envie seu flagra! flagra@motor1.com